Questões Militares
Sobre manifestação oral das doenças sistêmicas em odontologia
Foram encontradas 103 questões
( ) A Migrânea, também conhecida como enxaqueca, é uma doença comum e em alguns casos, vem precedida de sinais e sintomas indicativos de disfunção cortical, normalmente descritos como aura.
( ) As Cefaleias primárias são descritas como cefaleias que se manifestam em estreita relação temporal com outro transtorno possível de causar cefaleia, ou seja, ocorrem em decorrência de um outro problema.
( ) A Cefaleia em salvas é mais prevalente no sexo masculino, descrita como crises de dor forte, unilateral, orbitária, temporal ou qualquer combinação destes locais, sendo que também pode ser sentida na região mandibular, dentes e ouvidos.
( ) A Cefaleia do Tipo Tensional, é o tipo mais comum de cefaleia primária, caracterizada por dor em pressão ou aperto, sem sinais premonitórios, mas pode apresentar fotofobia ou fonofobia.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Sabendo tratar-se de uma proliferação benigna do epitélio pavimentoso estratificado induzida pelo HPV, a hipótese de diagnóstico e o respectivo tratamento da lesão são:
A respeito desta condição, assinale a afirmativa CORRETA:
I. Trata-se da deficiência do metabólito ativo da vitamina D. II. Relaciona-se com a produção excessiva de paratormônio. III. Relaciona-se à falha na função dos osteoblastos. IV. O diagnóstico da patologia em mandíbula é de lesão central de células gigantes.
Está correto o que se afirma apenas em
I. Um possível local de latência do vírus inclui o gânglio nodoso do nervo vago. II. A infecção dos olhos por HSV-1 é conhecida como paroníquia herpética. III. A lidocaína viscosa pode ser utilizada em pacientes pediátricos para garantir o alívio dos sintomas. IV. Mais da metade da população transmite o HSV-1 de forma assintomática.
Está correto o que se afirma apenas em
I. Na Síndrome de Peutz-Jeghers o paciente apresenta máculas pigmentadas isoladas ou coalescentes frequentemente mostrando distribuição periorificial.
II. A Doença de Addison apresenta pigmentação café-com-leite de margens irregulares que pode acometer a face e, mais raramente, a mucosa oral.
III. Na Síndrome de McCune-Albright há pigmentação associada ao aumento dos níveis plasmáticos do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) e consequente estimulação dos melanócitos.
Está correto o que se afirma em