Questões Militares Sobre manifestação oral das doenças sistêmicas em odontologia

Foram encontradas 103 questões

Q2475310 Odontologia
“As Cefaleias são altamente prevalentes na população em geral, sendo frequentemente incapacitantes e capazes de gerar impactos econômicos e sociais negativos” (Conti, 2020). Analise as assertivas abaixo e assinale “V” se a afirmativa for VERDADEIRA e “F” se for FALSA. Em seguida, marque a alternativa que corresponde à sequência correta.
( ) A Migrânea, também conhecida como enxaqueca, é uma doença comum e em alguns casos, vem precedida de sinais e sintomas indicativos de disfunção cortical, normalmente descritos como aura.
( ) As Cefaleias primárias são descritas como cefaleias que se manifestam em estreita relação temporal com outro transtorno possível de causar cefaleia, ou seja, ocorrem em decorrência de um outro problema.
( ) A Cefaleia em salvas é mais prevalente no sexo masculino, descrita como crises de dor forte, unilateral, orbitária, temporal ou qualquer combinação destes locais, sendo que também pode ser sentida na região mandibular, dentes e ouvidos.
( ) A Cefaleia do Tipo Tensional, é o tipo mais comum de cefaleia primária, caracterizada por dor em pressão ou aperto, sem sinais premonitórios, mas pode apresentar fotofobia ou fonofobia. 
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2475309 Odontologia
Os nervos cranianos são extensões do cérebro que inervam tecidos envolvidos direta ou indiretamente com o sistema trigeminal. Sobre as bases anatômicas do quinto par craniano, o Nervo Trigêmeo, marque alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2475306 Odontologia
Paciente do sexo feminino de 70 anos chegou ao consultório com queixa de queimação na língua, gosto amargo persistente e sensação de boca seca há aproximadamente quatro meses. A queimação inicia após o café da manhã. Depois do início a dor é contínua e com intensidade moderada. A queimação não acorda a paciente. Relata que quando está ansiosa ou estressada a queimação aumenta. Ao exame clínico não foi observada nenhuma alteração dentária, nem mucosa oral e a salivação se apresentava normal. Foram solicitados exames laboratoriais que também se apresentaram normais. Quanto ao diagnóstico provável para esse caso, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2475289 Odontologia
Considerando a anamnese, exame clínico/radiográfico e plano de tratamento do paciente suspeito de abuso de álcool a ser submetido a um tratamento odontológico, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2262315 Odontologia
Paciente de 45 anos, sexo masculino, apresenta um nódulo exofítico na língua, de coloração branca, com diâmetro de 0,3 cm, de consistência amolecida, assintomático, pediculado, com numerosas projeções na superfície semelhantes a dedos que conferem uma aparência de “couve-flor”.
Sabendo tratar-se de uma proliferação benigna do epitélio pavimentoso estratificado induzida pelo HPV, a hipótese de diagnóstico e o respectivo tratamento da lesão são:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Endodontia |
Q2262246 Odontologia
Assinale a alternativa que apresenta informação relacionada aos danos traumáticos aos tecidos moles orais que caracterizam a contusão.
Alternativas
Q2173541 Odontologia
Sobre as cefaleias relacionadas com a Odontologia é CORRETO afirmar: 
Alternativas
Q2173534 Odontologia
A dor miofascial é uma das causas mais comuns de dor musculoesqueléticas. Com relação à dor miofascial é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2172646 Odontologia
A Paralisia de Bell é uma debilidade ou paralisia aguda do nervo facial sem uma causa identificável. Caracteriza-se pela perda repentina do controle muscular em um dos lados da face, resultando na incapacidade de sorrir, fechar o olho, piscar ou levantar a sobrancelha.
A respeito desta condição, assinale a afirmativa CORRETA:
Alternativas
Q2090499 Odontologia
“A anormalidade da homeostase na hemofilia A é causada pela deficiência do fator VIII, que circula no plasma ligado ao Fator de Von Willebrand. O fator VIII que não está ligado é destruído. Para a homeostase normal exige-se, no mínimo, _________ da atividade do fator VIII. Pacientes com níveis de fator VIII entre _________ e _________ apresentam a forma leve da doença.” Assinale a afirmativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q2090487 Odontologia
Mulher, 68 anos, com história de hipertensão, apresentou-se ao serviço odontológico com dor espontânea referida ao terceiro molar inferior esquerdo. Ao exame radiográfico foi observado que o dente em questão se apresentava totalmente irrompido e com cárie extensa. Após uma criteriosa avaliação, um diagnóstico de pulpite irreversível associada ao dente 38 foi definido. Na anamnese, a paciente relatou que tomava diariamente um anti-hipertensivo da classe dos antagonistas dos receptores da angiotensina; porém, havia esquecido de tomar tal medicação no dia da referida consulta de urgência odontológica. Outras informações clínicas não foram dignas de nota. O tratamento proposto foi a exodontia do dente responsável pela dor com a utilização de uma solução de prilocaína 3% com felipressina (dois tubetes). Diante do quadro hipotético apresentado, qual o limite máximo da pressão arterial verificada no momento da consulta, para que a paciente possa se submeter ao tratamento preconizado, com um risco pequeno de resultado adverso? 
Alternativas
Q2090486 Odontologia
A varfarina antagoniza a ação da vitamina K, elemento necessário para síntese de fatores de coagulação (II, VII, IX e X). Qual a melhor conduta, dentre as elencadas a seguir, para um paciente com história de trombose que deverá realizar a exodontia do incisivo central superior esquerdo e que toma 2 mg/dia de varfarina? 
Alternativas
Q2090484 Odontologia
A Doença Renal em Estágio Final (DREF) refere-se à deterioração bilateral progressiva dos néfrons, a unidade funcional dos rins. A doença resulta em uremia e pode levar à morte. Um homem de 75 anos de idade com quadro de DREF apresentou lesões líticas multiloculares, assintomáticas e expansivas na mandíbula, com evolução de cinco meses. Biópsia incisional foi realizada e o laudo histopatológico descreveu o seguinte quadro: células gigantes multinucleadas dispersas em estroma vascular com proliferação de fibroblastos. Diante do quadro apresentado, analise as afirmativas a seguir.
I. Trata-se da deficiência do metabólito ativo da vitamina D. II. Relaciona-se com a produção excessiva de paratormônio. III. Relaciona-se à falha na função dos osteoblastos. IV. O diagnóstico da patologia em mandíbula é de lesão central de células gigantes.
Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2090483 Odontologia
A história natural de infecção pelo herpes-vírus humano do tipo 1 (HSV-1) inclui a infecção primária, a latência e a infecção recorrente. Sobre a infecção por HSV-1, analise as afirmativas a seguir.
I. Um possível local de latência do vírus inclui o gânglio nodoso do nervo vago. II. A infecção dos olhos por HSV-1 é conhecida como paroníquia herpética. III. A lidocaína viscosa pode ser utilizada em pacientes pediátricos para garantir o alívio dos sintomas. IV. Mais da metade da população transmite o HSV-1 de forma assintomática.
Está correto o que se afirma apenas em 
Alternativas
Q2052079 Odontologia
Durante a anamnese, o paciente informa que faz uso de marcapasso. Qual item do arsenal odontológico, dos citados a seguir, não deve ser utilizado nesse paciente?
Alternativas
Q2050810 Odontologia
Paciente de 43 anos de idade, sexo masculino, apresenta-se para tratamento odontológico. Queixa-se de dor relacionada aos dentes superiores. Relata que esse quadro já dura alguns meses. Em radiografia panorâmica, verificou-se a presença de imagem sugestiva de sinusite. Saber a composição da microbiota mais comumente associada à sinusite permitirá realizar o tratamento adequado. Assinale a alternativa que apresenta um dos microrganismos que mais comumente está envolvido em sinusites odontogênicas.
Alternativas
Q2050343 Odontologia
Durante a sutura após uma exodontia em um paciente portador do vírus da hepatite B, o cirurgião-dentista perfura o dedo. Nessa situação, é importante o conhecimento sobre a imunidade contra esse vírus. Qual(is) exame(s) indica(m) imunidade contra o vírus da hepatite B?
Alternativas
Q2022280 Odontologia
Com relação às doenças sistêmicas ou síndromes associadas ao desenvolvimento de pigmentação melânica oral e/ou facial, analise as afirmativas a seguir:
I. Na Síndrome de Peutz-Jeghers o paciente apresenta máculas pigmentadas isoladas ou coalescentes frequentemente mostrando distribuição periorificial.
II. A Doença de Addison apresenta pigmentação café-com-leite de margens irregulares que pode acometer a face e, mais raramente, a mucosa oral.
III. Na Síndrome de McCune-Albright há pigmentação associada ao aumento dos níveis plasmáticos do hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) e consequente estimulação dos melanócitos.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2017701 Odontologia
Paciente do gênero masculino, melanoderma, 45 anos, procurou atendimento odontológico, pois notou lesão branca em mucosa jugal direita. Ao exame clínico, foi observada lesão esbranquiçada, não raspável, brilhante e em forma de névoa difusa que, ao se distender a mucosa jugal com as mãos, desaparecia e retornava à sua coloração inicial ao finalizar a tração. Considerando as características clínicas apresentadas, assinale a principal hipótese diagnóstica.
Alternativas
Q2015043 Odontologia
Paciente de 49 anos de idade, do sexo masculino, com cirrose hepática apresenta-se para tratamento odontológico. A respeito da terapêutica medicamentosa para esse paciente, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: D
5: D
6: E
7: C
8: D
9: A
10: B
11: E
12: B
13: A
14: B
15: C
16: C
17: A
18: A
19: E
20: A