Questões Militares Sobre oclusão em odontologia

Foram encontradas 230 questões

Q3255187 Odontologia
Paciente de 38 anos, do sexo masculino, apresenta na arcada superior apenas os dentes 12, 11, 21 e 22, em linha reta. O planejamento protético incluiu a confecção de uma prótese parcial removível superior.
O conector maior que participa do suporte, das retenções direta e indireta e da estabilização horizontal da prótese, considerado de eleição e indicado para esse caso, é o(a)
Alternativas
Q3255178 Odontologia
O articulador deve ser ajustado antes da montagem dos modelos. As guias condilares devem estar ajustadas com o ângulo de lateralidade (Bennett) e com o ângulo de protusão, respectivamente, em
Alternativas
Q3255176 Odontologia
O articulador é um aparelho mecânico que representa os maxilares e as articulações temporomandibulares.
Em relação aos tipos de articuladores, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3255175 Odontologia
. Em relação aos determinantes da oclusão em prótese total, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3248613 Odontologia
O princípio de oclusão que os profissionais deve seguir antes da restauração de dentes posteriores é:
Alternativas
Q3248612 Odontologia
O JIG (guia de interferência mandibular) é um desprogramador oclusal utilizado para auxiliar no ajuste oclusal por desgaste seletivo. Sobre seu uso, é correto afirmar:
Alternativas
Q3248571 Odontologia

Nos indivíduos adultos, podem-se reunir os determinantes da oclusão em determinantes fixos e determinantes variáveis. 


Assinale a alternativa que apresenta apenas determinantes fixos da oclusão.

Alternativas
Q2480846 Odontologia
Dentre as patologias relacionadas à oclusão, marque a sequência CORRETA de Verdadeiro (V) ou Falso (F), na ordem de cima para baixo: 
( ) Em um dente com trauma oclusal primário, há o desenvolvimento de áreas com perda óssea e mobilidade dental sem, contudo, haver perda de inserção periodontal e/ou formação de bolsas periodontais.
( ) Uma interferência oclusal não interfere necessariamente com a função ou parafunção ou causa patologias oclusais.
( ) As interferências oclusais são consideradas severas se promoverem desvios laterais da mandíbula maiores que 0,5mm durante o deslize da posição de contato posterior em Relação Cêntrica e em posição de Intercuspidação.
( ) As interferências oclusais são consideradas graves se os contatos ocorrerem de forma bilateral.
Alternativas
Q2480826 Odontologia
“Uma relação funcional harmoniosa entre a anatomia da articulação temporomandibular (ATM), da dentição e do sistema neuromuscular é um objetivo importante na odontologia restauradora” (OANCEA, L; STEGAROIU, R; CRISTACHE, C.M. The influence of temporomandibular joint movement parameters on dental morphology. Ann Anat. 2018 Jul:218:49-58).
Sobre os determinantes da morfologia oclusal, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2480825 Odontologia
Com base nos critérios para uma oclusão funcional ideal, segundo Okeson (2021), analise as assertivas a seguir e marque (V) para a assertiva Verdadeira e (F) para a assertiva Falsa. Em seguida, marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo: 
( ) A posição articular ortopedicamente mais estável é aquela quando os côndilos estão em suas posições mais póstero-superiores na fossa articular, apoiados nas vertentes posteriores das eminências articulares, com os discos articulares interpostos corretamente. Também chamada de relação cêntrica.
( ) O sistema de alavanca da mandíbula pode ser comparado a um quebra-nozes, ou seja, quanto mais .longe do fulcro maior a efetividade da força aplicada.
( ) A carga axial pode ser alcançada pelo estabelecimento de contatos dentários nas pontas de cúspides ou em bordas das cristas marginais ou em fundo das fossas e através do tripoidismo.
( ) Quando dentes opostos entram em contato nas vertentes, são estabelecidas forças inclinadas que tendem a causar compressão de certas áreas do ligamento periodontal e distensão de outras.
( ) A posição de relação cêntrica apresenta a desvantagem protética de não ser reproduzível.
Alternativas
Q2480824 Odontologia

Considere a seguinte situação clínica hipotética:


O paciente HTF, 28 anos, procurou o Cirurgião-Dentista (CD) especialista em prótese dentária, para realizar uma consulta clínica de rotina. Apresentou bom estado de saúde geral e exame extraoral (ATM e músculos do sistema estomatognático) sem alterações. 


1) Ao exame intraoral observou:

• lesões cervicais não cariosas em forma de cunha na superfície vestibular dos dentes 36 e 34, com ausência de sensibilidade.

• mobilidade aumentada dos dentes 24 e 17, sem perda de inserção e profundidade de sondagem normal.

• desgaste incisal dos dentes 23 e 33.


2) Ao exame radiográfico, o profissional observou:

• Aumento do espaço do ligamento periodontal do 24 e 17.

 

3) No exame da oclusão, verificou-se que a relação oclusal dos primeiros molares era Classe I de Angle.


Ainda para este exame, o CD solicitou ao paciente que realizasse os movimentos de lateralidade e protrusivo, e observou os seguintes aspectos:


3.1 Durante a lateralidade esquerda, somente:

• houve contato entre as vertentes externas das cúspides vestibulares dos dentes 36 e 34 contra as vertentes internas das cúspides vestibulares superiores dos dentes 26 e 24, respectivamente.

• houve contato entre a vertente externa da cúspide palatina superior do dente 25 e a vertente interna da cúspide lingual inferior do dente 35.

• houve contato entre a vertente interna da cúspide palatina do dente 17 e a vertente interna da cúspide vestibular inferior do dente 47.

• Ausência de guia canina.


3.2 Durante o movimento protrusivo:

• os contatos protrusivos predominantes ocorreram nos dentes anteriores, entre as bordas incisais e vestibulares dos incisivos inferiores contra as áreas da fossa palatina e bordas incisais dos incisivos superiores, sem contatos em dentes posteriores.


3.3 Durante a lateralidade direita:

• contato entre os dentes 13 e 43, apenas, desde o início do movimento.


Com base nos exames da oclusão feitos pelo CD e nos aspectos encontrados nos movimentos excursivos da mandíbula, marque a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Q2475304 Odontologia
A estabilização ortopédica tem por objetivo o equilíbrio mecânico entre a mandíbula e o crânio durante as relações estáticas e dinâmicas, sendo possível alcançá-la seguindo os princípios da Escola Gnatológica de Oclusão. Marque a alternativa INCORRETA com relação aos princípios da “Oclusão Mutuamente Protegida”.
Alternativas
Q2475257 Odontologia
Considerando as posições e movimentos mandibulares, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2196380 Odontologia
Os fundamentos de oclusão que norteiam os ajustes clínicos em dentística restauradora são os princípios da oclusão mutuamente protegida que são, na verdade, os princípios de oclusão ideal para a dentição natural.
Marque a opção que apresenta um desses princípios.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Ortodontia. |
Q2174061 Odontologia
Considerando as alterações nas dimensionais nos arcos dentários, durante o desenvolvimento da dentição e da oclusão, assinale “V” (verdadeiro) ou “F” (falso) à frente de cada afirmativa a seguir e, ao final, responda o que se pede:

( ) O comprimento do arco dentário é medido na linha média, a partir do ponto médio entre os incisivos centrais para uma tangente que toca as superfícies distais dos segundos molares decíduos ou dos segundos pré-molares.
( ) A largura intercanina aumenta ligeiramente na mandíbula e parte deste aumento se deve à inclinação distal dos caninos decíduos para o espaço primata, já que os incisivos mandibulares normalmente não se movem labialmente com o tempo
( ) O único mecanismo pós-natal para o aumento da largura do osso basal da mandíbula é a deposição óssea nas bordas laterais do corpo mandibular
( ) O aumento da circunferência do arco inferior durante o início da dentição transitória do adolescente é o resultado do deslocamento mesial tardio dos primeiros molares permanentes à medida que o “espaço disponível” é preenchido

Marque a alternativa que corresponde à sequência CORRETA na ordem de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Ortodontia. |
Q2174057 Odontologia
O estabelecimento da classificação da má oclusão de Angle na década de 1890 foi um passo importante no desenvolvimento da ortodontia. Em relação a classificação de Angle, marque a alternativa CORRETA
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Ortodontia. |
Q2174053 Odontologia
Segundo Silva Filho, os incisivos permanentes são maiores que os incisivos decíduos que substituem, demandando para o seu alinhamento de um espaço extra de 6mm no arco inferior. Assinale a opção que apresenta corretamente os mecanismos fisiológicos do desenvolvimento da oclusão que permitem ao organismo obter espaço adicional para alinhar os incisivos inferiores permanentes após período esperado de apinhamento suave: 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Ortodontia. |
Q2174052 Odontologia
De acordo com Moyers, 1991, considerando o desenvolvimento da oclusão decídua, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Ortodontia. |
Q2174045 Odontologia
Em relação ao crescimento Facial Pré- Natal, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Ortodontia. |
Q2174043 Odontologia
Na dentadura permanente, as seis chaves da oclusão normal de Andrews definem a normalidade oclusal. De modo similar à dentadura permanente, na dentadura decídua existem alguns referenciais oclusais para a definição da normalidade.
São referenciais oclusais para a definição da normalidade na dentadura decídua, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: E
4: D
5: B
6: D
7: A
8: A
9: C
10: D
11: C
12: C
13: B
14: C
15: A
16: D
17: A
18: C
19: C
20: B