Questões Militares
Sobre oclusão em odontologia
Foram encontradas 224 questões
( ) Em um dente com trauma oclusal primário, há o desenvolvimento de áreas com perda óssea e mobilidade dental sem, contudo, haver perda de inserção periodontal e/ou formação de bolsas periodontais.
( ) Uma interferência oclusal não interfere necessariamente com a função ou parafunção ou causa patologias oclusais.
( ) As interferências oclusais são consideradas severas se promoverem desvios laterais da mandíbula maiores que 0,5mm durante o deslize da posição de contato posterior em Relação Cêntrica e em posição de Intercuspidação.
( ) As interferências oclusais são consideradas graves se os contatos ocorrerem de forma bilateral.
Sobre os determinantes da morfologia oclusal, marque a alternativa INCORRETA:
( ) A posição articular ortopedicamente mais estável é aquela quando os côndilos estão em suas posições mais póstero-superiores na fossa articular, apoiados nas vertentes posteriores das eminências articulares, com os discos articulares interpostos corretamente. Também chamada de relação cêntrica.
( ) O sistema de alavanca da mandíbula pode ser comparado a um quebra-nozes, ou seja, quanto mais .longe do fulcro maior a efetividade da força aplicada.
( ) A carga axial pode ser alcançada pelo estabelecimento de contatos dentários nas pontas de cúspides ou em bordas das cristas marginais ou em fundo das fossas e através do tripoidismo.
( ) Quando dentes opostos entram em contato nas vertentes, são estabelecidas forças inclinadas que tendem a causar compressão de certas áreas do ligamento periodontal e distensão de outras.
( ) A posição de relação cêntrica apresenta a desvantagem protética de não ser reproduzível.
Considere a seguinte situação clínica hipotética:
O paciente HTF, 28 anos, procurou o Cirurgião-Dentista (CD) especialista em prótese dentária, para realizar uma consulta clínica de rotina. Apresentou bom estado de saúde geral e exame extraoral (ATM e músculos do sistema estomatognático) sem alterações.
1) Ao exame intraoral observou:
• lesões cervicais não cariosas em forma de cunha na superfície vestibular dos dentes 36 e 34, com ausência de sensibilidade.
• mobilidade aumentada dos dentes 24 e 17, sem perda de inserção e profundidade de sondagem normal.
• desgaste incisal dos dentes 23 e 33.
2) Ao exame radiográfico, o profissional observou:
• Aumento do espaço do ligamento periodontal do 24 e 17.
3) No exame da oclusão, verificou-se que a relação oclusal dos primeiros molares era Classe I de Angle.
Ainda para este exame, o CD solicitou ao paciente que realizasse os movimentos de lateralidade e protrusivo, e observou os seguintes aspectos:
3.1 Durante a lateralidade esquerda, somente:
• houve contato entre as vertentes externas das cúspides vestibulares dos dentes 36 e 34 contra as vertentes internas das cúspides vestibulares superiores dos dentes 26 e 24, respectivamente.
• houve contato entre a vertente externa da cúspide palatina superior do dente 25 e a vertente interna da cúspide lingual inferior do dente 35.
• houve contato entre a vertente interna da cúspide palatina do dente 17 e a vertente interna da cúspide vestibular inferior do dente 47.
• Ausência de guia canina.
3.2 Durante o movimento protrusivo:
• os contatos protrusivos predominantes ocorreram nos dentes anteriores, entre as bordas incisais e vestibulares dos incisivos inferiores contra as áreas da fossa palatina e bordas incisais dos incisivos superiores, sem contatos em dentes posteriores.
3.3 Durante a lateralidade direita:
• contato entre os dentes 13 e 43, apenas, desde o início do movimento.
Com base nos exames da oclusão feitos pelo CD e nos aspectos encontrados nos movimentos excursivos da
mandíbula, marque a alternativa CORRETA:
Marque a opção que apresenta um desses princípios.
São referenciais oclusais para a definição da normalidade na dentadura decídua, EXCETO:
( ) Durante a abertura da mandíbula, ouve-se um som que representa o movimento da cabeça da mandíbula sobre a borda posterior do disco para chegar à sua posição normal na zona intermediária. A relação cabeça da mandíbula-disco mantém-se normal no restante do movimento de abertura.
( ) Durante o fechamento, a posição normal do disco é mantida até que a cabeça da mandíbula retorne para muito próximo da posição articular fechada.
( ) À medida que a posição articular fechada se aproxima, a tração posterior da lâmina retrodiscal superior aumenta.
( ) A combinação da morfologia do disco e da tração do músculo pterigóideo medial permite ao disco deslizar para a mais anterior, onde o movimento se iniciou.
Marque a alternativa que contém a sequência de afirmativas CORRETAS, na ordem de cima para baixo
OKESON (2013) descreveu as características de uma oclusão funcional ideal. Indique qual dessas características está CORRETA:
1) Masseter 2) Temporal 3) Pterigóideo lateral superior 4) Pterigóideo lateral inferior
( ) Eleva a mandíbula e contribui para a retrusão. ( ) Estabiliza a cabeça da mandibula e o disco durante a mastigação unilateral. ( ) Eleva a mandíbula e contribui para a protrusão. ( ) Coloca a mandíbula em protrusão e contribui nos movimentos laterais e de abertura.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo.
( ) As placas reposicionadoras são indicadas para o tratamento das DTM musculares e devem ter guias de desoclusões efetivas.
( ) As placas lisas ou estabilizadoras são indicadas quando o bruxismo estiver presente. Podem ser indicadas também para algumas DTM articulares, como em casos de retrodiscites secundárias a trauma.
( ) A placa oclusal irá promover uma diminuição das cargas exercidas sobre as ATM em patologias inflamatórias articulares.
( ) As placas reposicionadoras apresentam indicação ampla, uma vez que que promovem alteração temporária da posição mandibular para melhor relação disco- cabeça da mandíbula.
( ) A placa protrusiva deve ser levemente dentada e não deve ser utilizada por mais de três meses durante o sono.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo.