Questões Militares Sobre patologia oral e maxilofacial em odontologia

Foram encontradas 545 questões

Q2480846 Odontologia
Dentre as patologias relacionadas à oclusão, marque a sequência CORRETA de Verdadeiro (V) ou Falso (F), na ordem de cima para baixo: 
( ) Em um dente com trauma oclusal primário, há o desenvolvimento de áreas com perda óssea e mobilidade dental sem, contudo, haver perda de inserção periodontal e/ou formação de bolsas periodontais.
( ) Uma interferência oclusal não interfere necessariamente com a função ou parafunção ou causa patologias oclusais.
( ) As interferências oclusais são consideradas severas se promoverem desvios laterais da mandíbula maiores que 0,5mm durante o deslize da posição de contato posterior em Relação Cêntrica e em posição de Intercuspidação.
( ) As interferências oclusais são consideradas graves se os contatos ocorrerem de forma bilateral.
Alternativas
Q2477873 Odontologia
As lesões de desgaste dentário, também conhecidas como “lesões não cariosas”, costumam ser uma combinação entre os fenômenos de atrição, abrasão e erosões dentárias, que ocorrem simultaneamente na cavidade oral. Quando o desgaste dentário é químico e há clara indicação de que o fator causador é o contato frequente com substâncias ácidas, ele é denominado erosão dentária. Sobre esta condição, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2475321 Odontologia
A dor é um problema assumidamente de saúde pública no mundo, sendo a maior causa pela qual os indivíduos procuram por apoio médico. Sobre esse tema marque a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q2475310 Odontologia
“As Cefaleias são altamente prevalentes na população em geral, sendo frequentemente incapacitantes e capazes de gerar impactos econômicos e sociais negativos” (Conti, 2020). Analise as assertivas abaixo e assinale “V” se a afirmativa for VERDADEIRA e “F” se for FALSA. Em seguida, marque a alternativa que corresponde à sequência correta.
( ) A Migrânea, também conhecida como enxaqueca, é uma doença comum e em alguns casos, vem precedida de sinais e sintomas indicativos de disfunção cortical, normalmente descritos como aura.
( ) As Cefaleias primárias são descritas como cefaleias que se manifestam em estreita relação temporal com outro transtorno possível de causar cefaleia, ou seja, ocorrem em decorrência de um outro problema.
( ) A Cefaleia em salvas é mais prevalente no sexo masculino, descrita como crises de dor forte, unilateral, orbitária, temporal ou qualquer combinação destes locais, sendo que também pode ser sentida na região mandibular, dentes e ouvidos.
( ) A Cefaleia do Tipo Tensional, é o tipo mais comum de cefaleia primária, caracterizada por dor em pressão ou aperto, sem sinais premonitórios, mas pode apresentar fotofobia ou fonofobia. 
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2475309 Odontologia
Os nervos cranianos são extensões do cérebro que inervam tecidos envolvidos direta ou indiretamente com o sistema trigeminal. Sobre as bases anatômicas do quinto par craniano, o Nervo Trigêmeo, marque alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2475308 Odontologia
O bruxismo é uma atividade repetitiva dos músculos da mastigação. Segundo Valle (2019), coloque “V” para assertivas VERDADEIRAS e “F” para as assertivas FALSAS e em seguida marque a alternativa que corresponde à sequência correta.
I. O bruxismo apresenta duas manifestações circadianas, bruxismo em vigília (BV) e bruxismo do sono (BS) cada uma com características fisiopatológicas diferentes, porém com o mesmo tratamento.
II. Uma das explicações etiológicas recai sobre o papel do estresse e da ansiedade por atividade das catecolaminas ou pelo papel do eixo hipotalâmico e adrenérgico e amígdala central.
III. O BV é considerado um hábito parafuncional de apertamento involuntário. Usualmente o BV não é descrito como ranger de dentes e sim como apertar, encostar ou manter os músculos contraídos em uma mesma posição.
IV. O BS foi definido como uma atividade repetitiva dos músculos da mastigação durante o sono caracterizado por ser rítmica (fásica) ou não rítmica (tônica) e em “indivíduos saudáveis” é considerado um distúrbio do sono ou do movimento.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é
Alternativas
Q2475307 Odontologia
Analise as afirmativas abaixo em relação às dores neuropáticas.
I. É definida como dor causada por lesão ou disfunção do sistema nervoso somatossensorial.
II. É usualmente crônica e pode persistir (contínua) ou se manifestar em episódios dolorosos recorrentes (episódica).
III. Normalmente são relatadas como uma dor de qualidade distintas das dores odontogênicas como ardência, choque, pontadas e com a presença de anormalidades somatossensoriais.
IV. É uma descrição clínica e não um diagnóstico.
Segundo Conti (2022), marque a opção que contém a sequência de alternativas CORRETAS na ordem de cima para baixo:
Alternativas
Q2475306 Odontologia
Paciente do sexo feminino de 70 anos chegou ao consultório com queixa de queimação na língua, gosto amargo persistente e sensação de boca seca há aproximadamente quatro meses. A queimação inicia após o café da manhã. Depois do início a dor é contínua e com intensidade moderada. A queimação não acorda a paciente. Relata que quando está ansiosa ou estressada a queimação aumenta. Ao exame clínico não foi observada nenhuma alteração dentária, nem mucosa oral e a salivação se apresentava normal. Foram solicitados exames laboratoriais que também se apresentaram normais. Quanto ao diagnóstico provável para esse caso, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2475299 Odontologia
Sobre as cefaleias, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2475292 Odontologia
A mialgia local se caracteriza por músculos mastigatórios doloridos com dor nas bochechas ou têmporas durante a mastigação, ao abrir em demasia a boca e ao acordar. Usualmente bilateral e descrita como dor em câimbra ou espasmo, dolorido ou enrijecimento. Segundo Leeuw (2009), todos os aspectos diagnósticos seguintes devem estar presentes para diagnosticar a mialgia local, EXCETO: 
Alternativas
Q2475290 Odontologia
Atualmente é aceito que lesões cervicais não cariosas têm uma etiologia multifatorial envolvendo tensão, fricção e biocorrosão. Sobre as lesões causadas por biocorrosão é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2475289 Odontologia
Considerando a anamnese, exame clínico/radiográfico e plano de tratamento do paciente suspeito de abuso de álcool a ser submetido a um tratamento odontológico, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q2475267 Odontologia
“Também conhecido como cisto folicular, é um cisto odontogênico caracterizado pelo acúmulo de líquido entre a coroa de um dente não erupcionado e o epitélio reduzido do órgão do esmalte que a circunda. Radiograficamente, caracteriza-se por uma área radiolúcida, unilocular, que envolve a coroa de um dente não erupcionado.” Assinale a alternativa CORRETA, à qual se refere a descrição acima: 
Alternativas
Q2475266 Odontologia
Considerando as lesões ou alterações dos tecidos orais, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, marque a alternativa CORRETA, na ordem de cima para baixo.
1. Linha alba
2. Queilite actínica
3. Leucoedema
4. Líquen plano reticular

( ) É uma alteração pálida branco-acinzentada e vermelha no lábio inferior, potencialmente maligna, que geralmente ocorre em homens adultos com histórico de exposição crônica à luz ultravioleta.
( ) É uma condição comum da mucosa oral de etiologia desconhecida e representa mais uma variação da normalidade do que uma doença; caracteriza-se pela aparência difusa, opalescente e branco-acinzentada cremosa da mucosa; a superfície apresenta-se frequentemente pregueada, resultando em estrias esbranquiçadas ou rugosidades; as lesões não são destacáveis e, geralmente, acometem a mucosa jugal bilateralmente.
( ) É uma alteração comum da mucosa jugal, geralmente bilateral, e associada à pressão, irritação por fricção ou trauma de sucção das superfícies vestibulares dos dentes.
( ) É uma alteração em geral assintomática, envolvendo a região posterior da mucosa jugal bilateralmente, podendo acometer outras áreas da mucosa bucal; apresenta padrão característico de linhas brancas entrelaçadas, conhecido como estrias de Wickham. 
Alternativas
Q2475256 Odontologia
As lesões cervicais não cariosas são caracterizadas pelo desgaste da estrutura dentária na região cervical do dente. Considerando estas lesões, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2475097 Odontologia
Em relação às lesões fibro-ósseas dos maxilares, de acordo com Neville (2016), é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q2475092 Odontologia
A perda dos elementos dentais provoca alterações importantes na maxila e na mandíbula, sendo um processo contínuo, manifestando-se por meio de mudanças anatômicas e funcionais no paciente. De acordo com Teixeira (2020), são modificações ocorridas nos ossos maxilares com o edentulismo, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2475083 Odontologia
De acordo com Neville (2016), quanto às varizes linguais, podemos afirmar, EXCETO: 
Alternativas
Q2262339 Odontologia
O melhor tratamento para os adenocarcinomas de células acinares confinados ao lobo superficial da glândula parótida é a
Alternativas
Q2262338 Odontologia
Um número representativo de neoplasias de glândula salivar pode ser caracterizado microscopicamente por um padrão papilomatoso, sendo a mais comum o 
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: D
4: D
5: D
6: C
7: A
8: D
9: A
10: A
11: C
12: D
13: A
14: D
15: B
16: A
17: B
18: B
19: A
20: B