Questões Militares de Odontologia - Proteção do Complexo Dentinopolpar
Foram encontradas 19 questões
Em relação aos materiais para proteção pulpar, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A pasta de hidróxido de cálcio química é comercializada em duas pastas, base e catalisadora. Os nomes base e catalisadora são apenas convencionados e não têm relação com seus componentes, uma vez que o catalisador não participa, de fato, como reagente de uma reação química.
( ) Após a presa do hidróxido de cálcio pró-análise (PA), o recobrimento com cimento de hidróxido de cálcio é opcional.
( ) Um produto amplamente utilizado para capeamento pulpar é o agregado trióxido mineral.
( ) Após a utilização do cimento de hidróxido de cálcio como forramento, pode-se inserir a resina composta sem nenhum tipo de impacto negativo às propriedades mecânicas finais do dente a ser restaurado.
O hidróxido de cálcio é considerado o padrão-ouro para testes de biocompatibilidade e, desde 1920, é utilizado. Sua indicação como forrador segue mantida e ainda ampliada.
(Silva & Lund 2016.)
Sobre o hidróxido de cálcio, assinale a afirmativa correta.
Preencha a lacuna abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
O risco de exposição e comprometimento pulpar decorrente do procedimento de remoção da dentina cariada faz com que o _____________________seja uma opção para dentes com lesões de _______________.
Sobre os agentes patogênicos à polpa dentária, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Preparos cavitários realizados com aparelhos de alta rotação, sem a devida refrigeração, podem ultrapassar o limiar de tolerância fisiológica da polpa.
( ) Sistemas adesivos dispensam proteção pulpar, quando utilizados em cavidades profundas ou excessivamente profundas, por não apresentarem potencial de irritação severa à polpa.
( ) A polpa dentária reage por meio de reação inflamatória, quando fatores biológicos provocam irritação que ultrapasse seu limiar de tolerância fisiológica.
( ) A resposta inflamatória da polpa, frente aos agentes biológicos, é agravada por estar envolta por paredes inexpansíveis.