Questões Militares Sobre prótese parcial removível em odontologia

Foram encontradas 96 questões

Q3255195 Odontologia
Na montagem dos dentes artificiais de uma prótese parcial removível (PPR), o técnico buscará sempre a melhor intercuspidação possível entre os dentes posteriores antagonistas, com o maior número de contatos posteriores em cêntrica.
Em relação ao padrão de oclusão de pacientes com PPR, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3255194 Odontologia
A sela é o elemento constituinte da prótese parcial removível que vai preencher os espaços protéticos, reconstruindo, funcional e esteticamente, os tecidos ósseos e mucosos alterados pela perda dos dentes e servindo como base para a fixação dos dentes artificiais.
Assinale a alternativa que contém apenas informações corretas em relação às superfícies das selas.
Alternativas
Q3255193 Odontologia
Em relação às técnicas de moldagem funcionais para a confecção de próteses parciais removíveis, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3255192 Odontologia
Na fase de inclusão da prótese parcial removível, os condutos de alimentação são colocados sobre o enceramento. Em relação aos cuidados relativos aos condutos de alimentação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3255191 Odontologia
Os elementos da prótese parcial removível responsáveis pelo suporte da prótese são:
Alternativas
Q3255190 Odontologia
Uma das funções do plano-guia é
Alternativas
Q3255188 Odontologia
Uma das principais funções do delineador é a determinação da trajetória de inserção da prótese.
Entende-se por trajetória de inserção o caminho que a prótese parcial removível executa desde
Alternativas
Q3255187 Odontologia
Paciente de 38 anos, do sexo masculino, apresenta na arcada superior apenas os dentes 12, 11, 21 e 22, em linha reta. O planejamento protético incluiu a confecção de uma prótese parcial removível superior.
O conector maior que participa do suporte, das retenções direta e indireta e da estabilização horizontal da prótese, considerado de eleição e indicado para esse caso, é o(a)
Alternativas
Q3255186 Odontologia
Considere as informações seguintes.

Conector maior flexível indicado para casos em que os dentes de suporte possuam suporte periodontal inadequado, para que as forças recaiam com um mínimo de carga sobre os dentes suportes. Deve-se indicar esse conector apenas para casos em que haja um fator ósseo positivo, ou seja, um osso que se apresenta radiograficamente denso e clinicamente estável à reabsorção.

A descrição refere-se
Alternativas
Q3255184 Odontologia
Com relação aos retentores indiretos das próteses parciais removíveis, é correto afirmar que
Alternativas
Q3255183 Odontologia
Paciente de 28 anos, do sexo masculino, apresenta o dente 21 como única ausência dentária da arcada superior.
De acordo com a classificação topográfica de Kennedy do arco dentário parcialmente desdentado, o caso descrito se enquadra na classe
Alternativas
Q3255181 Odontologia
A preparação da resina acrílica de base consiste na mistura do monômero ao polímero até a completa saturação do último, para formar uma massa que será condensada na contramufla. O monômero, em contato com o polímero, passa por alguns estágios de polimerização.
Considere as informações seguintes.
Fase em que a resina acrílica se apresenta homogênea, lisa, não adere mais às paredes do recipiente e da espátula e nos dedos do operador, e é facilmente manuseável. Quando não se naturaliza a prótese, é nessa fase que se deve abrir a mufla para a retirada do papel-celofane.

A descrição refere-se à fase
Alternativas
Q2480847 Odontologia
Pacientes que apresentam Síndrome da Combinação merecem uma abordagem especial pois os esforços para prevenir sua ocorrência vão nortear o planejamento reabilitador para esses casos. São alterações típicas da Síndrome da Combinação, EXCETO:
Alternativas
Q2480840 Odontologia
Com relação aos elementos constituintes das próteses removíveis, analise as assertivas a seguir e em seguida marque a alternativa que contém as assertivas CORRETAS:
I. A distribuição e o número dos apoios oclusais dependem da distribuição e do número dos dentes julgados passíveis de serem utilizados como pilares.
II. Os retentores indiretos são programados para estabilizar a prótese e, portanto, seus apoios oclusais não participam da condição de suporte.
III. Os grampos de ação de ponta originam-se de uma sela ou, eventualmente, de um conector maior.
IV. Um dos princípios fundamentais dos grampos é a reciprocidade, a qual mantém o dente estabilizado frente às forças horizontais.
V. A retenção do grampo é baseada na resistência do metal à deformação. Tal resistência é proporcional à flexibilidade do grampo.
Alternativas
Q2480839 Odontologia
A calibragem da retenção é uma etapa laboratorial importante e necessária no planejamento com próteses parciais removíveis. Sobre a calibragem da retenção, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2480838 Odontologia
O delineador é uma ferramenta utilizada no planejamento de próteses parciais removíveis, fornecendo o necessário balizamento para a execução de todas as etapas de sua construção.

São aplicações do delineador para a construção deste tipo de prótese, EXCETO: 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Prótese Dentária |
Q2173161 Odontologia
“Os grampos são componentes de uma prótese parcial removível que, ao se relacionarem com as coroas dos dentes suportes, têm como função resistir às forças de deslocamento a ela aplicadas. No desempenho desta função, deverão conferir suporte, retenção e estabilização à prótese, além de preservar a integridade dos dentes e das estruturas de suporte direta ou indiretamente relacionados com estes” (Todescan, 1996).
Os princípios necessários para que um grampo atenda plenamente à sua finalidade estão descritos abaixo.
Assinale a opção em que a descrição está INCORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Prótese Dentária |
Q2173160 Odontologia
De acordo com Todescan (1996), podemos citar como funções do delineador:
I. Guia para montagem dos modelos de trabalho em articulador semiajustável.
II. Determinação da via ou eixo de inserção e registro do plano de inserção.
III. Preparo do modelo para diagnóstico (planos-guia, adequação das linhas equatoriais, preparo do suporte para peças unitárias e próteses fixas que irão relacionar-se com o aparelho removível).
IV. Preparo dos planos-guia e adequação do contorno axial das coroas de ceroplastia de peças unitárias ou próteses parciais fixas, destinadas a receber grampos de prótese parcial removível.
Marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA na ordem de cima para baixo. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Prótese Dentária |
Q2173159 Odontologia
“Os chamados “fracassos” das próteses parciais removíveis são, na realidade, consequências da ação destrutiva de aparelhos mal construídos, identificados na boca dos seus portadores algum tempo após a sua instalação. Tais consequências acontecem sobre as estruturas de suporte do aparelho na cavidade bucal, em grau de intensidade variável de acordo com os erros de construção dessas próteses, especialmente de sua estrutura metálica, o estado de saúde dos tecidos de suporte à época do tratamento e, obviamente, a idade e a capacidade reacional biológica individual do portador.”
De acordo com Todescan e Romanelli (1971), é considerada uma causa de “fracasso” que depende exclusivamente do laboratório:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Prótese Dentária |
Q2173157 Odontologia
De acordo com TODESCAN, assinale a alternativa que representa CORRETAMENTE um obstáculo que deverá ser superado no momento da montagem de dentes artificiais das próteses parciais removíveis: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: A
4: D
5: C
6: E
7: A
8: A
9: C
10: D
11: E
12: B
13: A
14: A
15: D
16: D
17: D
18: A
19: B
20: C