Questões Militares
Sobre prótese total removível em odontologia
Foram encontradas 89 questões
Considere as informações seguintes.
Fase em que a resina acrílica se apresenta homogênea, lisa, não adere mais às paredes do recipiente e da espátula e nos dedos do operador, e é facilmente manuseável. Quando não se naturaliza a prótese, é nessa fase que se deve abrir a mufla para a retirada do papel-celofane.
A descrição refere-se à fase
O aspecto que define o quão intensa uma cor é (quantidade da cor) denomina-se
Com relação ao posicionamento dos roletes de cera, assinale a alternativa correta.
Material à base de resinas termoplásticas, que pode ser especialmente útil para moldar rebordos edentados inferiores severamente reabsorvidos. Esse material consegue afastar bem a musculatura inserida no rebordo, entretanto comprime e deforma mais os tecidos. É contraindicado quando há áreas retentivas no rebordo residual, devido à rigidez dele no momento de sua remoção da boca do paciente, e também não deve ser usado em casos de rebordos flácidos, pois, por ser muito denso, altera a posição dos tecidos durante a moldagem.
O texto refere-se
São áreas recobertas pela mucosa mastigatória:
Quanto à montagem dos dentes artificiais nas Próteses Totais, analise as assertivas:
I. O uso combinado de dentes anatômicos (33°) na prótese superior, com dentes não anatômicos (0°) na prótese inferior é um esquema oclusal de Prótese Total chamado de Oclusão Lingualizada.
II. No sentido mesiodistal, a posição dos dentes inferiores tem como ponto base a intercuspidação entre os primeiros molares.
III. O rebordo inferior determina o posicionamento vestibulolingual dos dentes superiores, e estes determinam o posicionamento mesiodistal dos dentes inferiores.
IV. As curvas de compensação são obtidas a partir do posicionamento relativo das cúspides dos dentes posteriores com o plano oclusal e são particularmente importantes na obtenção da oclusão balanceada bilateral, quando em geral são usados dentes anatômicos.
Estão CORRETAS as assertivas:
Em relação aos fatores físicos da retenção das Próteses Totais, marque a alternativa CORRETA:
I. Guia para montagem dos modelos de trabalho em articulador semiajustável.
II. Determinação da via ou eixo de inserção e registro do plano de inserção.
III. Preparo do modelo para diagnóstico (planos-guia, adequação das linhas equatoriais, preparo do suporte para peças unitárias e próteses fixas que irão relacionar-se com o aparelho removível).
IV. Preparo dos planos-guia e adequação do contorno axial das coroas de ceroplastia de peças unitárias ou próteses parciais fixas, destinadas a receber grampos de prótese parcial removível.
Marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA na ordem de cima para baixo.
I. Dentre as vantagens anatômicas dessa prótese é o impedimento da perda imediata da dimensão vertical de oclusão e minimização das alterações na ATM.
II. Dentre as vantagens funcionais tem-se a redução de boa parte dos transtornos e reajustes fonéticos com a perda dos dentes.
III. É indicada a remoção da prótese da boca, principalmente nas primeiras 24 horas, para que não interfira na cicatrização do tecido.
IV. Dentre as contraindicações estão os casos com alterações patológicas que requeiram grande remoção de tecido.
Marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA na ordem de cima para baixo.
O trabalho com Prótese Parcial Removível (PPR) pode ser dividido em fases, de forma conceitual. Considere as etapas que ocorrem no tratamento:
1. Instalação inicial, ajustes aos contornos e às superfícies de apoio das selas.
2. Plano de tratamento.
3. Consulta de revisão para a avaliação periódica das respostas do tecido oral às restaurações.
4. Provisão de suporte adequado para a sela da prótese de extremidade livre.
5. Diagnóstico.
6. Estabelecimento e verificação das relações oclusais e relações dentárias com os dentes naturais opostos e remanescentes.
Assinale a sequência correta de eventos, considerando a ordem que deve ocorrer do início ao fim do tratamento com PPR.