Questões Militares
Sobre prótese em odontologia
Foram encontradas 492 questões
( ) Quanto maior o comprimento do fio, menor é a relação carga-deflexão, e menor a carga elástica máxima.
( ) Quanto maior o calibre do fio, maior a carga (esforço) necessária para conseguir uma mesma deformação.
( ) A elasticidade é a tendência que tem um material de voltar à sua forma original, depois de ser submetido a um esforço.
( ) Tensão é a carga sofrida pelo fio dividida por sua área.
I - Relação cêntrica
II - Posição de oclusão cêntrica
III - Lado de trabalho
IV - Movimento protrusivo
( ) Os dentes anteriores desocluem os dentes posteriores, protegendo-os de contatos direcionados para fora do longo eixo.
( ) Relação maxilomandibular onde os côndilos estão centralizados nas fossas mandibulares, apoiados sobre as vertentes posteriores das eminências articulares, com os respectivos discos articulares devidamente interpostos.
( ) Posição onde ocorre o maior número possível de contatos entre os dentes superiores e inferiores, independentemente da posição condilar.
( ) Lado para a qual a mandíbula se movimenta.
( ) Os adstringentes usados nos fios apresentam algumas vantagens em relação à epinefrina, pois podem ser usados em tecidos ulcerados, são mais hemostáticos e não causam distúrbios em pacientes com problemas sistêmicos.
( ) Os fios empregados com sulfato de alumínio são menos efetivos que aqueles com epinefrina e não devem permanecer dentro do sulco por mais de 10 minutos. Podem ser utilizados com qualquer material de moldagem.
( ) O sulfato férrico não deve ser usado em concentrações maiores do que 15%, pois causa uma irritação tecidual que leva dias para cicatrizar. O tempo ideal de permanência dentro do sulco varia de 1 a 3 minutos, de acordo com sua concentração. Não deve ser usado com siliconas de adição, para não alterar sua reação de polimerização.
( ) Pode-se verificar que 1 polegada (2,54 cm) do fio impregnado com epinefrina contém mais do que a dose máxima recomendada para um paciente saudável e 12 vezes mais do que a dose recomendada a um paciente cardiopata, podendo resultar na Síndrome da Epinefrina.
Quanto à montagem dos dentes artificiais nas Próteses Totais, analise as assertivas:
I. O uso combinado de dentes anatômicos (33°) na prótese superior, com dentes não anatômicos (0°) na prótese inferior é um esquema oclusal de Prótese Total chamado de Oclusão Lingualizada.
II. No sentido mesiodistal, a posição dos dentes inferiores tem como ponto base a intercuspidação entre os primeiros molares.
III. O rebordo inferior determina o posicionamento vestibulolingual dos dentes superiores, e estes determinam o posicionamento mesiodistal dos dentes inferiores.
IV. As curvas de compensação são obtidas a partir do posicionamento relativo das cúspides dos dentes posteriores com o plano oclusal e são particularmente importantes na obtenção da oclusão balanceada bilateral, quando em geral são usados dentes anatômicos.
Estão CORRETAS as assertivas:
Em relação aos fatores físicos da retenção das Próteses Totais, marque a alternativa CORRETA:
Considere a seguinte situação clínica hipotética:
Paciente, BCR, 71 anos, com boa saúde geral, apresenta uma condição de edentulismo parcial, conforme o diagrama abaixo, representativo das arcadas superior e inferior. Os números evidenciados no diagrama representam a numeração dos dentes superiores e inferiores e em posição normal nos arcos. Aqueles dentes que não são mostrados no diagrama encontram-se ausentes.
Com base neste diagrama, analise as assertivas a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo:
( ) A classificação de Kennedy para a maxila é Classe III, modificação 3.
( ) A classificação de Kennedy para a mandíbula é Classe I, modificação 1.
( ) Os apoios nos dentes 17 e 27 se localizam nas cristas marginais mesial e distal, respectivamente.
( ) O tipo de grampo indicado para o dente 33 é um grampo circunferencial.
( ) O grampo indicado para o dente 15 é um grampo de Ottolengui.
I. A distribuição e o número dos apoios oclusais dependem da distribuição e do número dos dentes julgados passíveis de serem utilizados como pilares.
II. Os retentores indiretos são programados para estabilizar a prótese e, portanto, seus apoios oclusais não participam da condição de suporte.
III. Os grampos de ação de ponta originam-se de uma sela ou, eventualmente, de um conector maior.
IV. Um dos princípios fundamentais dos grampos é a reciprocidade, a qual mantém o dente estabilizado frente às forças horizontais.
V. A retenção do grampo é baseada na resistência do metal à deformação. Tal resistência é proporcional à flexibilidade do grampo.