Questões Militares
Sobre radiologia em odontologia
Foram encontradas 353 questões
( ) A condição de normalidade das estruturas duras da ATM revela a integridade de seus componentes, observada pela heterogênea densidade óssea cortical, de espessura e continuidades uniformes, distribuídas sobre cabeça da mandíbula, tubérculo articular e fossa mandibular.
( ) Fisiologicamente, haverá uma equivalência dimensional e uniforme entre as formas dos componentes ósseos, ou seja, simetria e compatibilidades entre as estruturas mandibulares e temporais.
( ) Na posição de boca fechada (MIH), em condição de normalidade, o espaço articular anterior será maior que o superior, e este último maior que o espaço posterior, devido ao volume, das estruturas duras e moles, além da sua justaposição funcional.
( ) Em uma excursão condilar dentro dos padrões de normalidade, será observado que o vértice superior da cabeça da mandíbula estará alinhado com o vértice inferior do tubérculo articular. Contudo, uma distância cerca de 3-4 mm além do alinhamento desses vértices tem sido considerada compatível com a normalidade.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Em relação ao exame de ultrassonografia, é correto afirmar:
– Pacientes com extremas relações dentais de classes II e III tornam impossível a obtenção de ótimas imagens dos segmentos de dentes anteriores.
– A razão da distância foco-objeto e a distância objeto- -filme não é idêntica em todos.
– As estruturas que residem externamente à camada de foco podem ser superpostas sobre estruturas normais da mandíbula e simular uma patologia.
É correto afirmar que elas se referem ao exame:
Essa técnica é realizada mediante três tomadas radiográficas que deverão ser analisadas em conjunto. São elas:
A descrição refere-se à técnica de
( ) A radiografia é um método direto para se determinar a quantidade de perda óssea na doença periodontal; neste exame, é registrada a quantidade de osso perdida. ( ) As radiografias são importantes para indicar a morfologia interna e a profundidade dos defeitos, principalmente os do tipo cratera. ( ) Não é possível saber somente pela imagem radiográfica, se a redução do nível ósseo visível em radiografias é o resultado da doença periodontal ativa, ou se é uma sequela de uma doença já tratada. ( ) A presença de lâmina dura na crista óssea intacta pode ser um indicador de saúde periodontal, enquanto que sua ausência não confirma o diagnóstico de perda óssea.
A sequência está correta em
I. Pacientes assintomáticos com alta atividade de cárie deverão ter as cavidades aberta-fechadas com um cimento ionomérico, seguido de quatro aplicações tópicas de fluorfosfato acidulado (FFA) a 1,23% com um minuto de duração, em intervalos mensais. II. Lesões de cáries proximais estacionadas, quer em esmalte ou dentina, são mais resistentes ao processo carioso do que o esmalte e a dentina normais. III. Lesões cariosas não cavitadas nas superfícies proximais dos dentes anteriores, mesmo sendo ativas e apresentando imagem radiográfica envolvendo a dentina, podem ser tratadas com medidas preventivas. IV. As resinas de micropartículas são as mais indicadas para restaurações de classe III.
Está correto o que se afirma apenas em