Questões Militares Sobre restaurações dentárias em odontopediatria em odontologia

Foram encontradas 18 questões

Q2090361 Odontologia

Diante de um quadro clínico de pulpite irreversível, dente 75, em uma criança com 7 anos de idade, houve necessidade de aplicar o anestésico local para realização da terapia pulpar. Os anestésicos em odontopediatria apresentam algumas características peculiares que precisam ser compreendidas para o tratamento. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A lidocaína 2% com epinefrina 1:100.000 é um anestésico indicado de forma rotineira em odontopediatria, proporcionando, aproximadamente, 60 minutos de anestesia pulpar.


( ) A articaína 4% com epinefrina 1:100.00 é um anestésico contraindicado para crianças abaixo de 7 anos de idade.


( ) A bupivacaína 0,5% com adrenalina 1:100.000 está indicada para crianças, proporcionando entre 20 a 30 minutos de anestesia para tecido mole.


( ) A benzocaína é o anestésico tópico à base de amida, na concentração de 20%, sendo utilizada em crianças de forma rotineira.


A sequência está correta em 

Alternativas
Q2090355 Odontologia
O tratamento não invasivo ou de mínima intervenção é uma prática atual para preservar a estrutura dentária. Em relação à remoção seletiva do tecido cariado em dentes decíduos, podemos considerar: 
Alternativas
Q2090353 Odontologia
A busca por materiais restauradores que previnem o desenvolvimento da lesão cariosa ou inibem o desenvolvimento de lesões incipientes é uma constante. Sabendo que o cimento de ionômero de vidro se apresenta como uma excelente opção em odontopediatria, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2047735 Odontologia
Paciente pediátrico de 3 anos de idade, resistente ao tratamento odontológico, apresenta cárie na oclusal do dente 74. Com o objetivo de remover o tecido cariado, indique o instrumental indicado para tal procedimento.
Alternativas
Q2015063 Odontologia
Paciente de nove anos de idade, do sexo feminino, é levada por sua avó para tratamento odontológico. A criança fica com a avó durante o dia todo, pois os pais são separados e a mãe trabalha como agente operacional de uma escola. Como a criança apresenta várias lesões de cárie ativas, foi feita a opção de adequação do meio bucal com cimento de ionômero de vidro (CIV). Para a limpeza das cavidades após a remoção do tecido cariado, previamente à inserção do CIV, indica-se a aplicação de ácido poliacrílico
Alternativas
Q1646157 Odontologia
A grande vantagem do isolamento absoluto na realização de um procedimento de dentística restauradora em odontopediatria se dá em razão de que
Alternativas
Q820028 Odontologia
Em relação aos critérios de escolha de um material dentário para a fase de adequação do meio bucal, dentro da filosofia de promoção de saúde em Odontopediatria, o material deve
Alternativas
Q742729 Odontologia
O exame clínico de uma criança com 5 anos de idade, com os primeiros molares permanentes não irrompidos, revela no dente 85 a presença de uma extensa lesão de cárie e fístula na região vestibular. O exame radiográfico mostra que a lesão de cárie invadiu o tecido pulpar e que há presença de reabsorção interna de grau leve no terço médio da raiz mesial. A conduta terapêutica mais indicada para o caso descrito é
Alternativas
Q702775 Odontologia
Dentre as restaurações protéticas dos dentes anteriores decíduos, as coroas de aço com facetas de acrílico são também alternativas de restauração estético-funcional. Para que a coroa, após confeccionada, fique adaptada ao sulco gengival deve-se realizar no modelo, na altura do colo do dente, um desgaste de, aproximadamente:
Alternativas
Q702773 Odontologia

Em relação às restaurações indiretas em dentes decíduos, analise as afirmativas abaixo.


I. Podem ser consideradas como uma das alternativas efetivas às restaurações metálicas.

II. Apresentam como uma das vantagens a biocompatibilidade com os tecidos bucais.

III. Estão indicadas para dentes com defeitos estruturais e sem esmalte cervical.

IV. Estão contraindicadas nos casos de anquilose e bruxismo.


Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Q696238 Odontologia
A dentística operatória em odontopediatria apresenta algumas particularidades nas características histológicas dos dentes decíduos em relação aos dentes permanentes. É incorreto afirmar que
Alternativas
Q695530 Odontologia
De acordo com Baratieri et al. (2010), é correto afirmar que, nos procedimentos de Dentística, o isolamento absoluto do campo operatório está contra-indicado:
Alternativas
Q690857 Odontologia
A classificação empregada para os dentes permanentes, preconizada por Black citado por Pinto (2010), também é utilizada para classificar a dentição decídua. Dessa forma, lesões nas faces proximais de incisivos e caninos, que não comprometem a borda incisiva, constituem qual classe?
Alternativas
Q690850 Odontologia
Assinale a alternativa correta quanto às lesões cariosas em dentes anteriores da criança.
Alternativas
Q683093 Odontologia

Segundo Toledo, o laser tem sido utilizado na clínica odontopediátrica como um método alternativo aos procedimentos odontológicos convencionais ou como uma técnica coadjuvante. Sobre este assunto, analise as afirmativas abaixo:

I) O laser de Er-YAG (érbio: ítrio-alumínio-granada) é altamente absorvido pela água, o que o torna indicado para tecido mineralizado, mas contra-indicado para a cirurgia de tecido mole.

II ) O uso do laser de Er-YAG em dentística restauradora está baseado principalmente na sua habilidade em realizar preparos cavitários sem contato mecânico.

III) O esmalte das superfícies de cavidades preparadas com laser de Er-YAG apresenta um aspecto de condicionamento e a dentina mostra túbulos dentinários abertos.

IV) A literatura tem evidenciado que os lasers de baixa potência promovem a diminuição e proteção sobre a iniciação e progressão das lesões de cárie de esmalte.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Q683090 Odontologia

Analisando um preparo cavitário classe II em dentes decíduos e permanentes, quais das alternativas estão CORRETAS, segundo Guedes-Pinto?

I- A polpa dos molares decíduos é mais volumosa que a polpa dos molares permanentes.

II- No preparo da caixa proximal, os ângulos diedros vestíbulo-gengival e linguo-gengival devem ser acentuados.

III- As superfícies vestibular e lingual dos molares decíduos apresentam uma acentuada convergência de cervical para oclusal.

IV- A direção dos prismas de esmalte em molares decíduos, no terço cervical, tem uma inclinação inversa à dos permanentes.

Alternativas
Ano: 2012 Banca: Aeronáutica Órgão: CIAAR Prova: CIAAR - 2012 - CIAAR - Primeiro Tenente |
Q508427 Odontologia
Sobre coroa de aço inoxidável, analise as afirmativas abaixo.

I. O limite do preparo à altura do colo é 2 mm abaixo da margem livre da gengiva.

II. Em dentes decíduos com grande fratura da coroa por traumatismo, indica-se a colocação de coroa de aço.

III. No momento do ajuste da coroa de aço, os pontos de contato podem ser mais bem delimitados com o auxílio do alicate n° 139.

IV. São contraindicadas como restaurações definitivas em dentes permanentes.

Estão corretas somente as afirmativas
Alternativas
Ano: 2012 Banca: Aeronáutica Órgão: CIAAR Prova: CIAAR - 2012 - CIAAR - Primeiro Tenente |
Q508412 Odontologia
Em relação à cárie de acometimento precoce, é correto afirmar que o(a)
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: C
5: A
6: B
7: D
8: C
9: A
10: B
11: D
12: C
13: C
14: A
15: B
16: C
17: D
18: A