Questões Militares
Sobre restaurações dentárias em odontopediatria em odontologia
Foram encontradas 18 questões
Diante de um quadro clínico de pulpite irreversível, dente 75, em uma criança com 7 anos de idade, houve necessidade de aplicar o anestésico local para realização da terapia pulpar. Os anestésicos em odontopediatria apresentam algumas características peculiares que precisam ser compreendidas para o tratamento. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A lidocaína 2% com epinefrina 1:100.000 é um anestésico indicado de forma rotineira em odontopediatria, proporcionando, aproximadamente, 60 minutos de anestesia pulpar.
( ) A articaína 4% com epinefrina 1:100.00 é um anestésico contraindicado para crianças abaixo de 7 anos de idade.
( ) A bupivacaína 0,5% com adrenalina 1:100.000 está indicada para crianças, proporcionando entre 20 a 30 minutos de anestesia para tecido mole.
( ) A benzocaína é o anestésico tópico à base de amida, na concentração de 20%, sendo utilizada em crianças de forma rotineira.
A sequência está correta em
Em relação às restaurações indiretas em dentes decíduos, analise as afirmativas abaixo.
I. Podem ser consideradas como uma das alternativas efetivas às restaurações metálicas.
II. Apresentam como uma das vantagens a biocompatibilidade com os tecidos bucais.
III. Estão indicadas para dentes com defeitos estruturais e sem esmalte cervical.
IV. Estão contraindicadas nos casos de anquilose e bruxismo.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Segundo Toledo, o laser tem sido utilizado na clínica odontopediátrica como um método alternativo aos procedimentos odontológicos convencionais ou como uma técnica coadjuvante. Sobre este assunto, analise as afirmativas abaixo:
I) O laser de Er-YAG (érbio: ítrio-alumínio-granada) é altamente absorvido pela água, o que o torna indicado para tecido mineralizado, mas contra-indicado para a cirurgia de tecido mole.
II ) O uso do laser de Er-YAG em dentística restauradora está baseado principalmente na sua habilidade em realizar preparos cavitários sem contato mecânico.
III) O esmalte das superfícies de cavidades preparadas com laser de Er-YAG apresenta um aspecto de condicionamento e a dentina mostra túbulos dentinários abertos.
IV) A literatura tem evidenciado que os lasers de baixa potência promovem a diminuição e proteção sobre a iniciação e progressão das lesões de cárie de esmalte.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Analisando um preparo cavitário classe II em dentes decíduos e permanentes, quais das alternativas estão CORRETAS, segundo Guedes-Pinto?
I- A polpa dos molares decíduos é mais volumosa que a polpa dos molares permanentes.
II- No preparo da caixa proximal, os ângulos diedros vestíbulo-gengival e linguo-gengival devem ser acentuados.
III- As superfícies vestibular e lingual dos molares decíduos apresentam uma acentuada convergência de cervical para oclusal.
IV- A direção dos prismas de esmalte em molares decíduos, no terço cervical, tem uma inclinação inversa à dos permanentes.
I. O limite do preparo à altura do colo é 2 mm abaixo da margem livre da gengiva.
II. Em dentes decíduos com grande fratura da coroa por traumatismo, indica-se a colocação de coroa de aço.
III. No momento do ajuste da coroa de aço, os pontos de contato podem ser mais bem delimitados com o auxílio do alicate n° 139.
IV. São contraindicadas como restaurações definitivas em dentes permanentes.
Estão corretas somente as afirmativas