Questões Militares
Comentadas sobre restaurações diretas e indiretas em odontologia
Foram encontradas 80 questões
Com relação ao tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Uma das vantagens do isolamento absoluto é a retração e proteção dos tecidos moles.
( ) Aumenta a segurança contra aspiração ou deglutição de instrumentos ou resíduos de material restaurador.
( ) Os grampos 200 a 205 são indicados para pré-molares, enquanto os grampos 206 a 209 são indicados para molares.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente
Paciente de 19 anos de idade fraturou o incisivo central superior esquerdo quando andava de skate. Não houve exposição pulpar e o dentista realizou uma restauração direta em resina composta com a oclusão devidamente ajustada. Após quatro dias, o paciente retornou porque a restauração havia caído. Em relação aos sistemas adesivos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) O mecanismo básico de adesão, tanto ao esmalte quanto à dentina, é baseado em uma troca de substâncias em que os minerais dos tecidos duros são substituídos por monômeros resinosos provenientes dos adesivos que se aderem micromecanicamente em porosidades criadas pela aplicação de um material ácido.
( ) Enquanto os sistemas adesivos convencionais removem totalmente a smear layer, os sistemas adesivos autocondicionantes incorporam a smear layer à camada híbrida.
( ) A adesão à dentina depende da hibridização ou infiltração do monômero resinoso à rede de fibrilas colágenas. Tempos superiores de condicionamento ácido em dentina sempre promovem melhor resultado clínico por conseguirem a desmineralização em maior profundidade.
Com base nessas informações, é incorreto afirmar que a/o
Não interfere na qualidade adesiva o/a
Dentre as condições clínicas abaixo, é correto afirmar que as facetas cerâmicas, sem preparo, estão indicadas no caso de
A esse respeito, avalie o que se afirma.
I. O acabamento e o polimento devem ser postergados e realizados, no mínimo, 24 horas após a confecção da restauração. II. Para garantir a resistência mecânica do remanescente e do material restaurador, o ângulo cavossuperficial do preparo cavitário deve ser reto ou biselado. III. Para evitar excessos na parede cervical, a matriz de poliéster deve ser devidamente ancorada com cunhas de madeira de tamanho e espessura compatíveis com o dente em questão. IV. Para cavidades muito profundas, apenas o verniz cavitário é o material de eleição para proteção do complexo dentinopulpar, especialmente se a cavidade for restaurada com uma liga convencional. V. A retenção do amálgama está relacionada, diretamente, ao preparo cavitário, por isso as paredes circundantes da cavidade terapêutica devem estar convergentes para a oclusal ou paralelas entre si quando a profundidade for igual ou maior que a largura.
Está correto apenas o que se afirma em
Quando aplicados em uma cavidade, os vernizes cavitários exercem sua função protetora por meio de uma película semipermeável que veda os túbulos dentinários após a evaporação rápida do solvente.
Uma das funções dos agentes protetores do complexo dentina/polpa é inibir a penetração de íons metálicos das restaurações de amálgama na dentina subjacente, prevenindo-se, assim, o efeito indesejável do escurecimento do dente.
Quando não for possível o vazamento do molde imediatamente após a tomada da impressão, deve-se optar por materiais de moldagem como o poliéter ou silicone de adição.