Questões Militares Comentadas sobre restaurações diretas e indiretas em odontologia

Foram encontradas 80 questões

Q2090358 Odontologia
A integridade dos dentes é capaz de manter a oclusão; estética; fonética; e, conforto emocional para a criança; para isso, deve-se conhecer o material a ser empregado no paciente. Considerando tais princípios e em relação às resinas compostas, trata-se de importante característica para o uso da resina: 
Alternativas
Q2090357 Odontologia
Levando em consideração que o manejo da dentina cariada sofreu modificações ao longo do tempo, sendo necessário avaliar o grau de comprometimento dos tecidos envolvidos para a utilização dos instrumentos mecânicos, sejam rotatórios ou não rotatórios, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2089639 Odontologia
Determinado cirurgião-dentista realizou uma restauração classe I no dente 46. Após o preparo e a inserção da resina, evidencia-se o processo de polimerização. Considerando a situação hipotética, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2089637 Odontologia
Atualmente, tem-se à disposição uma série de abordagens para as lesões de cárie que podem ser divididas didaticamente em não invasivas, microinvasivas, invasivas e mistas. Trata-se de um exemplo de técnica microinvasiva: 
Alternativas
Q2050335 Odontologia
Quando há necessidade de retração gengival para a realização de preparos e restaurações de cavidades de classe V, pode ser feita a modificação de um grampo para que melhor se adapte aos dentes e, ao mesmo tempo, promova o afastamento de tecidos moles. Sobre esse assunto, preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. O grampo ___________ pode ser modificado, de forma que sua garra ____________ seja curvada para a incisal e sua garra ____________ seja curvada para apical. 
Alternativas
Q2022270 Odontologia
O isolamento absoluto do campo operatório é de fundamental importância nos procedimentos restauradores diretos e na cimentação de restaurações indiretas, especialmente pela técnica adesiva.
Com relação ao tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Uma das vantagens do isolamento absoluto é a retração e proteção dos tecidos moles.
( ) Aumenta a segurança contra aspiração ou deglutição de instrumentos ou resíduos de material restaurador.
( ) Os grampos 200 a 205 são indicados para pré-molares, enquanto os grampos 206 a 209 são indicados para molares.

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente
Alternativas
Q2015034 Odontologia

Paciente de 19 anos de idade fraturou o incisivo central superior esquerdo quando andava de skate. Não houve exposição pulpar e o dentista realizou uma restauração direta em resina composta com a oclusão devidamente ajustada. Após quatro dias, o paciente retornou porque a restauração havia caído. Em relação aos sistemas adesivos, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) O mecanismo básico de adesão, tanto ao esmalte quanto à dentina, é baseado em uma troca de substâncias em que os minerais dos tecidos duros são substituídos por monômeros resinosos provenientes dos adesivos que se aderem micromecanicamente em porosidades criadas pela aplicação de um material ácido.


( ) Enquanto os sistemas adesivos convencionais removem totalmente a smear layer, os sistemas adesivos autocondicionantes incorporam a smear layer à camada híbrida.


( ) A adesão à dentina depende da hibridização ou infiltração do monômero resinoso à rede de fibrilas colágenas. Tempos superiores de condicionamento ácido em dentina sempre promovem melhor resultado clínico por conseguirem a desmineralização em maior profundidade. 

Alternativas
Q1986649 Odontologia
Segundo Anusavice et al. (2013), adesivos odontológicos foram e vêm sendo desenvolvidos com o intuito de produzir uma interface suficientemente resistente entre os compósitos restauradores e o substrato dental, capaz de suportar desafios mecânicos e a tensão de polimerização. Assim, assinale a opção que apresenta as características que um sistema de união dentinário bem-sucedido NÃO deve possuir. 
Alternativas
Q1806146 Odontologia
A Síndrome do Dente Rachado (SDR) ou síndrome do dente trincado ou gretado é uma nova condição muito frequente nos consultórios odontológicos, atualmente, e vem acometendo pacientes cada vez mais jovens. Os principais sintomas são desconforto durante a mastigação de alimentos duros e a dor é aguda, quase insuportável. Geralmente, os dentes apresentam trincas ou rachaduras, por vezes imperceptíveis, e o diagnóstico precoce pode evitar consequências desastrosas, como a fratura de uma cúspide ou, até mesmo, a perda do elemento dental.
Com base nessas informações, é incorreto afirmar que a/o
Alternativas
Q1806145 Odontologia
Existem algumas falhas que ocorrem com certa frequência durante as atividades clínicas que, se evitadas ou contornadas, contribuem para uma maior longevidade dos procedimentos restauradores adesivos.
Não interfere na qualidade adesiva o/a
Alternativas
Q1806138 Odontologia
Os avanços dos materiais restauradores e dos sistemas adesivos permitiram a aplicação de modernos princípios restauradores, a saber: máxima preservação, máxima prevenção e mínimo desgaste, buscando minimizar o custo biológico. Nessa filosofia, surgiram as abordagens restauradoras sem qualquer ou pouco desgaste dental, dando espaço às chamadas “lentes de contato” dental. Porém, são várias as situações limitantes à aplicação dessa modalidade restauradora.
Dentre as condições clínicas abaixo, é correto afirmar que as facetas cerâmicas, sem preparo, estão indicadas no caso de
Alternativas
Q1806126 Odontologia
Apesar da evolução das resinas compostas, tanto em propriedades mecânicas quanto estéticas, o amálgama ocupou por muitas décadas um lugar de destaque na restauração direta de dentes posteriores. Para garantir a longevidade das restaurações em amálgama, o profissional deve estar atento a detalhes relacionados a toda sequência restauradora.
A esse respeito, avalie o que se afirma.
I. O acabamento e o polimento devem ser postergados e realizados, no mínimo, 24 horas após a confecção da restauração. II. Para garantir a resistência mecânica do remanescente e do material restaurador, o ângulo cavossuperficial do preparo cavitário deve ser reto ou biselado. III. Para evitar excessos na parede cervical, a matriz de poliéster deve ser devidamente ancorada com cunhas de madeira de tamanho e espessura compatíveis com o dente em questão. IV. Para cavidades muito profundas, apenas o verniz cavitário é o material de eleição para proteção do complexo dentinopulpar, especialmente se a cavidade for restaurada com uma liga convencional. V. A retenção do amálgama está relacionada, diretamente, ao preparo cavitário, por isso as paredes circundantes da cavidade terapêutica devem estar convergentes para a oclusal ou paralelas entre si quando a profundidade for igual ou maior que a largura.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q1806125 Odontologia
É correto afirmar que um dos principais critérios de substituição de uma restauração em amálgama é a/o
Alternativas
Q1664657 Odontologia
Quando o cirurgião-dentista comunica ao auxiliar que será realizada uma restauração oclusal no elemento 48, ele se refere ao seguinte dente:
Alternativas
Q1347470 Odontologia
Segundo Mezzomo (2006), em se tratando das restaurações metalocerâmicas e com o objetivo de assegurar uma ligação duradoura entre o metal e a cerâmica, os dois tipos de materiais, quando levados ao forno para sinterização, devem ser perfeitamente adaptados um ao outro no que diz respeito à expansão e contração, durante todo o processo de sinterização. Essa medida de variação é chamada de coeficiente:
Alternativas
Q1347467 Odontologia
Segundo Shillingburg (2007), quais são as ligas usadas para a confecção de restaurações metalocerâmicas, consideradas predominantemente básicas?
Alternativas
Q1347435 Odontologia
Circunstancialmente, os indivíduos podem apresentar desarmonia esquelética significativa a ponto de alterar o equilíbrio facial. Assim, a determinação exclusiva de uma relação dentária correta pode comprometer a harmonia da face, o que implica uma atuação interdisciplinar. É essencial que o profissional realize uma análise estética do sorriso, levando em consideração a macro e microestética, colhendo elementos que o auxiliarão na confecção de restaurações cerâmicas. Segundo Baratieri et al (2017), qual é a linha de referência mais adequada para a realização da análise facial?
Alternativas
Ano: 2006 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: CBM-DF
Q1213507 Odontologia
Na restauração de um dente, deve-se remover a parte deteriorada desse dente, limpar a área atingida e preencher a cavidade limpa com um material de restauração. Em relação aos materiais utilizados nas restaurações e para se protegerem os dentes, julgue o item a subseqüente.
Quando aplicados em uma cavidade, os vernizes cavitários exercem sua função protetora por meio de uma película semipermeável que veda os túbulos dentinários após a evaporação rápida do solvente.
Alternativas
Ano: 2006 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: CBM-DF
Q1213420 Odontologia
Na restauração de um dente, deve-se remover a parte deteriorada desse dente, limpar a área atingida e preencher a cavidade limpa com um material de restauração. Em relação aos materiais utilizados nas restaurações e para se protegerem os dentes, julgue o item a subseqüente.
Uma das funções dos agentes protetores do complexo dentina/polpa é inibir a penetração de íons metálicos das restaurações de amálgama na dentina subjacente, prevenindo-se, assim, o efeito indesejável do escurecimento do dente.
Alternativas
Ano: 2006 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: PM-DF
Q1183263 Odontologia
Um paciente de 65 anos de idade, portador de glaucoma e marca-passo cardíaco, deve ser submetido a tratamento restaurador com coroa do tipo metalocerâmica no elemento n.º 36. Considerando a situação hipotética acima, julgue o item que se segue.
Quando não for possível o vazamento do molde imediatamente após a tomada da impressão, deve-se optar por materiais de moldagem como o poliéter ou silicone de adição.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: A
4: A
5: E
6: A
7: D
8: B
9: B
10: C
11: D
12: B
13: C
14: C
15: A
16: E
17: A
18: C
19: C
20: C