Questões Militares de Biomedicina - Análises Clínicas - Bacteriologia

Foram encontradas 44 questões

Q2551788 Biomedicina - Análises Clínicas
Os micoplasmas são bactérias desprovidas de parede celular e, por causa dessa característica, os métodos de análise microbiológicas diferem um pouco dos utilizados em bactérias com parede celular. Sobre o tema, analise as afirmativas abaixo.
I. Essas bactérias apresentam grande afinidade por membranas mucosas, sendo assim, é importante que a coleta do material para exame forneça o maior número possível de células epiteliais.
II. Devido à ausência de parede celular, estes microrganismos são extremamente sensíveis às condições ambientais adversas, o que pode inviabilizar a amostra. Por esta razão, utilizar meio de transporte específico é algo obrigatório.
III. São consideradas inadequadas as amostras colidas há mais de 24 horas e não mantidas a -70ºC.
IV. A morfologia das colônias é muito característica sendo as colônias de M. hominis granulares de cor marromescura ou preta, sem bordas definidas e as colônias de U. urealitycum semelhantes a ovos fritos, apresentando na parte central estrutura granular densa de cor marrom e nas bordas, estruturas granulares mais claras.
Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q2195765 Biomedicina - Análises Clínicas
Os micoplasmas são bactérias desprovidas de parede celular, o que confere certas características importantes ao organismo. Eles não coram pelo gram, possuem morfologia pleomórfica e são extremamente sensíveis à desidratação. São organizados em dois gêneros Ureaplasma e Mycoplasma. Estão associados às infecções do trato genital masculino e feminino, causando diversas alterações tais como uretrite, prostatite, pielonefrite, cervicite, doença inflamatória pélvica, entre outras. Na microbiologia eles podem ser diferenciados de várias formas.
Sobre os exames utilizados na identificação destas bactérias, marque a opção correta.
Alternativas
Q2195764 Biomedicina - Análises Clínicas
A coloração para Bacilos Álcool-Ácido Resistentes (BAAR) é utilizada, basicamente, para a identificação para microbactérias, que são bactérias que possuem uma parede celular constituída de ácidos micólicos resistentes à descoloração por álcool-ácido. Sobre este exame, marque a opção correta.  
Alternativas
Q2154441 Biomedicina - Análises Clínicas
Qual o método de coloração utilizado para pesquisa de Bacilo de Koch?
Alternativas
Q2154420 Biomedicina - Análises Clínicas
Qual a única característica que é patognomônica para E. hystolitica e que ocorre muito raramente em outras espécies?   
Alternativas
Q1669324 Biomedicina - Análises Clínicas
Para a primeira detecção de sífilis deve ser usado o seguinte teste:
Alternativas
Q1667766 Biomedicina - Análises Clínicas
Enterococos são habitantes naturais do trato gastrointestinal e genital de humanos e de outros animais homeotermos. Tais bactérias são reconhecidas como importantes patógenos humanos e responsáveis por infecções adquiridas na comunidade e no ambiente hospitalar, com cepas resistentes a antibióticos. Sobre as bactérias do gênero Enterococcus, é correto afirmar, exceto
Alternativas
Q1667765 Biomedicina - Análises Clínicas
As bactérias do gênero Streptococcus pertencem à família Streptococcaceae, sendo constituídas por cocos Gram-positivos agrupadas em forma de cadeia, as quais são responsáveis por diversas infecções humanas. Associe corretamente a espécie de Streptococcus à(s) característica(s) laboratorial(is), imunogênica(s) e clínica(s).
ESPÉCIES (1) Streptococcus pyogens (2) Streptococcus pneumoniae (3) Streptococcus agalactiae
CARACTERÍSTICAS ( ) Pertence ao grupo A de Lancefield. ( ) Pertence ao grupo B de Lancefield. ( ) É um estreptococo alfa-hemolítico. ( ) É produtor de estreptolisina O (SLO). ( ) Possui o ser humano como sua única fonte de reserva. ( ) Induz resposta imunológica T-independente que não gera memória imunológica.
A sequência correta é
Alternativas
Q1667165 Biomedicina - Análises Clínicas

As MICROBACTÉRIAS podem ser separadas em gmpos de acordo com o tempo de crescimento, a temperatura ótima para que esse crescimento ocorra e a produção de pigmento quando exposta à luz. Sobre esse assunto, analise as afirmações.


I - Crescimento: - tempo necessário para colônias serem visualizadas a olho nu, em meio sólido, sendo consideradas Micobactérias de crescimento rápido as que ocorrem em menos de sete dias.

II - Pigmento - Micobactérias que produzem pigmento tanto no escuro quanto no claro são classificadas como scotocromogênicas.

III - Temperatura - Incubar em diferentes temperaturas quando o material clínico for de amostras de pele (25°C a 30°C).

IV Estas características (temperatura, pigmento e temperatura) podem ser observadas em culturas novas em meio de Lowenstein Jensen.


Está(ão) CORRETA(S)

Alternativas
Q1667164 Biomedicina - Análises Clínicas
Algumas condições desfavoráveis fazem com que as células vegetativas de alguns gêneros bacterianos produzam estruturas celulares metabolicamente inativas chamadas ENDOSPOROS. A formação do endosporo é denominada esporulação e ocorre em uma série sequencial de estágios de diferenciação celular. Qual das alternativas abaixo corresponde à sequência CORRETA dos estágios?
Alternativas
Q1667163 Biomedicina - Análises Clínicas

A colheita de espécimes clínicos é a primeira etapa do diagnóstico laboratorial e deve ser realizada corretamente, sob a pena de inutilizar todo o procedimento laboratorial posterior, pois amostras colhidas inadequadamente podem redundar em resultados falsos. Analise as afirmativas correspondentes a descrição das metodologias utilizadas para a colheita de espécimes clínicos para ensaios de micologia.


I - Pelos e Cabelos: nas tinhas inflamatórias do couro cabeludo e barba, o paciente deve estar pelo menos sete dias sem fazer uso de antimicrobianos e ao menos 24 horas sem lavar o local da lesão.

II - Unhas: nas onicomicoses que começam nas partes livres das unhas, deve-se coletar a porção correspondente a hiperceratose formada na porção distai da matriz ungueal.

III - Escamas de pele: após rigorosa anti-sepsia com álcool isopropílico a 70%, com auxílio de uma cureta dermatológica, raspar vigorosamente as bordas das lesões cutâneas mais recentes.

IV - Mucosas: utilizar “swab” estéril, coletando-se no mínimo, duas amostras de cada lesão encontrada sendo uma para o exame direto e outra para cultura.


Está(ão) CORRETA(S)

Alternativas
Q1667157 Biomedicina - Análises Clínicas

A sífilis, uma doença infecciosa causada pelo Treponema pallidum, determina lesões cutâneas polimorfas, podendo comprometer também outros sistemas, particularmente o cardiovascular e o nervoso. Analise as descrições seguintes, que se referem aos testes sobre essa patologia.


I - Teste VDRL (Venerai Disease Research Laboratory): Teste não treponêmico que detecta anticorpos antireaginas e baseiam-se no princípio da floculação após a ligação antígeno-anticorpo.

II - Teste RPR (Rapid Plasm Re agin): Teste não treponêmico que detecta anticorpos através de reações de floculação de uma suspensão antigênica, contendo, basicamente, cardiolipina, colesterol e lecitina.

III - Teste FTA-abs (Fluorescent Treponemal Antibody absorbition): Teste treponêmico realizado através da técnica de imunofluorescência indireta. O soro do paciente é tratado com um extrato de cultura de Treponema phagedenes que adsorve os anticorpos inespecíficos.

IV - Teste MHI (Microhemaglutinação Indireta): Teste não treponêmico que se baseia na aglutinação dos anticorpos do soro com hemácias de carneiro, previamente sensibilizadas.


Está(ão) CORRETA(S)

Alternativas
Q1667136 Biomedicina - Análises Clínicas
Cocos gram-positivos em cachos; catalase positiva; cremosa, opaca, colônias amareladas em ágar sangue de carneiro e coagulase positiva em lâmina e/ou em tubo em 4 horas, podem ser identificadas como
Alternativas
Q1616291 Biomedicina - Análises Clínicas
''É um exemplo de microorganismo esférico, gram-positivo, que cresce geralmente formando cachos irregulares''.
A qual micro-organismo se refere essa descrição?
Alternativas
Q1616271 Biomedicina - Análises Clínicas
Alguns micro-organismos possuem, na sua parede celular, ácidos graxos de cadeia longa (ácido micólico), que conferem impermeabilidade ao cristal violeta. É correto afirmar que a coloração álcool-ácido diferencia o seguinte grupo de bactérias:
Alternativas
Q1616268 Biomedicina - Análises Clínicas
Um exemplo clássico de meio de cultura para o crescimento de diversas bactérias fastidiosas é o
Alternativas
Q1058042 Biomedicina - Análises Clínicas

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.


A presença de ____________________ em culturas pode frequentemente ser suspeitada devido ao seu odor característico de mofo, semelhante ao da uva.

Alternativas
Q689911 Biomedicina - Análises Clínicas
Quais as características fenotípicas que podem ser atribuídas à maioria das bactérias do gênero Enterococos?
Alternativas
Q689903 Biomedicina - Análises Clínicas
O aumento dos neutrófilos circulantes a níveis acima de 7,5 x 109 /L é uma das alterações mais comuns no hemograma. A neutrofilia é acompanhada de febre, resultante da liberação de pirogênios dos leucócitos. Assinale a alternativa que apresenta causa de neutrofilia.
Alternativas
Q686417 Biomedicina - Análises Clínicas
Com relação às bactérias gram-negativas, pode-se afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: D
5: C
6: C
7: D
8: B
9: E
10: E
11: E
12: A
13: E
14: C
15: D
16: B
17: A
18: B
19: D
20: A