Questões Militares Sobre estudo das anemias em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 28 questões

Q2472876 Biomedicina - Análises Clínicas
Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa que contém a resposta CORRETA:

I. A membrana plasmática das hemácias com deficiência de ferro é anormalmente rígida, e esta anormalidade contribui para o desenvolvimento de poiquilocitose.
II. A capacidade de ligação ao ferro sérico está diminuída na anemia ferropriva e normal ou aumentada na anemia de doenças crônicas.
III. A anemia de doença crônica é caracterizada por uma redução da resposta reticulocitária acompanhada por um nível sérico baixo de ferro apesar das reservas de ferro serem normais.
IV. A anemia sideroblástica é caracterizada por eritrócitos hipercrômicos. A concentração sérica do ferro está aumentada e a capacidade de ligação ao ferro sérico está diminuída.
V. As anemias de causas hemolíticas e hemorrágicas são normocíticas e normocrômicas. Após a resposta da medula óssea, os reticulócitos atingem a circulação e durante este período pode haver macrocitose. 

Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2195754 Biomedicina - Análises Clínicas
A anemia é definida como diminuição da concentração de hemoglobina do sangue abaixo dos valores de referência para idade e sexo. Os tipos de anemia podem ser classificados de acordo com o tamanho das hemácias em microcítica, macrocítica e normocítica e pela sua cor em hipocrômica e normocrômica.
Com base nas informações acima, associe as colunas relacionando as características morfológicas das hemácias com o respectivo tipo de anemia, considerando que um tipo de anemia poderá ter as mesmas características de outro tipo.
Característica morfológica das hemácias
(1) Microcítica e hipocrômica (2) Normocítica e normocrômica (3) Macrocítica

Tipo de anemia  
( ) Ferropriva.
( ) Megaloblástica.   ( ) Perniciosa.  ( ) Hemolítica.  ( ) Talassemias.  ( ) Hemorragia. 

A sequência correta dessa classificação é:  

Alternativas
Q1807627 Biomedicina - Análises Clínicas
As anemias hemolíticas autoimunes (AHAIs) são causadas por produção de anticorpos contra os eritrócitos do próprio organismo.
Em relação a esse tipo de anemia, avalie as afirmações a seguir.
I. São caracterizadas por teste direto da antiglobulina positivo. II. Nas anemias hemolíticas autoimunes por anticorpos quentes, os eritrócitos são geralmente cobertos por IgG e são ingeridos por macrófagos do sistema reticuloendotelial. III. Nas anemias hemolíticas autoimunes por anticorpos frios, a esplenectomia é sempre útil, uma vez que a hemólise ocorre exclusivamente no baço. IV. A hemoglobinúria paroxística ao frio é causada pelo anticorpo de Donath-Landsteiner, um anticorpo IgM com especificidade para antígenos do grupo sanguíneo P. V. Anticorpos dirigidos contra um complexo fármaco-membrana do eritrócito podem causar anemia hemolítica imunológica.
Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q1807626 Biomedicina - Análises Clínicas
Na deficiência de ferro, só ocorre anemia quando há depleção dos depósitos reticuloendoteliais. Em países desenvolvidos, a causa dominante é a perda crônica de sangue, sobretudo uterina e no trato gastrintestinal; deficiência dietética raramente é a causa única ou predominante.
A respeito da anemia por deficiência de ferro, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2021 Banca: Aeronáutica Órgão: EEAR Prova: Aeronáutica - 2021 - EEAR - Laboratório |
Q1777404 Biomedicina - Análises Clínicas
Dentre as anemias citadas abaixo, qual é normocrômica e normocítica?
Alternativas
Ano: 2021 Banca: Aeronáutica Órgão: EEAR Prova: Aeronáutica - 2021 - EEAR - Laboratório |
Q1777397 Biomedicina - Análises Clínicas
No diagnóstico da anemia falciforme por eletroforese em soluções tampões com pH alcalino, a detecção de uma fração de hemoglobina na posição de HbS deve ser comprovada por métodos específicos que caracterizam a HbS. O método de comprovação que não pode ser utilizado para esse fim é o(a)
Alternativas
Q1669335 Biomedicina - Análises Clínicas
É característica da anemia microcítica:
Alternativas
Q1667770 Biomedicina - Análises Clínicas
Anemia é uma síndrome clínica e, ao mesmo tempo, um quadro laboratorial caracterizado por diminuição do hematócrito, da concentração de hemoglobina no sangue, ou da concentração de hemácias por unidade de volume.
Sobre as anemias é correto afirmar, exceto que a
Alternativas
Q1667140 Biomedicina - Análises Clínicas
As leucemias são consideradas proliferações neoplásicas generalizadas ou um acúmulo de leucócitos, com ou sem envolvimento do sangue periférico. Com relação à Leucemia Mielóide Aguda (LMA) é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q1652821 Biomedicina - Análises Clínicas
A anemia de doença crônica é o termo usado para descrever a anemia que resulta da infecção ou inflamação crônica ou de doença maligna. Das alterações laboratoriais citadas abaixo, todas caracterizam a anemia de doença crônica, EXCETO:
Alternativas
Q1616299 Biomedicina - Análises Clínicas
A anemia é caracterizada pelo estado de baixa concentração de hemoglobina nos eritrócitos. Uma das causas de anemia é a deficiência de ferro, que impede a síntese de hemoglobina. As hemácias geradas com essa restrição apresentam o seguinte aspecto microscópico:
Alternativas
Q1058066 Biomedicina - Análises Clínicas
As hemoglobinas anormais constituem a base para a classificação das hemoglobinopatias. A hemoglobinopatia S constitui grave anemia hemolítica, chamada de anemia falciforme. Nos esfregaços sanguíneos, qual a forma encontrada nas condições citadas?
Alternativas
Q1058017 Biomedicina - Análises Clínicas

Assinale a alternativa que completa as lacunas na ordem em que aparecem.


Habitualmente, o HCM e o CHCM estão diminuídos na ________________. Na anemia megaloblástica, o HCM está aumentado e o CHCM normal, logo temos ________________. A intensidade normal da coloração da hemácia é a ________________.

Alternativas
Q739427 Biomedicina - Análises Clínicas
As anemias megaloblásticas são caracterizadas pela presença de megaloblastos na medula óssea, devido à diminuição na síntese de DNA. Elas são causadas pela deficiência de
Alternativas
Q689904 Biomedicina - Análises Clínicas
A anemia aplástica, definida como uma pancitopenia resultante de aplasia da medula óssea, pode ser provocada pela diminuição da função da medula óssea ou aumento de destruição periférica. O aumento da destruição periférica é atribuído à
Alternativas
Q689901 Biomedicina - Análises Clínicas
O exame da distensão sanguínea, essencial para o diagnóstico de anemia, identifica as variações no tamanho e na forma dos eritrócitos. Na anemia causada por deficiência de ferro encontra-se
Alternativas
Q689900 Biomedicina - Análises Clínicas
Anemias hemolíticas são resultantes do aumento do ritmo de destruição dos eritrócitos. Por outro lado, devido à hiperplasia eritropoiética e expansão da medula óssea, a anemia propriamente dita pode não ser observada até que a sobrevida eritrocitária seja inferior a 30 dias. Assinale a alternativa que apresenta um achado laboratorial que representa um sinal do aumento da produção eritroide.
Alternativas
Q686432 Biomedicina - Análises Clínicas
A hipersegmentação dos neutrófilos é uma característica da anemia denominada:
Alternativas
Q686431 Biomedicina - Análises Clínicas
O exame laboratorial que diferencia, com certeza, a anemia falciforme (homozigoto) do traço falcêmico (heterozigoto) é:
Alternativas
Q665930 Biomedicina - Análises Clínicas

Complete as lacunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Quando adiantada, a deficiência de ferro é caracterizada por uma anemia hipocrômica e _____________, apresentando contagem de reticulócitos ___________ e VCM __________.

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: C
5: B
6: C
7: A
8: C
9: B
10: D
11: A
12: C
13: C
14: B
15: B
16: A
17: B
18: D
19: A
20: C