Questões Militares
Comentadas sobre estudo das anemias em biomedicina - análises clínicas
Foram encontradas 12 questões
I. A membrana plasmática das hemácias com deficiência de ferro é anormalmente rígida, e esta anormalidade contribui para o desenvolvimento de poiquilocitose.
II. A capacidade de ligação ao ferro sérico está diminuída na anemia ferropriva e normal ou aumentada na anemia de doenças crônicas.
III. A anemia de doença crônica é caracterizada por uma redução da resposta reticulocitária acompanhada por um nível sérico baixo de ferro apesar das reservas de ferro serem normais.
IV. A anemia sideroblástica é caracterizada por eritrócitos hipercrômicos. A concentração sérica do ferro está aumentada e a capacidade de ligação ao ferro sérico está diminuída.
V. As anemias de causas hemolíticas e hemorrágicas são normocíticas e normocrômicas. Após a resposta da medula óssea, os reticulócitos atingem a circulação e durante este período pode haver macrocitose.
Está CORRETO o que se afirma em:
Assinale a alternativa que completa as lacunas na ordem em que aparecem.
Habitualmente, o HCM e o CHCM estão diminuídos na ________________. Na anemia megaloblástica, o HCM está aumentado e o CHCM normal, logo temos ________________. A intensidade normal da coloração da hemácia é a ________________.
Complete as lacunas e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Quando adiantada, a deficiência de ferro é caracterizada por uma anemia hipocrômica e _____________, apresentando contagem de reticulócitos ___________ e VCM __________.
Marque (V) Verdadeiro ou (F) Falso para os índices hematimétricos utilizados na avaliação das anemias hipocrômicas. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Volume Corpuscular Médio
( ) Hemoglobina Corpuscular Média
( ) Concentração Hemoglobínica Corpuscular Média