Questões Militares Sobre hematologia em biomedicina em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 162 questões

Q2551789 Biomedicina - Análises Clínicas
Cilindros são os únicos elementos encontrados no sedimento urinário que são exclusivos do rim. Eles são formados dentro da luz dos túbulos contorcidos distais e ductos coletores e fornecem uma visão microscópica das condições dentro do néfron. Diferentes cilindros podem ser encontrados no sedimento e cada qual carrega uma significância clínica importante para a avaliação da função renal. Associe as colunas relacionando o tipo de cilindro ao seu significado clínico.
Tipo de Cilindro 
(1) Hemático
(2) Leucocitário
(3) Epitelial
(4) Granuloso
(5) Ceroso
Significado clínico 
( ) representam a presença de avançada destruição tubular.
( ) )estão relacionados a danos causados ao glomérulo. Podem também ser observados após prática de esportes de contato extenuante.
( ) podem ter significado patológico ou não. Em condições não patológicas parece ser os lisossomos excretados pelas células epiteliais do trato urinário no metabolismo normal durante exercícios extenuantes. Em situações patológicas podem ser resultado da degradação de outros cilindros ou da agregação de proteínas filtradas pelos glomérulos.
( ) significa infecção ou inflamação do néfron. Frequentemente associados à pielonefrite, mas podem também estar associados a inflamações agudas não bacterianas como a nefrite intersticial.
( ) são representantes de estase urinária extrema, indicativo de insuficiência renal crônica.

A sequência correta dessa associação é:
Alternativas
Q2551782 Biomedicina - Análises Clínicas
Analise o caso abaixo, o qual será utilizado para responder à questão.

Paciente jovem é socorrido por paramédicos após acidente automobilístico. É encontrado no local lúcido, hipocorado e com sinais de choque hemorrágico hipovolêmico. Para estabilizá-lo foi administrada solução fisiológica contendo albumina humana e bicarbonato de sódio.
Devido à grande perda de sangue, uma transfusão sanguínea se torna necessária. Sobre o tema, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Para uma transfusão sanguínea segura, antígenos eritrocitários devem ser pesquisados, dentre os mais importantes estão os do grupo ABO e Rh. Se o sangue transfundido contiver antígenos diferentes do receptor, isso vale tanto para o grupo ABO, quanto Rh, anticorpos serão gerados e uma hemólise disseminada pode ocorrer.
( ) O sangue adequado para a transfusão deve ser analisado quanto à presença de diversos agentes infeciosos dentre eles: os vírus da hepatite, HIV, citomegalovírus, vírus das leucemias de células T humanas (HTLV), entre outros.
( ) Complicações em transfusões sanguíneas podem ocorrer e, dentre elas, tem-se a reação hemolítica transfusional severa. Essa reação pode ocorrer apenas após a transfusão de grande volume de sangue e é identificada por aspectos clínicos que incluem urticária, lombalgia, rubor, cefaleia, dispneia, vômitos, febre, queda de pressão arterial e icterícia. A coagulação intravascular disseminada pode ocorrer e o quadro pode evoluir para insuficiência renal.
( ) Transfusões também podem ser realizadas apenas de partes do sangue e não de sangue total. Têm-se, assim, os concentrados de hemácias, os concentrados de granulócitos, os concentrados de plaquetas e diferentes preparações de plasma humano.
Alternativas
Q2551780 Biomedicina - Análises Clínicas
Analise o caso abaixo, o qual será utilizado para responder à questão.

Paciente jovem é socorrido por paramédicos após acidente automobilístico. É encontrado no local lúcido, hipocorado e com sinais de choque hemorrágico hipovolêmico. Para estabilizá-lo foi administrada solução fisiológica contendo albumina humana e bicarbonato de sódio.
Considerando o paciente em choque hemorrágico hipovolêmico, logo após o acidente, um distúrbio hidroeletrolítico se instalará devido à perda rápida de sangue. Todos os exames laboratoriais estariam alterados, exceto:
Alternativas
Q2472886 Biomedicina - Análises Clínicas
Qual é o grupo sanguíneo desprovido da substância H?
Alternativas
Q2472885 Biomedicina - Análises Clínicas
Qual dos marcadores abaixo está relacionado ao mieloma múltiplo?
Alternativas
Q2472883 Biomedicina - Análises Clínicas
As proteínas de fase aguda são uma classe de proteínas cuja concentração plasmática aumenta (proteínas de fase aguda positiva) ou diminui (proteínas de fase aguda negativa) em resposta à inflamação. Marque a alternativa que NÃO representa uma proteína de fase aguda positiva:
Alternativas
Q2472882 Biomedicina - Análises Clínicas
O diagnóstico da Doença de Wilson baseia-se na elevação da concentração de cobre na urina e na detecção de baixos níveis séricos da proteína responsável pelo transporte de cobre no organismo. Qual é o nome dessa proteína?
Alternativas
Q2472879 Biomedicina - Análises Clínicas
De acordo os distúrbios acidobásicos, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e a seguir, marque a única alternativa, que contém a sequência de respostas CORRETAS, na ordem de cima para baixo. 

( 1 ) Alcalose respiratória
( 2 ) Acidose respiratória
( 3 ) Alcalose metabólica
( 4 ) Acidose metabólica

( ) Caracterizada pela elevação da concentração de PCO2 e diminuição do pH.
( ) Caracterizada pela elevação da concentração de HCO3- e elevação do pH.
( ) Caracterizada pela diminuição da concentração de HCO3- e diminuição do pH.
( ) Caracterizada pela diminuição da concentração de PCO2 e elevação do pH.
Alternativas
Q2472877 Biomedicina - Análises Clínicas
Podem ser achados da diseritropoese, EXCETO:
Alternativas
Q2472876 Biomedicina - Análises Clínicas
Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa que contém a resposta CORRETA:

I. A membrana plasmática das hemácias com deficiência de ferro é anormalmente rígida, e esta anormalidade contribui para o desenvolvimento de poiquilocitose.
II. A capacidade de ligação ao ferro sérico está diminuída na anemia ferropriva e normal ou aumentada na anemia de doenças crônicas.
III. A anemia de doença crônica é caracterizada por uma redução da resposta reticulocitária acompanhada por um nível sérico baixo de ferro apesar das reservas de ferro serem normais.
IV. A anemia sideroblástica é caracterizada por eritrócitos hipercrômicos. A concentração sérica do ferro está aumentada e a capacidade de ligação ao ferro sérico está diminuída.
V. As anemias de causas hemolíticas e hemorrágicas são normocíticas e normocrômicas. Após a resposta da medula óssea, os reticulócitos atingem a circulação e durante este período pode haver macrocitose. 

Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2472875 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre a avaliação laboratorial dos distúrbios da coagulação, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2472874 Biomedicina - Análises Clínicas
Assinale a alternativa CORRETA. O heme é sintetizado na maioria das células do corpo, exceto nos eritrócitos maduros. Assinale a alternativa que contém um dos precursores da formação da estrutura do heme: 
Alternativas
Q2472873 Biomedicina - Análises Clínicas
Hemácias em alvo podem ser visualizadas em diversas condições clínicas, EXCETO:
Alternativas
Q2472872 Biomedicina - Análises Clínicas
Analise as assertivas abaixo e marque “V” se a afirmativa for verdadeira e “F” se for falsa. Em seguida, escolha e marque a opção que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo.
( ) Na púrpura trombocitopênica trombótica (PTT), a tríade de manifestações clínicas presente na maioria dos pacientes inclui anemia microcítica, trombocitopenia e sintomas neurológicos.
( ) A pesquisa de esquizócitos é positiva em casos de anemia hemolítica macroangiopática, que pode ocorrer após cirurgia de substituição valvar cardíaca por prótese ou após reparação cirúrgica de um defeito septal com enxerto plástico.
( ) A policitemia relativa ocorre em casos de diarreia, queimaduras e em pacientes em uso de diuréticos.
( ) A VHS (velocidade de hemossedimentação) é um marcador de inflamação subjacente útil, ainda que inespecífico. Está aumentado na gravidez, mieloma múltiplo e neoplasias.
Alternativas
Q2195754 Biomedicina - Análises Clínicas
A anemia é definida como diminuição da concentração de hemoglobina do sangue abaixo dos valores de referência para idade e sexo. Os tipos de anemia podem ser classificados de acordo com o tamanho das hemácias em microcítica, macrocítica e normocítica e pela sua cor em hipocrômica e normocrômica.
Com base nas informações acima, associe as colunas relacionando as características morfológicas das hemácias com o respectivo tipo de anemia, considerando que um tipo de anemia poderá ter as mesmas características de outro tipo.
Característica morfológica das hemácias
(1) Microcítica e hipocrômica (2) Normocítica e normocrômica (3) Macrocítica

Tipo de anemia  
( ) Ferropriva.
( ) Megaloblástica.   ( ) Perniciosa.  ( ) Hemolítica.  ( ) Talassemias.  ( ) Hemorragia. 

A sequência correta dessa classificação é:  

Alternativas
Q2154477 Biomedicina - Análises Clínicas
Assinale, entre os métodos abaixo, aquele que é utilizado para determinação do hematócrito. 
Alternativas
Q2154475 Biomedicina - Análises Clínicas
Relacione as colunas considerando a alteração eritrocitária e sua descrição. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.  
1 – Anéis de Cabot 2 – Corpúsculo de Howell Jolly  3 – Pontilhado Basófilo 
( ) Grânulos de forma irregular com variação de delicados a grosseiros.  ( ) Restos redondos e regulares de cromatina nuclear.   ( ) Estruturas em forma de oito ou de alça. 
Alternativas
Q2154474 Biomedicina - Análises Clínicas
Assinale a alternativa que não apresenta uma das normas gerais para uma boa colheita de sangue.
Alternativas
Q2154473 Biomedicina - Análises Clínicas
Assinale a alternativa que não apresenta um tipo de anticoagulante. 
Alternativas
Q2154470 Biomedicina - Análises Clínicas
Qual método é realizado na rotina para determinação do tempo de sangria?
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: C
4: A
5: B
6: B
7: A
8: D
9: D
10: C
11: A
12: B
13: D
14: B
15: C
16: D
17: C
18: C
19: D
20: A