Questões Militares de Biomedicina - Análises Clínicas - Métodos Analíticos: Fotometria, Colorimetria, Espectrofotometria, Turbidimetria, Nefelometria, Eletroforese de Hemoglobinas e Proteínas, Cromatografia

Foram encontradas 35 questões

Q2551771 Biomedicina - Análises Clínicas
A ϒ-glutamiltransferase (GGT), a fosfatase alcalina (ALP) e a 5’nucleotidase (NTP) são enzimas utilizadas na prática clínica para a avaliação de processos obstrutivos dos canalículos e túbulos biliares. Sobre essas enzimas, analise as afirmativas abaixo.
I. A GGT está presente no túbulo renal proximal, fígado, pâncreas e intestino. Está presente no citoplasma (microssomos), porém a maior fração está localizada na membrana celular. Por esta razão, essa enzima é um indicador sensível da presença de doença hepatobiliar, mas sua utilidade é limitada por conta da falta de especificidade.
II. A GGT, por ser um marcador de obstrução biliar, não se encontra elevada no soro de pacientes com hepatite alcoólica ou em uso de medicação hepatotóxica, diferente das demais enzimas.
III. A ALP está presente na maioria dos órgãos do corpo e está localizada na mucosa do intestino delgado, nos túbulos proximais contorcidos do rim, ossos, fígado e na placenta; apesar disso, medidas da atividade séria de ALP são particularmente valiosas na investigação da doença hepatobiliar e na doença óssea associada à atividade dos osteoclastos.
IV. A NTP encontra-se amplamente distribuída nos tecidos do corpo e está, principalmente, localizada na membrana das células. Apesar de sua ampla distribuição, as atividades séricas de NTP parecem refletir doença hepatobiliar com especificidade considerável.
Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q2195764 Biomedicina - Análises Clínicas
A coloração para Bacilos Álcool-Ácido Resistentes (BAAR) é utilizada, basicamente, para a identificação para microbactérias, que são bactérias que possuem uma parede celular constituída de ácidos micólicos resistentes à descoloração por álcool-ácido. Sobre este exame, marque a opção correta.  
Alternativas
Q2154444 Biomedicina - Análises Clínicas
Quando há suspeita da proteína de Bence Jones na urina, pode-se realizar um teste discriminatório devido a suas características específicas, pois, ao contrário das outras proteínas que se mantêm coaguladas mesmo expostas ao calor, a proteína de Bence Jones  
I- coagula em temperaturas entre 40º e 60º. II- coagula quando a temperatura atinge 100º. III- dissolve-se em temperaturas entre 40º e 60º. IV- dissolve-se quando a temperatura atinge 100º.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2052297 Biomedicina - Análises Clínicas
O ensaio colorimétrico no qual a concentração de ácido salicílico é diretamente proporcional à intensidade de coloração violeta do complexo formado entre salicilato e íons férricos é o
Alternativas
Q1807611 Biomedicina - Análises Clínicas
A automação dos imunoensaios é muito útil em bancos de sangue, laboratórios grandes, médios e até pequenos, pois fornece resultados rápidos, minimiza as variações inerentes aos processos manuais, aumenta a segurança, diminui os custos e melhora a qualidade e o desempenho do laboratório.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a respeito dos métodos de imunoensaios automatizados.
( ) A turbidimetria pode ser empregada para quantificar antígenos, anticorpos, lipoproteínas, proteína C reativa, albumina e pré-albumina. ( ) Na determinação de compostos de baixo peso molecular (com menos de 1kDa), como hormônios, fármacos e outros haptenos, utiliza-se a nefelometria de inibição. ( ) A presença de polímeros, como o polietilenoglicol 8000, reduz significativamente a formação dos complexos, aumentando o espaço vibracional e reduzindo a interação entre as moléculas. ( ) A turbidimetria é um método de medida da diminuição da intensidade da luz transmitida, em relação à incidente, por meio de uma suspensão de partículas, devido à reflexão, à absorção ou ao espalhamento. ( ) A turbidimetria é uma técnica mais sensível do que a nefelometria, porém é mais suscetível às reações não específicas; por isso, é necessário que as amostras sejam muito diluídas, o que reduz os limites de detecção aos níveis da nefelometria.
A sequência correta é
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: D
5: B