Questões Militares de Biomedicina - Análises Clínicas - Protozoologia e Helmintologia: Morfologia, Patogenia, Epidemiologia e Profilaxia

Foram encontradas 44 questões

Q2195768 Biomedicina - Análises Clínicas
São inúmeras as técnicas em parasitologia. A escolha depende de qual parasita se está pesquisando, se é um parasita sanguíneo ou intestinal, se é cisto, ovo, ou larva, entre outros. Sobre essa temática, associe as colunas relacionando os parasitas com suas respectivas técnicas em parasitologia.
Parasita 
(1) Hemoparasitos
(2) Microfilárias (3) Protozoários (4) Cistos (5) Ovos (6) Larvas
Técnica em parasitologia 
( ) Gota espessa corada por giemsa, coloração pela hemateína. ( ) Exame direto a fresco. ( ) Método de Baermann, método de Rugai. ( ) Método de centrifugo-flutuação no sulfato de zinco, técnica de concentração com formol-éter, técnica de fixação e coloração pelo MIF. ( ) Exame de creme leucocitário, concentração por hemólise e centrifugação. ( ) Método de sedimentação espontânea, método de kato, método de flutuação (Willis).


A sequência correta dessa classificação é:  
Alternativas
Q2195767 Biomedicina - Análises Clínicas
As amebas são protozoários que podem ser de vida livre ou parasitárias e, quando parasitárias, podem, ou não, causar malefícios ao hospedeiro. São de pequenas dimensões, geralmente desprovidas de vacúolo pulsátil e formam cistos uni ou plurinucleados. Três gêneros têm importância médica: Entamoeba, Iodamoeba e Endolimax. Sobre estes gêneros, marque a opção correta. 
Alternativas
Q2154445 Biomedicina - Análises Clínicas

Assinale a alternativa que completa a frase abaixo.  


Quanto à classe Sporozoa, é correto afirmar que inclui protozoários de vida parasitária obrigatória tanto em vertebrados quanto em invertebrados e que se divide em duas subclasses, __________ e __________.  

Alternativas
Q2052274 Biomedicina - Análises Clínicas
A ameba de vida livre encontrada em algumas coleções de águas naturais, que eventualmente contamina a mucosa nasal de banhistas, invadindo o sistema nervoso através dos nervos oftálmicos é a
Alternativas
Q1667161 Biomedicina - Análises Clínicas

A doença de Chagas é uma infecção parasitária causada pelo Trypanosoma cruzi, um protozoário cujo ciclo de vida inclui a passagem obrigatória por vários hospedeiros mamíferos, para os quais são transmitidos pelo inseto vetor, o barbeiro. O ciclo doméstico é bem estudado e desse participam o homem, animais sinantrópicos e triatomíneos domiciliares. Seu início ocorreu quando o homem passou a ocupar os ecótopos silvestres, em vivendas rurais, oferecendo abrigo e alimento abundante aos vetores, incluindo-se, dessa forma, no ciclo epidemiológico da doença.

Com relação ao Ciclo de Transmissão da Doença de Chagas qual das alternativas abaixo corresponde à afirmativa CORRETA?

Alternativas
Q1616309 Biomedicina - Análises Clínicas

A que se refere a estrutura abaixo?


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q1616276 Biomedicina - Análises Clínicas
Preencha a lacuna abaixo e marque a alternativa correta.
Em muitos casos, antes que se tenha suspeitado da _______________, é o hemograma que orienta os exames para o diagnóstico da doença, tão sugestiva é a eosinofilia em curso.
Alternativas
Q1058038 Biomedicina - Análises Clínicas
Parasitose que tem grande relevância em saúde pública, pois é endêmica em várias regiões tropicais. Tem como vetor o Culex quinquefasciatus, e o agente etiológico é um helminto da espécie Wuchereria bancrofti. Esse nematódeo causa a patologia denominada
Alternativas
Q1058035 Biomedicina - Análises Clínicas

O gênero Taenia tem duas espécies de importância no Brasil: T.solium e T.saginata. A respeito dessas duas espécies de cestódeos, marque V para verdadeiro ou F para falso e assinale a sequência correta.


( ) A Taenia solium pode atingir até 8m de comprimento.

( ) Ambas as espécies, quando adultas, têm o homem como seu hospedeiro intermediário.

( ) T.solium e T.saginata são observadas em número variável de exemplares, em seu parasitismo intestinal.

( ) Para o diagnóstico específico, há a necessidade de fazer a “tamização” (lavagem das fezes em peneira fina).

( ) No início do parasitismo por Taenia sp, as alterações sanguíneas observadas são hiperleucocitose e moderada eosinofilia, que depois tendem para a normalidade.

Alternativas
Q1058031 Biomedicina - Análises Clínicas

Mede cerca de 150 micrômetros de comprimento por 60 de largura, sem opérculo, com forma oval, e na parte mais larga apresenta um espículo voltado para trás.


A que trematódeo pertence essa descrição de ovo?

Alternativas
Q1058030 Biomedicina - Análises Clínicas
Assinale exemplos de parasitos transmitidos por água e/ou alimentos contaminados, mãos sujas ou poeira.
Alternativas
Q1058016 Biomedicina - Análises Clínicas
São exemplos de nematelmintos, trematódeos e cestódeos, respectivamente,
Alternativas
Q686436 Biomedicina - Análises Clínicas
Dentre os enteroprotozoários abaixo relacionados, qual gênero não apresenta encistamento:
Alternativas
Q686433 Biomedicina - Análises Clínicas
O Ascaris lumbricoides é um nematódeo muito comum ao exame de fezes. Com referência a esse helminto, podemos afirmar que:
Alternativas
Q686426 Biomedicina - Análises Clínicas
O prolapso retal, uma condição de risco de vida, que pode ocorrer em crianças maciçamente infectadas, é causado pelo parasita:
Alternativas
Q686423 Biomedicina - Análises Clínicas
São granulações que podem aparecer nos eritrócitos que albergam o Plasmodium vivax. Finíssimas, numerosas, coram-se em vermelho púrpura com corante de Wright:
Alternativas
Q686413 Biomedicina - Análises Clínicas
Com base nas características morfológicas abaixo, identifique o protozoário trofozoíta que quando corado com hematoxilina férrica mostra-se pequeno, com cromatina nuclear irregular, cariossoma central e pequenos vacúolos de glicogênio no seu interior:
Alternativas
Q686408 Biomedicina - Análises Clínicas
Sobre o aspecto microscópico de ovos: “Ovos com casca lisa, fina e incolor 50 µm x 30 µm com presença de 2-8 blastomeros”. Estes ovos são característicos de que helminto?
Alternativas
Q668747 Biomedicina - Análises Clínicas
Qual dos cestóides abaixo possui ovo esférico com casca espessa, estriada radialmente, e no seu interior contém um embrião com seis ganchos?
Alternativas
Q668744 Biomedicina - Análises Clínicas
Dos parasitos flagelados abaixo, assinale aquele que não possui forma cística.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: C
4: B
5: A
6: C
7: D
8: D
9: B
10: C
11: A
12: A
13: C
14: D
15: D
16: C
17: A
18: D
19: A
20: C