Questões Militares Sobre biomedicina - análises clínicas
Foram encontradas 828 questões
Tipo de Cilindro
(1) Hemático
(2) Leucocitário
(3) Epitelial
(4) Granuloso
(5) Ceroso
Significado clínico
( ) representam a presença de avançada destruição tubular.
( ) )estão relacionados a danos causados ao glomérulo. Podem também ser observados após prática de esportes de contato extenuante.
( ) podem ter significado patológico ou não. Em condições não patológicas parece ser os lisossomos excretados pelas células epiteliais do trato urinário no metabolismo normal durante exercícios extenuantes. Em situações patológicas podem ser resultado da degradação de outros cilindros ou da agregação de proteínas filtradas pelos glomérulos.
( ) significa infecção ou inflamação do néfron. Frequentemente associados à pielonefrite, mas podem também estar associados a inflamações agudas não bacterianas como a nefrite intersticial.
( ) são representantes de estase urinária extrema, indicativo de insuficiência renal crônica.
A sequência correta dessa associação é:
I. Essas bactérias apresentam grande afinidade por membranas mucosas, sendo assim, é importante que a coleta do material para exame forneça o maior número possível de células epiteliais.
II. Devido à ausência de parede celular, estes microrganismos são extremamente sensíveis às condições ambientais adversas, o que pode inviabilizar a amostra. Por esta razão, utilizar meio de transporte específico é algo obrigatório.
III. São consideradas inadequadas as amostras colidas há mais de 24 horas e não mantidas a -70ºC.
IV. A morfologia das colônias é muito característica sendo as colônias de M. hominis granulares de cor marromescura ou preta, sem bordas definidas e as colônias de U. urealitycum semelhantes a ovos fritos, apresentando na parte central estrutura granular densa de cor marrom e nas bordas, estruturas granulares mais claras.
Estão corretas apenas as afirmativas
( ) Não é indicada a realização de antibiograma de microrganismos considerados pertencentes à microbiota normal de determinado sítio anatômico.
( ) Um exame microscópico da amostra após coloração pelo método de gram deve ser, obrigatoriamente, realizado com a finalidade de avaliar a qualidade da amostra clínica.
( ) O laboratório tem a responsabilidade de testar e reportar os antimicrobianos mais apropriados para o microrganismo isolado e o sítio da infecção. A escolha dos antibióticos deve ser adequada também para o tipo de instituição, como por exemplo, se clínica ou hospital.
( ) Um controle de qualidade deve ser realizado com a finalidade de monitorar a precisão e acurácia do TSA, utilizando-se cepas-padrões para tal. Essas cepas podem ser isoladas no próprio laboratório.
( ) Para uma transfusão sanguínea segura, antígenos eritrocitários devem ser pesquisados, dentre os mais importantes estão os do grupo ABO e Rh. Se o sangue transfundido contiver antígenos diferentes do receptor, isso vale tanto para o grupo ABO, quanto Rh, anticorpos serão gerados e uma hemólise disseminada pode ocorrer.
( ) O sangue adequado para a transfusão deve ser analisado quanto à presença de diversos agentes infeciosos dentre eles: os vírus da hepatite, HIV, citomegalovírus, vírus das leucemias de células T humanas (HTLV), entre outros.
( ) Complicações em transfusões sanguíneas podem ocorrer e, dentre elas, tem-se a reação hemolítica transfusional severa. Essa reação pode ocorrer apenas após a transfusão de grande volume de sangue e é identificada por aspectos clínicos que incluem urticária, lombalgia, rubor, cefaleia, dispneia, vômitos, febre, queda de pressão arterial e icterícia. A coagulação intravascular disseminada pode ocorrer e o quadro pode evoluir para insuficiência renal.
( ) Transfusões também podem ser realizadas apenas de partes do sangue e não de sangue total. Têm-se, assim, os concentrados de hemácias, os concentrados de granulócitos, os concentrados de plaquetas e diferentes preparações de plasma humano.
( ) As isoenzimas LDH-1 e LDH-2 se encontram em maior quantidade no coração, rim e eritrócitos.
( ) A isoenzima LDH-3 está mais presente no pulmão.
( ) As isoenzimas LDH-4 e LDH-5 predominam no fígado e no músculo esquelético.
( ) A dosagem de LDH sérica é relevante, porém apenas em hematologia e oncologia.
I. A GGT está presente no túbulo renal proximal, fígado, pâncreas e intestino. Está presente no citoplasma (microssomos), porém a maior fração está localizada na membrana celular. Por esta razão, essa enzima é um indicador sensível da presença de doença hepatobiliar, mas sua utilidade é limitada por conta da falta de especificidade.
II. A GGT, por ser um marcador de obstrução biliar, não se encontra elevada no soro de pacientes com hepatite alcoólica ou em uso de medicação hepatotóxica, diferente das demais enzimas.
III. A ALP está presente na maioria dos órgãos do corpo e está localizada na mucosa do intestino delgado, nos túbulos proximais contorcidos do rim, ossos, fígado e na placenta; apesar disso, medidas da atividade séria de ALP são particularmente valiosas na investigação da doença hepatobiliar e na doença óssea associada à atividade dos osteoclastos.
IV. A NTP encontra-se amplamente distribuída nos tecidos do corpo e está, principalmente, localizada na membrana das células. Apesar de sua ampla distribuição, as atividades séricas de NTP parecem refletir doença hepatobiliar com especificidade considerável.
Estão corretas apenas as afirmativas
( 1 ) HBsAg
( 2 ) Anti-HBc IgM
( 3 ) Anti-HBs
( 4 ) Anti-HBe
( ) É um marcador de infecção por HBV presente na janela imunológica.
( ) É um marcador sorológico inicial da infecção aguda por HBV.
( ) É um anticorpo que confere imunidade ao HBV após vacinação.
( ) É um marcador utilizado no monitoramento da infecção por HBV crônica.
I. No hipotireoidismo os resultados de TSH sérico estão aumentados, porém, os resultados de T4 e T3 podem estar normais ou diminuídos.
II. O hormônio liberador da tireotrofina (TRH) diminui a síntese de TSH, uma vez que inibe a secreção do TSH pela adeno-hipófise.
III. A elevação de T4 e T3, com diminuição dos níveis de TSH são características do hipertireoidismo primário.
IV. O anticorpo anti-TPO pode ser encontrado no soro de pacientes com Doença de Graves ou tireoidite de Hashimoto.
Marque a alternativa que contém a resposta CORRETA:
( 1 ) Alcalose respiratória
( 2 ) Acidose respiratória
( 3 ) Alcalose metabólica
( 4 ) Acidose metabólica
( ) Caracterizada pela elevação da concentração de PCO2 e diminuição do pH.
( ) Caracterizada pela elevação da concentração de HCO3- e elevação do pH.
( ) Caracterizada pela diminuição da concentração de HCO3- e diminuição do pH.
( ) Caracterizada pela diminuição da concentração de PCO2 e elevação do pH.
I. A membrana plasmática das hemácias com deficiência de ferro é anormalmente rígida, e esta anormalidade contribui para o desenvolvimento de poiquilocitose.
II. A capacidade de ligação ao ferro sérico está diminuída na anemia ferropriva e normal ou aumentada na anemia de doenças crônicas.
III. A anemia de doença crônica é caracterizada por uma redução da resposta reticulocitária acompanhada por um nível sérico baixo de ferro apesar das reservas de ferro serem normais.
IV. A anemia sideroblástica é caracterizada por eritrócitos hipercrômicos. A concentração sérica do ferro está aumentada e a capacidade de ligação ao ferro sérico está diminuída.
V. As anemias de causas hemolíticas e hemorrágicas são normocíticas e normocrômicas. Após a resposta da medula óssea, os reticulócitos atingem a circulação e durante este período pode haver macrocitose.
Está CORRETO o que se afirma em: