Questões Militares Sobre técnicas sorológicas e de imunofluorescência em biomedicina - análises clínicas

Foram encontradas 45 questões

Q2052308 Biomedicina - Análises Clínicas
A reação de FTA-abs é uma técnica de imunofluorescência indireta (IFI). Sobre esse teste, assinale a alternativa INCORRETA. 
Alternativas
Q1807618 Biomedicina - Análises Clínicas
O teste de Montenegro, utilizado no diagnóstico de Leishmaniose Tegumentar Americana, pode ser descrito como
Alternativas
Q1807616 Biomedicina - Análises Clínicas
Em relação ao diagnóstico da malária, um método imunológico para detecção da presença do parasita no sangue está corretamente indicado em
Alternativas
Q1807613 Biomedicina - Análises Clínicas
Numere por ordem crescente de aparecimento no soro durante o curso da infecção os marcadores do vírus da hepatite B.
( ) HBeAg. ( ) HBsAg. ( ) anti-HBe. ( ) anti-HBs. ( ) anti-HBc IgM. ( ) anti-HBc IgG.
A sequência correta dessa ordenação é
Alternativas
Q1807610 Biomedicina - Análises Clínicas
É correto afirmar que os sistemas de antígenos eritrocitários destruídos pela ação da enzima papaína são
Alternativas
Q1669360 Biomedicina - Análises Clínicas
O título de um anticorpo deve ser 1:10000. Esse anticorpo deve ser preparado, a partir do estoque, do seguinte modo:
Alternativas
Q1669324 Biomedicina - Análises Clínicas
Para a primeira detecção de sífilis deve ser usado o seguinte teste:
Alternativas
Q1669323 Biomedicina - Análises Clínicas
O HbeAG é indicativo de:
Alternativas
Q1669322 Biomedicina - Análises Clínicas
O significado clínico da positivação do HbsAg é a suspeita de:
Alternativas
Q1667773 Biomedicina - Análises Clínicas
Autoanticorpos podem ser definidos como imunoglobulinas que reconhecem antígenos do próprio organismo. O exame de fator antinuclear (FAN, ANA) é um importante teste laboratorial na investigação da autoimunidade.
A respeito a pesquisa do FAN, é correto afirmar que
Alternativas
Q1667759 Biomedicina - Análises Clínicas
Toxoplasma gondii é o protozoário causador de uma zoonose de ampla distribuição geográfica. Diversos testes sorológicos ou imunológicos podem ser utilizados para o diagnóstico da toxoplasmose.
Acerca destes testes, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.
( ) O teste do corante ou reação de Sabin Feldman (RSF) somente se aplica ao diagnóstico da fase aguda da doença. ( ) O teste de hemaglutinação indireta (HA) é um método de simples execução, adequado para levantamento epidemiológico. ( ) A reação de imunofluorescência indireta (RIF) se aplica ao diagnóstico da toxoplasmose, tanto na fase aguda (pesquisa de IgM) quanto na fase crônica (pesquisa de IgG). ( ) O imunoensaio enzimático (ELISA) é muito utilizado para o screening inicial de toxoplasmose, porém apresenta menor sensibilidade que a reação de imunofluorescência indireta (RIF).
A sequência correta é
Alternativas
Q1667156 Biomedicina - Análises Clínicas

O Diagnóstico Sorológico das infecções Virais tem por finalidades: diagnosticar uma enfermidade causada por vírus, identificar novos tipos de vírus isolados e estudar epidemiologicamente o comportamento de uma virose numa dada comunidade. Analise as afirmativas abaixo sobre a descrição do ensaio.


I - Teste de Neutralização: Os vírus infecciosos quando interagem com o anticorpo específico são neutralizados e, por conseguinte, perdem a capacidade de infectar células permissivas.

II - Reação de Hemadsorção: Uma suspensão de hemácias é adicionada à cultura e estas irão se ligar às proteínas virais expressas na superfície das células infectadas.

III - Reação de Hemaglutinação: Os vírus se ligam diretamente às hemácias formando agrupamentos visíveis.

IV - Teste de Inibição da Hemaglutinação: A capacidade de hemaglutinação de um vírus é bloqueada quando esse vírus reage com o anticorpo específico.


Está(ão) CORRETA(S)

Alternativas
Q1667154 Biomedicina - Análises Clínicas
As técnicas rotineiramente utilizadas para o diagnóstico da infecção pelo HIV são baseadas na detecção de anticorpos contra o vírus. Estas técnicas apresentam excelentes resultados e são menos dispendiosas, sendo de escolha para toda e qualquer triagem inicial. Outras técnicas detectam diretamente o vírus ou suas partículas. São menos utilizadas rotineiramente, sendo aplicadas em situações específicas, tais como: exames sorológicos indeterminados ou duvidosos, mensuração da carga viral para controle de tratamento entre outros.
Entre as técnicas abaixo QUAL REPRESENTA a que detecta a presença do vírus?
Alternativas
Q1667144 Biomedicina - Análises Clínicas
A reação de Mitsuda é uma reação de hipersensibilidade do tipo tardia, que tem como objetivo o auxílio no diagnóstico da
Alternativas
Q1616287 Biomedicina - Análises Clínicas
O teste de Coombs direto é utilizado para detectar anticorpos ligados aos eritrócitos in vivo. Para a realização desse teste, é fundamental, no momento da coleta, escolher corretamente o tubo
Alternativas
Q1616281 Biomedicina - Análises Clínicas
O teste utilizado para a detecção de anticorpos para Treponema palidum emprega um reagente composto por hemácias de carneiro sensibilizadas e não sensibilizadas, e uma solução diluente do soro para a reconstituição das hemácias sensibilizadas liofilizadas como controle positivo. A descrição acima refere-se ao teste de
Alternativas
Q1058059 Biomedicina - Análises Clínicas

Analise as afirmativas abaixo.


1 – O método de ELISA utiliza material radiológico, configurando-se um radioimunoensaio.

2 – ELISA é um método que possui as seguintes vantagens: maior sensibilidade (ng/mL), simplicidade, estabilidade dos reagentes e pequeno volume do plasma.

3 – ELISA indireto é empregado na pesquisa de anticorpos, onde o antígeno é fixado à fase sólida, incubado com soro em estudo e, em seguida, com anti-imunoglobulina ligada à enzima.


Estão corretas

Alternativas
Q1058051 Biomedicina - Análises Clínicas
A prova sorológica de triagem para diagnóstico de sífilis é
Alternativas
Q1058032 Biomedicina - Análises Clínicas
É a prova usada nos casos de imunização da mãe por incompatibilidade materno-fetal e na imunização do receptor consequente à transfusão de sangue. Detecta a presença de anticorpos livres no soro, que é incubado com hemácias que contenham antígenos conhecidos. Essa prova é conhecida como
Alternativas
Q689916 Biomedicina - Análises Clínicas
“Emprega cristais de colesterol que são sensibilizados com lecitina e cardiolipina. Detecta anticorpos antilipídios que se formam no hospedeiro como resposta ao material de natureza lipídica, liberado pelas células lesadas no início da infecção e ao material lipídico do próprio parasita. A leitura do teste é feita macroscopicamente, contra fundo escuro, após alguns minutos de agitação. O teste positivo apresenta a formação de flóculos, enquanto o negativo apresenta aspecto homogêneo e sem agregados.” A descrição anterior refere-se ao teste imunológico denominado
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: C
5: D
6: C
7: C
8: A
9: B
10: D
11: C
12: E
13: D
14: E
15: A
16: D
17: B
18: D
19: C
20: D