Questões Militares
Sobre microbiologia nas técnicas em laboratório em técnicas em laboratório
Foram encontradas 42 questões
● Tipo de amostra: raspado subungueal. ● Material: bisturi, gaze estéril, swab pequeno e álcool 70%. ● Meios de cultivo: ágar Sabouraud e ágar batata. ● Corantes: KOH e lactofenol.
Considerando as informações apresentadas, qual é a amostra clínica mais provável a ser analisada nesse POP?
Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que completa corretamente a frase.
( ) Em esfregaços de secreção genital, são encontrados diplococos gram-negativos intra e/ou extracelulares. ( ) Coloração de Gram, culturas em meios seletivos e detecção de ácidos nucleicos por técnica de PCR podem ser utilizados. ( ) Amostras de faringe, de conjuntiva ou do reto podem ser colhidas para realização de cultura. ( ) Os métodos de coloração mais utilizados são Giemsa e imunofluorescência direta.
Coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, de acordo com Oplustil et al (2010), com relação às culturas de vigilância epidemiológica, assinalando, a seguir, a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A detecção de bactérias multirresistentes é um importante fator de monitoramento das tendências e medidas de precauções e intervenções no programa de controle da infecção hospitalar.
( ) Para detecção de cepas produtoras de carbapenemase, inocula-se a amostra em caldo TSB (Tryptic Soy Broth), contendo um disco de ertapenem ou meropenem 10 μg.
( ) Na pesquisa de Enterococcus spp. resistentes à vancomicina (VRE) e de Enterobactérias produtoras de betalactamases de espectro estendido (ESBL), pode-se utilizar o swab retal como amostra clínica.
( ) Para a investigação de Staphylococcus aureus resistente à oxacilina (MRSA), a amostra é semeada em ágar sangue.
( ) As amostras clínicas para a realização das culturas
deverão ser encaminhadas ao laboratório em um período de
até 24 horas, à temperatura ambiente.