Questões Militares de Técnicas em Laboratório - Técnicas Manuais e Automatizadas de Aparelhos e Materiais, Para Fins de Diagnóstico Hematológico
Foram encontradas 46 questões
Urinálise: foi possível observar a presença de estearase leucocitária, piócitos, hemácias, e flora discretamente aumentada. Gram de gota: visualização de vários bastonetes gram negativos. Urocultura: crescimento de mais de 100.000 UFC caracterizando, portanto, infecção urinária. Testes de identificação foram realizados e houve crescimento em meio Rugai, o que permitiu a identificação da bactéria como Salmonella sp.
O responsável pelos exames identificou uma infecção urinária, mas achou o resultado estranho, já que a Salmonella sp. dificilmente infecta o trato urinário.
Marque a opção que explica o ocorrido.
Associe as colunas relacionando as doenças com as suas respectivas características.
Doença
(1) Hemofilia A
(2) Hemofilia B
(3) Doença de von Willebrand (VWD)
Característica
( ) É a mais comum das deficiências hereditárias de fatores da coagulação. É uma herança ligada ao sexo, uma mutação no cromossomo X causando a ausência ou redução do fator VIII da coagulação.
( ) Consiste na deficiência do fator IX. Trata-se também de uma herança ligada ao sexo, estando o gene defeituoso também no cromossomo X.
A sequência correta dessa classificação é:
Com base nestas informações, é correto afirmar que
( ) A doença apresentada pela criança é uma das causas da hiperlipidemia secundária. ( ) A criança apresenta distúrbios relacionados ao metabolismo de lipídeos e, por isso, os valores estão elevados, não havendo correlação com o seu diagnóstico. ( ) A não entrada da glicose nas células (uma das consequências do diabetes) bloqueia o ciclo de Krebs levando ao catabolismo de gorduras. Este metabolismo paralelo é o que causa a cetoacidose. ( ) Os principais substratos para a formação de corpos cetônicos são os ácidos graxos livres dos estoques de tecido adiposo. ( ) As baixas concentrações de insulina resultam no aumento da lipólise e diminuição da reesterificação (processo necessário para o armazenamento de triglicérides no fígado), aumentando, assim, os ácidos graxos livres. ( ) Na condição médica apresentada por esta criança, assim como no jejum, a maioria dos triglicérides no plasma estão presentes nas partículas de VLDL.
Paciente, sexo masculino, 48 anos, deu entrada no pronto atendimento do hospital queixando-se de episódios periódicos de forte dor abdominal superior que se irradia para as costas, a qual piora durante a alimentação, bem como náuseas e vômitos. Além disso, o paciente mostrou-se bastante ictérico e febril. Foram realizados alguns exames:
Analise as assertivas abaixo, sobre o exame de Proteína C reativa (PCR).
I. É encontrada no soro e é altamente específica para doenças do trato digestivo.
II. Seus valores alterados são indicadores de processos inflamatórios diversos.
III. Tem sido utilizada como marcador para infecção bacteriana em recém-nascidos.
IV. Suas concentrações aumentam em situação de infarto do miocárdio, estresse, trauma, infecções, inflamações, cirurgia e neoplasias.
Estão corretas apenas as assertivas
Paciente, sexo masculino, 48 anos, deu entrada no pronto atendimento do hospital queixando-se de episódios periódicos de forte dor abdominal superior que se irradia para as costas, a qual piora durante a alimentação, bem como náuseas e vômitos. Além disso, o paciente mostrou-se bastante ictérico e febril. Foram realizados alguns exames:
A acidose ____________________ foi causada pelo desequilíbrio ácido-base associado à perda de sangue. Já a alcalose ____________________ é resultado do desequilíbrio ácido-base associado à reposição do volume sanguíneo perdido.
A sequência de palavras que preenche corretamente as lacunas é:
A figura abaixo descreve o metabolismo do ferro.
FONTE: GROTTO, Helena Z. W. Metabolismo do ferro: uma revisão sobre os principais mecanismos
envolvidos em sua homeostase. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. 30 (5) Out 2008
https://doi.org/10.1590/S1516-84842008000500012. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbhh/a/HLcyWTTVXw/?lang=pt. Acesso em: 17 jan. 2023.
A hepcidina é um polipeptídeo produzido pelas células hepáticas. É um importante regulador hormonal da homeostasia do ferro. Ela inibe a liberação do ferro dos macrófagos e dos enterócitos, levando, assim, ao surgimento de uma anemia caracterizada laboratorialmente pelo aumento da ferritina e pela redução do ferro sérico.
Marque a opção que apresenta o tipo de anemia frequentemente associada ao aumento da hepcidina na corrente
sanguínea.
EXAMES 1 T4 livre = 2,3 ng/dL (valor de referência: 0,7 - 1,5 ng/dL) TSH = 0,1 mUI/L (valor de referência: 0,6 - 5,4 mUI/L)
Após estes exames, o médico receitou propiltiuracil (PTU), um medicamento cujo mecanismo de ação consiste na depleção de iodo na glândula tireoide e redução da conversão da tiroxina em triiodotironina no tecido periférico. Com um mês de medicação notou aumento expressivo no bócio. Novos exames foram feitos e os resultados encontramse abaixo:
EXAMES 2 T4 livre = 0,3 ng/dL TSH = 10,2 UI/mL
Foi, então, associado ao PTU, Levotiroxina (hormônio sintético) na dose de 100mcg/dia. Abaixo encontram-se os valores hormonais encontrados após a associação.
EXAMES 3 T4 livre = 1,8 ng/dL TSH = 0,6 UI/mL
Associe as colunas, relacionando os diagnósticos com seus respectivos diagnósticos. Os exames podem se repetir para exames diferentes, isto é, na coluna de exames pode haver números repetidos.
Diagnóstico
(1) Eutireoidismo (2) Hipotireoidismo (3) Hipertireoidismo
Exames
( ) Exames 1. ( ) Exames 2. ( ) Exames 3.
A sequência correta dessa classificação é:
Resultados: Na+ .................. 140 (valor de referência: 135 - 145 mmol/L) K+ .................... 10,6 (valor de referência: 3,5 - 5,0 mmol/L) Cl- .................... 104 (valor de referência: 95 - 105 mmol/L) Creatinina ....... 0,8 (valor de referência: 0,6 - 1,2 mg/dL)
É sabido que, em casos de hipercalemia isolada, com valores muito elevados de potássio, o resultado laboratorial só deve ser liberado após uma avaliação da fase pré-analítica (coleta, processamento e transporte de amostras). Erros nesta fase podem provocar uma pseudo-hipercalemia e falsear o resultado.
Com base nas informações acima, analise os erros pré-analíticos abaixo.
I. Hemólise. II. Refrigeração da amostra antes da centrifugação. III. Demora para separar o soro das células.
Sobre os erros pré-analíticos que podem provocar uma pseudo-hipercalemia, estão corretas apenas as assertivas
1. interrompeu a operação; 2. manteve a centrífuga fechada por 30 minutos; 3. removeu e descartou os fragmentos de vidro usando uma pinça; 4. descontaminou a centrífuga.
Assinale a alternativa que aponta as medidas adequadas adotadas pelo técnico responsável.