Questões Militares de Técnicas em Laboratório - Uroanálise e Outros Líquidos Corporais

Foram encontradas 77 questões

Q2547511 Técnicas em Laboratório
São cristais observados em urina alcalina, EXCETO
Alternativas
Q2547498 Técnicas em Laboratório
Um Soldado de 2ª classe procurou o Pronto Atendimento do HPM com dor muscular intensa, fraqueza, náuseas e urina escura. Considerando a rabdomiólise como o provável diagnóstico desse paciente, assinale a alternativa CORRETA que representa o principal exame laboratorial que corrobora essa etiologia: 
Alternativas
Q2195763 Técnicas em Laboratório
Os cristais de oxalato de cálcio são os mais comumente encontrados nos cálculos renais. Eles surgem em urinas ácidas e podem ser mono ou diidratados. Marque a opção que aponta a forma destes cristais, na sedimentoscopia urinária. 
Alternativas
Q2195758 Técnicas em Laboratório
Paciente do sexo feminino, 46 anos, transplantada renal e em acompanhamento médico pós-cirurgia, retorna ao consultório queixando-se de dores ao urinar, urgência miccional e vontade constante de urinar, mesmo de bexiga vazia. Alguns exames foram solicitados:
Imagem associada para resolução da questão

Com base nos resultados obtidos no exame e na queixa da paciente, qual é o provável diagnóstico?
Alternativas
Q2195757 Técnicas em Laboratório
Texto IV

Paciente do sexo masculino, 49 anos, deu entrada na Unidade de Emergência, ictérico e com fortes dores abdominais. Foram realizados os seguintes exames:


De acordo com as informações do Texto IV, associe as colunas relacionando os exames realizados pelo paciente com as respectivas Informações Clínicas.
Exame 
(1) Desidrogenase lática (LD) 
(2) Gama-glutamiltransferase (GGT) (3) Fosfatase alcalina (ALP)
Informação Clínica 
( ) embora o tecido renal possua maior concentração desta enzima, quando no sangue, parece se originar primariamente do tecido hepato-biliar, sendo assim um indicador sensível da presença desta doença, mas sua utilidade é limitada devido a sua inespecificidade. Sua atividade é maior em casos de obstrução biliar. ( ) está presente na maioria dos órgãos do corpo. É importante na investigação da doença hepatobiliar e na doença óssea. ( ) está presente em diversas células do corpo e é um marcador de lise celular. Possui cinco isoenzimas e sua identificação ajuda a localizar o órgão lesionado.

A sequência correta dessa classificação é:

Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: A
4: A
5: C