Questões Militares
Sobre concepções de mundo, homem e educação em pedagogia
Foram encontradas 13 questões
Demo (2015) destaca um traço distintivo da “educação pela pesquisa”. Esse concerne “à formação do sujeito competente, no sentido de ser capaz de, tomando consciência crítica, formular e executar projeto próprio de vida no contexto histórico”. Trata, ainda, da “instrumentação mais competente da cidadania, que é o conhecimento inovador e sempre renovado. Oferece, ao mesmo tempo, a base da consciência crítica e a alavanca da intervenção inovadora, desde que não seja mera reprodução, cópia, imitação”. O autor denomina esse traço distintivo como
Imbernón (2017) defende formar um professor como um profissional prático-reflexivo, que recorre à investigação como uma forma de decidir e de intervir praticamente nas situações defrontadas. As situações enfrentadas pelo professor, de acordo com o autor, caracterizam-se por serem
A que conceito de Vygotsky se refere o excerto, adaptado de Oliveira (in: La Taille, Oliveira e Dantas, 1992)?
A participação do professor é fundamental por garantir a gestão democrática da escola, segundo Libâneo (2004). Na concepção democrático-participativa, os profissionais que trabalham na escola precisam desenvolver e pôr em ação competências específicas profissionais para participar das práticas da gestão. Acerca destas competências, analise.
l. Desenvolver capacidade de interação e comunicação entre si e com os alunos.
II. Aprender a tomar decisões sobre os problemas e dilemas da organização escolar, das formas de gestão e da sala de aula.
III. Compreender os processos envolvidos nas inovações organizativas, pedagógicas e curriculares.
IV. Familiarizar-se com modalidades e instrumentos de avaliação do sistema, da organização escolar e da aprendizagem escolar.
Estão corretas as competências
Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e a seguir, assinale a opção com a sequência correta.
Segundo Schön:
( ) O termo talento artístico profissional refere-se aos tipos de competência que os profissionais demonstram em certas situações da prática que são únicas, incertas e conflituosas.
( ) A expressão conhecer na ação refere-se aos tipos de conhecimento que revelamos em nossas ações inteligentes – performances físicas, publicamente observáveis ou operações privadas.
( ) Dependendo da linguagem que venhamos a empregar, nossas descrições do ato de conhecer-na-ação não podem ser consideradas como contruções.
( ) O processo de conhecer-na-ação é dinâmico e os “fatos, os “procedimentos” e as “teorias”são estáticos.