Questões Militares
Sobre normas educacionais dos estados em pedagogia
Foram encontradas 15 questões
A Lei nº 12.464 de 2011, que dispõe sobre o ensino na Aeronáutica, em seu artigo 1º, esclarece a finalidade desse ensino.
A esse respeito, preencha corretamente as lacunas.
O ensino na Aeronáutica tem como finalidade proporcionar ao seu pessoal militar, da ativa e da reserva, e a civis, na paz e na guerra, a necessária __________________ para o exercício dos cargos e para o ________________ das funções previstas na estrutura ________________do Comando da Aeronáutica, para o cumprimento de sua destinação ________________.
A sequência que preenche corretamente as lacunas é
Dominar os conteúdos que integram o currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental e conhecer o plano curricular da Secretaria de Estado de Educação (SEE) são competências necessárias desenvolvidas pelo professor. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo:
I. Utilizar uma metodologia adequada ao ensino dos conteúdos dos anos iniciais.
II. Conhecer a estrutura e organização curricular dos anos iniciais do ensino fundamental, sua abordagem e seus objetivos.
III. Desenvolver atividades para que os alunos raciocinem, trabalhem com dados e se comuniquem para resolver problemas.
IV. Explorar sistematicamente as relações de comunicação no diagnóstico das dificuldades.
Assinale a alternativa correta:
Sobre a seleção lexical e efeitos de sentido, o Centro de Referência Virtual do Professor elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, traça algumas recomendações. Tendo como base tais recomendações, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O uso do dicionário é o melhor método para aprendizagem do léxico em todos os casos.
II. Promover o uso do dicionário quando realmente necessário, usar o texto como apoio para a inferência lexical, apresentar e reapresentar palavras em diferentes contextos lingüísticos são, portanto, três pontos importantes a observar em sala de aula para que o aluno construa estratégias eficientes de leitura.
III. É necessário atentar mais no papel dos elementos relacionais, importantes índices de significação dentro do texto, o que se propõe seja feito no estudo da textualização do discurso.
Estão corretas as afirmativas:
O fenômeno da variação é inerente a qualquer língua natural. Assim, qualquer tentativa de moldar o sistema a um único padrão formal está fadada a não se realizar. Sobre o ensino da variação linguística no português brasileiro na visão do Centro de Referência Virtual do Professor elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Quando se pensa que um dos objetivos da escola é o ensino de um padrão culto de língua, está se excluindo a reflexão sobre as variedades linguísticas.
II. É preciso envolver os alunos nas questões políticas que envolvem a discussão linguística, mas, ao mesmo tempo, também por razões políticas e ideológicas, não se pode privar das discussões que envolvem a definição do padrão.
III. Dentre o conhecimento linguístico acumulado e
desenvolvido pelos alunos seguramente, encontra-se
aquele que diz respeito à percepção das diferenças
linguísticas.
Estão corretas as afirmativas:
Os tópicos de 8 a 14 do Eixo I da Proposta Curricular de Língua Portuguesa referem-se, respectivamente, à textualização dos discursos narrativo (ficcional), de relato (narrativo não ficcional), expositivo, argumentativo, injuntivo e poético. O estudo de cada um deles, evidentemente, dependerá do tipo de discurso predominante no texto, detectado na operação de enunciação. Sobre o ensino desses tópicos, correlacione o tipo de discurso com sua definição.
I. Discurso narrativo.
II. Discurso de relato.
III. Discurso descritivo.
IV. Discurso expositivo.
V. Discurso argumentativo.
A. Esse tipo de discurso é notado, principalmente na área jornalística, apresentando vários gêneros de textos, permitindo ao aluno compreender as diferentes situações comunicativas e as várias formas que ganham a informação.
B. Entender esse discurso é colocar-se no lugar de quem descreve, o que resulta no entendimento de que há ângulos, mirantes diferentes de onde nos posicionamos para descrever, produzindo resultados também diferentes.
C. Trata-se de uma competência discursiva e, para tal, é necessário realizar atividades capazes de colaborar para que o aluno possa externar seu ponto de vista, aguçar o senso crítico, saber selecionar argumentações sólidas e consistentes e organizá-las, de modo a atender seu esforço de convencimento.
D. Compreender seu funcionamento nos ajuda não só a entender textos literários ou jornalísticos, mas também a reconhecer as histórias que se contam por meio de filmes, das diversas produções televisivas, dos telejornais e até de outras formas de expressão que nos passam, às vezes, despercebidas, como a fotografia, a pintura, os grafites de um muro ou as características arquitetônicas de nossa cidade.
E. São textos relacionados ao conhecimento científico e ao conhecimento, de algum modo, sistematizado por instâncias legitimadas de produção de saberes. Esse discurso tende a lançar mão, ora de estratégias descritivas, ora de estratégias argumentativas, como modo de alcançar o objetivo com o qual expõe determinado assunto e ainda seus leitores previstos.
O professor deve avaliar em que medida as inferências, os pressupostos e os raciocínios exigidos para a compreensão ou produção do texto estão ao alcance dos alunos. Com base na Proposta Curricular – CBC (Conteúdo Básico Comum), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A proposta do CBC orienta que o professor deixe de trabalhar textos que exijam inferências e raciocínios mais complexos.
II. O professor deve considerar que quanto mais implícitas estão as marcas do ponto de vista do locutor (como ocorre, por exemplo, em passagens onde há alusões, metáforas e ironia) mais sutileza se exige do interlocutor.
III. Os objetivos de leitura interferem nas estratégias e nos resultados da leitura.
Estão corretas as afirmativas:
Segundo a proposta Curricular do Conteúdo Básico Comum (CBC), as situações de ensino devem levar o aluno a rever o conceito de gramática. Sobre o ensino da gramática, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A gramática deve ser vista como ferramenta de investigação dos processos cognitivos que permitem, ao ser humano, fazer uso da linguagem.
( ) Os grandes problemas escolares estão no domínio da gramática.
( ) A tarefa do professor ao ensinar gramática deve ser evitar expor o aluno a formas linguísticas que ele não conhece.
( ) É preciso que se proponham diversas possibilidades de construção de frases em que os fatos da língua, a partir das experiências dos alunos, sejam discutidos.
( ) Há a necessidade de levar o aluno a ter contato com outras gramáticas, além daquela da língua padrão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A definição dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC) para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio constitui um passo importante no sentido de tornar a rede estadual de ensino de Minas Gerais um sistema de alto desempenho. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Ensinar e aprender linguagem significa defrontar-se com as marcas discursivas das diferentes identidades presentes nas variedades linguísticas.
II. Os conteúdos dos currículos e programas, assim como as práticas de ensino, devem ser selecionados em função da aquisição e do desenvolvimento das competências e habilidades de uso da língua e da reflexão sobre esse uso, e não em função do domínio de conceitos e classificações como fins em si mesmos.
III. É preciso que o aluno reconheça a leitura e a escrita como atividades interativas de produção de sentido, que colocam em jogo diferentes fatores, como a situação comunicativa, o horizonte social dos interlocutores, o objetivo de interlocução, as imagens que os interlocutores fazem um do outro, os usos e as práticas de linguagem.
Estão corretas as afirmativas:
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, por meio da Diretoria da Educação Especial (DESP) vem desenvolvendo ações que objetivam preparar e adequar as escolas públicas para receber e atender, com qualidade os alunos com deficiências e transtornos globais do desenvolvimento, junto aos demais alunos. As principais ações são desenvolvidas em:
I. Promoção da acessibilidade arquitetônica e tecnológica.
II. Capacitação de educadores
III. Formação de redes de apoio de acordo com os critérios econômicos das instituições
IV. Garantia dos Atendimentos Educacionais Especializados (AEE)
Assinale a alternativa correta: