Questões Militares
Sobre pressupostos epistemológicos: teorias do conhecimento em pedagogia
Foram encontradas 8 questões
Morin problematiza a temática do conhecimento em seu célebre Sete saberes necessários à educação do futuro. O autor discute, a título de exemplo, o caso da decodificação da estrutura do código genético (o DNA) empreendida por Watson e Crick, que “surpreenderam e escandalizaram a maioria dos biólogos, que jamais imaginavam que isto poderia ser transcrito em moléculas químicas”. Trata-se de um caso nas ciências que evidencia o funcionamento das ideias normativas, ancorando as causas desse erro
Goulart (2015) situa as origens da psicologia fenomenológica e humanista na Filosofia, campo em que se encontram “suas raízes mais profundas”. Um dos autores revisitados é Husserl, segundo o qual a fenomenologia se identifica com um método de análise filosófica, constituindo uma tentativa para restituir fundamento ao cosmos e uma orientação à consciência e à vida. Nessa perspectiva, a fenomenologia torna-se
A que conceito de Vygotsky se refere o excerto, adaptado de Oliveira (in: La Taille, Oliveira e Dantas, 1992)?
Lefrancois (2008), na linha de Massaro e Cowan (1993), faz menção a uma metáfora dominante na psicologia cognitiva, que se baseia na linguagem do computador, e que enfatiza os “processos perceptuais e conceituais que permitem ao percebedor perceber; determinam como o ator atua; e fundamentam pensamento, memorização, resolução de problemas etc.”
A metáfora dominante na psicologia é do(a)
Baseando-se em Haydt (2004), considere algumas das ideias que fundamentaram os pressupostos pedagógicos e princípios didáticos preconizados pelo movimento da Escola Nova:
I. A Pedagogia e a Didática devem articular-se ao empirismo e à rotina, adotando uma atitude crítica e dinâmica de investigação no sentido de aprimorar as práticas de ensino.
II. O processo pedagógico e o trabalho didático devem basear-se nos estudos realizados pelas ciências do comportamento, principalmente, da Psicologia.
III. A escola deve favorecer a prática das relações humanas, incentivando a livre comunicação, a cooperação e o auxílio mútuo.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)