Questões Militares de Pedagogia - Teorias e Práticas para o Ensino de História
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A integração entre as disciplinas e as áreas deve ser efetivada com o desenvolvimento de atividades mais globalizadas, envolvendo várias habilidades comuns e conectando conceitos e contextos que deverão estar presentes no planejamento do professor. Na definição das áreas do currículo a partir da matriz curricular proposta pela Secretaria de Estado da Educação, ressalta-se a importância de se considerar a relação indissociável entre conhecimentos, linguagem e afetos para que a integração se efetive no estudo por áreas de conhecimentos descritos a seguir:
1. Linguagens e Códigos
2. Ciências da Natureza Matemática
3. Ciências Humanas
Correlacione essas áreas de conhecimento com as afirmativas a seguir:
1. Leva em consideração às noções que o conhecimento é trazido por sistemas significativos de expressão.
2. Refere-se às noções e conceitos essenciais sobre fenômenos, processos, sistemas e operações, que contribuem para a constituição de saberes, conhecimentos, valores e práticas sociais, indispensáveis ao exercício de uma vida de cidadania plena.
3. Dizem respeito a valores fundamentais, ao interesse social, direitos e deveres dos cidadãos, envolvendo respeito ao bem comum e à ordem democrática, como fundamentos da sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência respectivamente correta de cima para baixo.
Analise as afirmativas sobre a História Nova e marque a opção correta.
I. Aqueles que fundaram a Nova História, de modo diferente da Escola de Leopoldo Von Ranke e seus seguidores, compreenderam e ensinaram que história é a política passada e política é a história presente.
II. A Nova História, diferentemente do que praticavam os historiadores tradicionais, defendeu que a história não poderá mais ser compreendida como uma narrativa dos eventos, devendo haver análise e entendimento das estruturas.
III. A História Nova, rompendo com os paradigmas tradicionais, passou a sustentar que não é possível exercer o ofício de historiador abrindo mão da concepção de que a história é objetiva.