Questões Militares
Sobre teorias e práticas para o ensino de língua portuguesa em pedagogia
Foram encontradas 34 questões
Leia o texto para responder à questão.
Diferentemente do conceito de letramentos (múltiplos), que não faz senão apontar para a multiplicidade e variedade das práticas letradas, valorizadas ou não nas sociedades em geral, o conceito de multiletramentos aponta para dois tipos específicos e importantes de multiplicidade presentes em nossas sociedades, principalmente urbanas, na contemporaneidade: a multiplicidade cultural das populações e a multiplicidade semiótica de constituição dos textos por meio dos quais ela se informa e se comunica.
(ROJO, R.; MOURA, E. (orgs). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola. 2012. p.13. Adaptado)
O trabalho com multiletramentos na escola
Competências são as modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer. As habilidades decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do ‘saber fazer’. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando nova reorganização das competências. (INEP, 1999, p.7).
Considerando as competências no âmbito educacional, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Uma competência traduz-se na capacidade de agir eficazmente perante um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem se limitar a eles.
POIS
II. Exige a integração e a mobilização de repertórios de conhecimentos e atitudes que permitirão o sujeito a aprender a aprender, não se limitando aos aspectos cognitivos.
Sobre essas asserções, é correto afirmar que a/as
A gestão de classe diz respeito a todas as estratégias de ensino, regras e disposições necessárias para criar e manter um ambiente ordenado, favorável tanto ao ensino quanto à aprendizagem. Ela, portanto, constitui-se na variável individual que mais determina a aprendizagem dos alunos. Ela consiste num trabalho de preparação e de planejamento do professor, que conduz a um conjunto de decisões que o levam a conseguir manter determinada organização e ordem necessárias tanto à instrução quanto aos processos de socialização e educação dos discentes. (GAUTHIER et al., 1998).
Analise as asserções a seguir e a relação
I. Na gestão de classe, deve-se considerar o início das aulas, a transição dentro das aulas e o encerramento das aulas.
PORQUE
II. O planejamento, a execução e a avaliação fazem parte de um processo cíclico que visa contribuir para a aprendizagem de alunos.
Sobre essas asserções, é correto afirmar que a/as
Sobre os critérios de avaliação de Lingua Portuguesa para o primeiro ciclo, relacione as colunas e depois assinale a sequência correta nas opções abaixo.
Critérios
1. Narrar histórias conhecidas e relatos de acontecimentos, mantendo o encadeamento dos fatos e sua sequência cronológica, ainda que com ajuda.
2. Demonstrar compreensão do sentido global de textos lidos em voz alta.
3. Escrever utilizando a escrita alfabética, demonstrando preocupação com a segmentação do texto em palavras e em frases e com a convenção ortográfica.
4. Ler de forma independente textos cujo conteúdo e forma são familiares.
Espera-se que...
( ) o aluno saiba não apenas localizar informações específicas nos textos como tilizá-las para construir a ideia geral do texto.
( ) o aluno faça uso de seu Conhe-cimento sobre a segmentação do texto em palavras.
( ) o aluno reconte oralmente histórias que já ouviu ou leu.
( ) o aluno leia o texto conseguindo resgatar o seu significado e compreender a ideia global.
Sobre a seleção lexical e efeitos de sentido, o Centro de Referência Virtual do Professor elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, traça algumas recomendações. Tendo como base tais recomendações, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O uso do dicionário é o melhor método para aprendizagem do léxico em todos os casos.
II. Promover o uso do dicionário quando realmente necessário, usar o texto como apoio para a inferência lexical, apresentar e reapresentar palavras em diferentes contextos lingüísticos são, portanto, três pontos importantes a observar em sala de aula para que o aluno construa estratégias eficientes de leitura.
III. É necessário atentar mais no papel dos elementos relacionais, importantes índices de significação dentro do texto, o que se propõe seja feito no estudo da textualização do discurso.
Estão corretas as afirmativas:
Sobre o processo avaliativo que consta da Proposta Curricular dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC) para Língua Portuguesa, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A avaliação deve ser multimodal, multidimensional. Isso quer dizer que ela deve ser feita por meio de diferentes instrumentos e linguagens.
( ) A autoavaliação é uma oportunidade para o aluno se apropriar conscientemente dos conhecimentos que adquire e dos processos desenvolvidos para adquiri-los.
( ) A resposta do aluno a uma questão pode não ser a que prevíamos, mas pode desvelar outras possibilidades de interpretação também ricas, que mereçam nossa consideração.
( ) As perguntas devem apresentar o desejo de induzir o aluno a chegar à resposta inicialmente pensada pelo professor.
( ) A diversidade de instrumentos e situações possibilita avaliar as diferentes competências e conteúdos curriculares em jogo, contrastar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens para contextos distintos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O aluno precisa conhecer o funcionamento enunciativo do discurso injuntivo, dada a sua especificidade. Sobre o ensino da organização textual do discurso injuntivo, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Como são gêneros de fácil identificação, o importante é esclarecer como esse texto se organiza, uma vez que possui um esquema cognitivo prototípico: exposição do macro-objetivo, apresentação dos comandos e justificativa.
II. Ao identificar o provável enunciador, o aluno precisa estabelecer relações entre os dados do texto e o contexto social mais amplo para ampliar a compreensão das relações de poder e dos processos gerais de recepção e de produção de texto na sociedade.
III. Deve-se ter em mente que as atividades que servem para ensinar e aprender também podem ser utilizadas para a avaliação.
Estão corretas as afirmativas:
Intertextualidade é um conceito muito utilizado na vida contemporânea e designa o fenômeno da relação dialógica entre textos. Sobre o ensino da intertextualidade à luz do Centro de Referência Virtual do Professor elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A literatura a respeito do assunto tem permitido dizer que todo texto é intertexto, já que é sempre um espaço de produção de sentidos e de identidade com um outro.
II. A intertextualidade, por se revelar tanto no âmbito do conteúdo quanto da forma, permite desenvolver capacidades tanto linguísticas quanto semióticas e semânticas.
III. A metalinguagem, por sua vez, utiliza a linguagem para falar dela mesma, o que se constitui em excelente oportunidade de compreender os fatos e os conceitos de língua em diferentes possibilidades de organização.
Estão corretas as afirmativas:
O processamento adequado do léxico textual é uma estratégia importante para a construção do sentido global do texto, idealmente um produto da interação autor-leitor ou autor-ouvinte do texto. Sobre o ensino da seleção lexical e efeitos de sentido, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Quem desconsidera a sinalização de sentidos do autor constrói sentido para o texto estabelecendo relações semânticas não autorizadas pela superfície textual, ou seja, com base apenas nas suas próprias expectativas de leitura.
II. A condição básica para fazer do processamento lexical uma estratégia de construção do sentido global do texto é reconhecer que a recepção de um texto não é nem atribuição nem extração de significado, ou seja, o sentido do texto não está exclusivamente nem na cabeça do leitor/ouvinte (conhecimento prévio), nem na materialidade linguística do texto (sinalização dos sentidos pelo autor), mas na interação autor-leitor/ ouvinte.
III. As palavras de um texto têm dimensão discursiva, não apenas semântica.
Estão corretas as afirmativas:
O Eixo II da Proposta Curricular dos Conteúdos Básicos Comuns (CBC) para Língua Portuguesa aborda o fenômeno da variação linguística no português brasileiro, iniciado no tópico 19 e desenvolvido no contrapondo do Português Padrão (PP) – também chamado norma padrão ou uso padrão – com o Português Não Padrão (PNP). Sobre o ensino do Eixo Temático II Linguagem e Língua, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O Eixo II pode ser trabalhado, pelo menos, de duas maneiras. Uma delas consiste em fazer de seus tópicos expansões de outros tópicos do Eixo I, inserindo-os nos momentos em que a situação o permitir.
( ) A partir do domínio linguístico que o aluno revela na escrita ou mesmo da observação quanto aos problemas que ele apresenta em seus escritos, é preciso que se proponham diversas possibilidades de construção de frases em que os fatos da língua, a partir das experiências deles, sejam discutidos, observados, avaliados e questionados.
( ) É fundamental que exista uma inserção cada vez mais produtiva no mundo letrado, o que significa não só o aprendizado de um código em que se materializa a escrita, mas também a percepção de que existem diferentes formas de uso, governadas por restrições que se relacionam às situações comunicativas específicas.
( ) Dado o grande número de textos que circulam na sociedade, recomenda-se que a tarefa de ensino seja pautada por um critério quantitativo que, ao escolher determinadas formas e determinados usos da linguagem, seja capaz de planejar um processo de ensino mais sistemático.
( ) A ideia de “pureza” da língua escrita deve ser incentivada, apesar de existirem textos que intencionalmente fazem uma aproximação com a oralidade, relativizando os critérios de correção mais absolutos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
O fenômeno da variação é inerente a qualquer língua natural. Assim, qualquer tentativa de moldar o sistema a um único padrão formal está fadada a não se realizar. Sobre o ensino da variação linguística no português brasileiro na visão do Centro de Referência Virtual do Professor elaborado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Quando se pensa que um dos objetivos da escola é o ensino de um padrão culto de língua, está se excluindo a reflexão sobre as variedades linguísticas.
II. É preciso envolver os alunos nas questões políticas que envolvem a discussão linguística, mas, ao mesmo tempo, também por razões políticas e ideológicas, não se pode privar das discussões que envolvem a definição do padrão.
III. Dentre o conhecimento linguístico acumulado e
desenvolvido pelos alunos seguramente, encontra-se
aquele que diz respeito à percepção das diferenças
linguísticas.
Estão corretas as afirmativas:
Jornal e livro literário são os suportes selecionados para o Conteúdos Básicos Comuns (CBC). A escolha do jornal para o Ensino Fundamental se baseia no fato de esse suporte apresentar gêneros que correspondem a práticas de linguagem básicas essenciais, como a notícia, a manchete, o anúncio, entre várias outras. Sobre uso desses suportes, analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O fato de serem apenas dois os suportes selecionados deve impedir o estudo de outros suportes.
( ) A pedagogia da informação por meio do trabalho com texto jornalístico é fundamental a partir do momento em que o mundo é trazido para dentro da escola pelas notícias ali apresentadas.
( ) Os títulos e lides das notícias e/ou reportagens precisam ser trabalhados, pois possibilitam o conhecimento dos aspectos linguísticos específicos destes gêneros textuais.
( ) A sistematização leitora com as primeiras página do jornal propiciam a formação de conceitos e a aquisição de novos conhecimentos.
( ) É conhecendo, lendo, analisando e percebendo o jogo gráfico-linguístico do jornal que a criticidade e a capacidade textual discursiva ganham respaldo social.
Assinale Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Os tópicos de 8 a 14 do Eixo I da Proposta Curricular de Língua Portuguesa referem-se, respectivamente, à textualização dos discursos narrativo (ficcional), de relato (narrativo não ficcional), expositivo, argumentativo, injuntivo e poético. O estudo de cada um deles, evidentemente, dependerá do tipo de discurso predominante no texto, detectado na operação de enunciação. Sobre o ensino desses tópicos, correlacione o tipo de discurso com sua definição.
I. Discurso narrativo.
II. Discurso de relato.
III. Discurso descritivo.
IV. Discurso expositivo.
V. Discurso argumentativo.
A. Esse tipo de discurso é notado, principalmente na área jornalística, apresentando vários gêneros de textos, permitindo ao aluno compreender as diferentes situações comunicativas e as várias formas que ganham a informação.
B. Entender esse discurso é colocar-se no lugar de quem descreve, o que resulta no entendimento de que há ângulos, mirantes diferentes de onde nos posicionamos para descrever, produzindo resultados também diferentes.
C. Trata-se de uma competência discursiva e, para tal, é necessário realizar atividades capazes de colaborar para que o aluno possa externar seu ponto de vista, aguçar o senso crítico, saber selecionar argumentações sólidas e consistentes e organizá-las, de modo a atender seu esforço de convencimento.
D. Compreender seu funcionamento nos ajuda não só a entender textos literários ou jornalísticos, mas também a reconhecer as histórias que se contam por meio de filmes, das diversas produções televisivas, dos telejornais e até de outras formas de expressão que nos passam, às vezes, despercebidas, como a fotografia, a pintura, os grafites de um muro ou as características arquitetônicas de nossa cidade.
E. São textos relacionados ao conhecimento científico e ao conhecimento, de algum modo, sistematizado por instâncias legitimadas de produção de saberes. Esse discurso tende a lançar mão, ora de estratégias descritivas, ora de estratégias argumentativas, como modo de alcançar o objetivo com o qual expõe determinado assunto e ainda seus leitores previstos.