Questões Militares
Sobre doenças crônico-degenerativas em psicologia
Foram encontradas 19 questões
Considerando a referência citada, o tratamento para doença crônica precisa se pautar em:
A operação redutora do estômago é um tipo de atenção primária à saúde do grande obeso que tem resultado a longo prazo.
Acerca do atendimento multidisciplinar em psicologia, julgue o item subsequente.
Se um paciente cardíaco recebe assistência de médicos,
enfermeiros, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e
fisioterapeutas, é necessário que o psicólogo membro da
equipe multiprofissional avalie suas condições psicológicas
como um todo e informe à equipe, em detalhes, cada variável
encontrada e o contexto no qual ela ocorre, já que a decisão
sobre a relevância de qualquer informação cabe à equipe.
O tema oncologia é um dos mais estudados e passíveis de intervenção por parte do profissional da psicologia hospitalar e da saúde mediante doenças crônicas e fatais. Nesse sentido, é possível dizer que essa especialidade tem por compromisso assumir um fazer em psicologia incorporando uma dimensão social, de investigação contínua e de atuação multiprofissional. São, portanto, objetivos da psicologia junto à oncologia:
I. Prover ao paciente oncológico e aos seus familiares todo suporte emocional que lhes são necessários.
II. Evitar orientações e informações aos pacientes e seus familiares, fornecendo-as somente à equipe de saúde, impedindo o desenvolvimento de crises decorrentes da experiência de interrupção da continuidade da vida.
III. Desenvolver projetos científicos na área de psicologia voltados para a oncologia.
IV. Contribuir para a formação de profissionais da área de psicologia especialistas em oncologia, que se orientem pelo modelo de compreensão biopsicossocial dos processos de saúde e doenças.
Estão corretas apenas as afirmativas
As psicoterapias breves, independente da orientação que norteia o uso das técnicas para assistência em saúde, podem e têm sido utilizadas em diferentes segmentos da psicologia hospitalar, tais como os de atenção aos indivíduos com cardiopatias, materno infantil, oncologia, dentre outros. Informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Mediante um paciente adulto submetido a transplante do coração, o psicólogo pode intervir junto à família, visto que há uma tendência à instabilidade motivada pela realocação de papéis, questões financeiras, desgaste de relações, principalmente pelas frequentes e prolongadas hospitalizações.
( ) Tendo sido efetuado o processo de diagnóstico, quaisquer que seja a ação terapêutica no âmbito clínico ou cirúrgico, a mudança nos quadros psicológicos tende a ser concomitante à patologia, com repercussões na evolução da doença, na reabilitação biopsicossocial do paciente, com reflexos nas relações familiares e até no ambiente social.
( ) Para algumas patologias o profissional sempre deve atentar-se para o fato de que é possível afirmar que o aspecto psicológico não é o responsável pela sua etiologia, sendo, entretanto, para outras, o fator de risco para o surgimento de doenças crônicas como as arritmias, coronariopatias e a hipertensão.
( ) Enquanto integrante de equipe multiprofissional, deve evitar o uso de habilidades, competências e os recursos de todos os seus membros no planejamento de atividades, mas ser sistêmico em seu processo de tomada de decisão e de resolução de problemas, bem como empenhar-se para alcançar o sucesso do tratamento.
"Uma paciente com AIDS terminal tenta suicidar-se cortando os pulsos após a visita do marido, que agressivamente a ameaçou de abandono. Após a interpretação de sua raiva contra o marido, pôde expressar para o terapeuta esse e vários outros sentimentos reprimidos que não conseguia revelar para o cônjuge. Depois de algumas sessões em que foram trabalhadas as maneiras como ela poderia se expressar, conseguiu finalmente agredir verbalmente o marido e mostrar-lhe que tinha o direito de receber seu apoio e não abandono".
Segundo Penna, no livro Psicossomática Hoje de Julio de Mello Filho e Colaboradores, qual a tática utilizada pelo terapeuta no caso clínico apresentado acima, referente ao tratamento psicoterápico em hospitais gerais?
Julio de Mello Filho, no livro Psicossomática Hoje, relata que o paciente com câncer apresenta todo um conjunto de elementos psicossomáticos, que possui grande transcendência para ele e para sua vida de relação.
Com relação a essa doença, assinale a opção INCORRETA.
"Surge de forma gradual com a também gradual aceitação, pelo paciente, de suas limitações, deficiências e complicações inerentes à hemodiálise. Esse estágio é marcado por flutuações no estado emocional e físico. Todos os pacientes vivenciam prolongados períodos de contentamento, alternados com episódios variados de depressão. "
No livro "A Psicologia no Hospital" (2003) , Marli Rosani Meleti escreve sobre o paciente em hemodiálise e cita Reichsman e Levy, que descreveram os estágios de adaptação para a manutenção da hemodiálise pelos quais passam alguns pacientes. Esses estágios foram denominados de períodos. O trecho acima se refere ao período
"Estes pacientes tendem a negar a realidade e podem adotar uma atitude arrogante, ou de desprezo e indiferença com relação à sua enfermidade e aos cuidados médicos. Estas reações podem ser trabalhadas dentro da própria relação clínico-paciente. Entretanto, com certa frequência, somente a intervenção psiquiátrica consegue reverter esse quadro."
Amaury Queiroz, no livro "Psicossomática Hoje" (2010), de Júlio de Mello Filho, Miriam Burd e colaboradores, discorre sobre a sistematização assistencial para o paciente infectado pelo vírus da AIDS e sobre as reações psicológicas e/ou psiquiátricas determinadas pelo quadro clínico de ansiedade aguda, acrescido de ansiedade ou angústia. O trecho acima se refere às reações
"Caráter imprevisível do curso da doença. As frequentes e imprevisíveis exacerbações da doença fazem com que os pacientes tenham dificuldade em planejar o futuro. Como proteção vivem o seu "dia a dia", não se desenvolvendo pessoal ou profissionalmente, afastando-se socialmente, às vezes em graus desproporcionais à severidade da doença. Criam mecanismos de defesa para lidar com essa imprevisibilidade, como pensamentos mágicos e obsessivos que os afastam de pessoas ou lugares que julgam "causar" os episódios agudos."
O trecho acima se refere à característica de qual doença autoimune?