Questões Militares Sobre dor, estresse e luto em psicologia

Foram encontradas 35 questões

Q2194866 Psicologia
Sobre a Psicologia das emergências e do desastre, mais especificamente, em relação ao suporte psicológico pósacidente, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A diferença entre a atuação do psicólogo de emergência e o psicólogo clínico está no formato de intervenção, rapport, enquadre inicial e contato. ( ) Quanto ao recebimento de clientes, o psicólogo de emergências deve ser mais passivo, porque está lidando com vítimas tomadas por emoções e que apresentam baixíssima capacidade discriminativa. ( ) Para atuar no contexto de emergências é necessário que o psicólogo tenha uma abordagem específica, com referencial teórico bem definido. ( ) O contexto de emergências requer o conhecimento de processo e formação de vínculos; luto e morte; desastre e trauma.
Alternativas
Q2194848 Psicologia
O estresse é entendido como uma reação do organismo frente às mudanças ambientais ou situações desafiadoras ou ameaçadoras, que exigem um repertório de respostas físicas, emocionais e cognitivas, visando ajustar-se às mudanças ou situações, ou se retirar delas. Historicamente, os desafios de conceituar o fenômeno estresse resultaram, basicamente, em três modelos importantes em torno dos quais se estruturam os processos de pesquisa, intervenção e avaliação: modelo baseado em resposta, modelo transacional e modelo baseado no estímulo.
Sobre o tema, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.

( ) No modelo transacional o estresse é compreendido como algo que acarreta um julgamento particular sobre as demandas internas, ou seja, o estresse é um resultado da relação do sujeito com seu modo peculiar frente aos estímulos.
( ) No modelo baseado em resposta o estresse é compreendido como um conjunto inespecífico de respostas do corpo a qualquer demanda feita sobre ele, responsável pela ativação do nervo simpático, da resposta endócrina e do sistema imunológico.
( ) Estresse é um padrão de respostas específicas do organismo, mediado pelo sistema endócrino frente a uma dificuldade da vida ou a um evento percebido como uma ameaça, angustiante ou excessivo.
( ) No modelo baseado nos estímulos o estresse é compreendido como um evento ou experiência de vida, inesperado ou necessário, exigindo mudanças nos padrões de vida do indivíduo. 
Alternativas
Q2091607 Psicologia
O trecho a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

“O luto é um processo que envolve mudança de comportamento que todos experimentarão em alguma fase da vida. Essa mudança de comportamento pode ser marcada por uma série de sintomas e sinais específicos de dimensões física, emocional e cognitiva.” 
Diante do processo de luto, o profissional clínico possui um papel fundamental; assinale-o.
Alternativas
Q2091606 Psicologia
O trecho a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

“O luto é um processo que envolve mudança de comportamento que todos experimentarão em alguma fase da vida. Essa mudança de comportamento pode ser marcada por uma série de sintomas e sinais específicos de dimensões física, emocional e cognitiva.” 
Pautada nesse entendimento, a abordagem clínica da terapia cognitiva para o luto envolve um protocolo para o atendimento constituído, respectivamente, por:
Alternativas
Q2091604 Psicologia
As vivências de luto, muitas vezes, podem ser compreendidas por meio da maneira como se rompe o vínculo, pois as emoções e os sentimentos estão interligados ao padrão de apego do enlutado, ao modelo de relação que esses sujeitos tinham antes da morte. Em um processo de luto não patológico, a literatura explicita alguns sentimentos inerentes à vivência do luto; assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2091603 Psicologia
O trecho a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.

“No fim do ano de 2021 e início do ano de 2022, o país foi assolado por tragédias climáticas que ocasionaram desabrigamento e a morte de centenas de pessoas em decorrência de enchentes, desmoronamentos de encostas e desabamentos de diversas moradias. Esse cenário demanda assistência psicológica de diferentes nuances, tais como urgência psicológica e enfrentamento do luto.”
A perda de pessoas queridas e o processo de luto compõem eventos extremamente dolorosos no ciclo vital. O luto pode ser considerado um evento normal e natural; contudo, dependendo de determinados fatores, pode incitar o surgimento de psicopatologias, que dificultam ainda mais sua resolução e intensificam o sofrimento do indivíduo. O luto patológico consiste em:
Alternativas
Q2038399 Psicologia
Há consenso quanto à importância de se avaliar o luto daqueles atingidos por um desastre, devido aos muitos fatores de risco presentes nessa experiência. O luto desencadeado por desastres tem consequências específicas, por sua natureza. Dentre elas, destaca-se a dificuldade de localizar e identificar corpos, para que os rituais culturais sejam realizados e permitam uma finalização, não do processo do luto, mas da ambiguidade da perda.
O luto resultante da convergência entre o período de tempo e a intensidade de um sintoma específico ou genérico de luto, com o grau de dificuldades de vivenciar aspectos sociais (relacionais) e ocupacionais é chamado de luto
Alternativas
Q1845234 Psicologia

O estresse é a resposta do organismo a determinados estímulos, que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras, e pode tomar diferentes formas, contribuindo para sintomas de doenças.


Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade.


Em relação ao estresse, é correto afirmar que: 

Alternativas
Q1818304 Psicologia
No texto “Luto e Melancolia”, Sigmund Freud se esforça a elucidar o processo de luto, comparando-o com o desenvolvimento daquilo que ele chamou de melancolia. Considerando-se os estudos desse autor sobre o luto, avalie o que se afirma a seguir.
I. O luto é um processo que não deve ser superado após certo lapso de tempo. II. Em algumas pessoas, as mesmas influências produzem melancolia em vez de luto. III. Embora o luto envolva graves afastamentos daquilo que constitui a atitude normal para com a vida, jamais deve ser considerado uma condição patológica. IV. O luto, de modo geral, é a reação à perda de um ente querido, à perda de alguma abstração que ocupou o lugar de um ente querido, como país, liberdade ou o ideal de alguém, e assim por diante.
Está correto apenas o que se indica em
Alternativas
Q1668603 Psicologia

Algumas síndromes e reações depressivas surgem frequentemente após perdas significativas: de uma pessoa muito querida, emprego, moradia, status socioeconômico ou algo puramente simbólico. Apesar de muitas vezes ser desencadeada por perdas, a depressão não é o mesmo que o sentimento de luto (DALGALARRONDO, 2019).

Considerando o exposto acima, é correto afirmar que o luto intenso é caracterizado por

Alternativas
Q911781 Psicologia
Segundo a CID-10, a reação aguda a estresse é um transtorno transitório de gravidade significativa, o qual se desenvolve em um indivíduo sem qualquer outro transtorno mental aparente em resposta à excepcional estresse físico e/ou mental e o qual usualmente diminui dentro de horas ou dias. Com relação a esse transtorno, assinale a opção correta.
Alternativas
Q911766 Psicologia
De acordo com Casellato (2015), destacam-se dois tipos de riscos para comprometimento do luto: riscos preditores e riscos correlatos. Os riscos preditores estão relacionados às condições prévias que colocam o indivíduo numa condição desfavorável para o enfrentamento do luto. Dentre essas condições, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q821889 Psicologia

Avalie as descrições sobre os principais sinais e sintomas do luto.

I. Sentimentos: emancipação, alívio, desamparo, tristeza.

II. Cognições: descrença, confusão, preocupação, alucinações.

III. Comportamentos: transtornos do sono, isolamento social, choro.

IV. Queixas somáticas: raiva, sensação de presença da pessoa falecida, hiperatividade.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q741835 Psicologia
Em psicologia da saúde os profissionais que trabalham com as teorias de estresse e coping se reportam, em sua maioria, aos teóricos mais conhecidos como Folkman e Lázarus. De acordo com esses autores, coping são esforços
Alternativas
Q741834 Psicologia
Elizabeth Klüber Ross faz um delineamento sobre os aspectos psicológicos do paciente com diagnóstico de doença grave e/ou em fase terminal, que, em geral, pode vivenciar cinco fases no processo de enfrentamento do adoecimento e morte iminente. Segundo essa autora, as fases correspondem à
Alternativas
Q737610 Psicologia
Bergamini (1997) aborda o stress ao falar de patologia motivacional. Dentro desta perspectiva, é correto afirmar que
Alternativas
Q735096 Psicologia
Segundo Cruz, na Avaliação do estresse um dos instrumentos mais conhecidos, que consiste em 43 situações estressantes associadas a uma pontuação que vai de 11 a 100, sendo que o máximo de pontos é 1467; tal avaliação inclui tanto acontecimentos reconhecidamente estressantes, como a morte de um ente querido, como também experiências agradáveis como promoção no emprego, aposentadoria ou casamento. Essa Escala corresponde a de
Alternativas
Q695439 Psicologia
A Psicossomática pode ser definida como a ciência cujo objeto de investigação são os mecanismos de interação entre as dimensões corporais e mentais de um indivíduo. De modo contextualizado e contemporâneo traduz-se no estudo de como o fato corporal está integrado ao fator psíquico que, por sua vez, integra-se aos fatores relacionais e ambientais. Uma doença consistirá, pois, na expressão desarmônica de diversos fatores que ameaçam o equilíbrio biopsicossocial de um indivíduo. Tendo isso em vista, o estresse consiste em um fator que contribui para a referida expressão de desequilíbrio e, inclusive, para o aparecimento de diversas doenças. A respeito do estresse assinale a opção correta.
Alternativas
Q685234 Psicologia

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.

Julio de Mello Filho, no livro Psicossomática Hoje, ao tratar o problema da dor, relata que assim como a _____________ é o afeto mobilizado na _____________, a _____________pode surgir como fenômeno ______________ na ___________.

Alternativas
Q676479 Psicologia
Em relação à percepção de dor, analise as afirmações a assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: E
4: D
5: D
6: E
7: B
8: E
9: D
10: D
11: C
12: A
13: C
14: D
15: B
16: B
17: C
18: D
19: E
20: A