Questões Militares
Sobre dor, estresse e luto em psicologia
Foram encontradas 35 questões
( ) A diferença entre a atuação do psicólogo de emergência e o psicólogo clínico está no formato de intervenção, rapport, enquadre inicial e contato. ( ) Quanto ao recebimento de clientes, o psicólogo de emergências deve ser mais passivo, porque está lidando com vítimas tomadas por emoções e que apresentam baixíssima capacidade discriminativa. ( ) Para atuar no contexto de emergências é necessário que o psicólogo tenha uma abordagem específica, com referencial teórico bem definido. ( ) O contexto de emergências requer o conhecimento de processo e formação de vínculos; luto e morte; desastre e trauma.
Sobre o tema, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) No modelo transacional o estresse é compreendido como algo que acarreta um julgamento particular sobre as demandas internas, ou seja, o estresse é um resultado da relação do sujeito com seu modo peculiar frente aos estímulos.
( ) No modelo baseado em resposta o estresse é compreendido como um conjunto inespecífico de respostas do corpo a qualquer demanda feita sobre ele, responsável pela ativação do nervo simpático, da resposta endócrina e do sistema imunológico.
( ) Estresse é um padrão de respostas específicas do organismo, mediado pelo sistema endócrino frente a uma dificuldade da vida ou a um evento percebido como uma ameaça, angustiante ou excessivo.
( ) No modelo baseado nos estímulos o estresse é compreendido como um evento ou experiência de vida, inesperado ou necessário, exigindo mudanças nos padrões de vida do indivíduo.
O luto resultante da convergência entre o período de tempo e a intensidade de um sintoma específico ou genérico de luto, com o grau de dificuldades de vivenciar aspectos sociais (relacionais) e ocupacionais é chamado de luto
O estresse é a resposta do organismo a determinados estímulos, que representam circunstâncias súbitas ou ameaçadoras, e pode tomar diferentes formas, contribuindo para sintomas de doenças.
Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade.
Em relação ao estresse, é correto afirmar que:
I. O luto é um processo que não deve ser superado após certo lapso de tempo. II. Em algumas pessoas, as mesmas influências produzem melancolia em vez de luto. III. Embora o luto envolva graves afastamentos daquilo que constitui a atitude normal para com a vida, jamais deve ser considerado uma condição patológica. IV. O luto, de modo geral, é a reação à perda de um ente querido, à perda de alguma abstração que ocupou o lugar de um ente querido, como país, liberdade ou o ideal de alguém, e assim por diante.
Está correto apenas o que se indica em
Algumas síndromes e reações depressivas surgem frequentemente após perdas significativas: de uma pessoa muito querida, emprego, moradia, status socioeconômico ou algo puramente simbólico. Apesar de muitas vezes ser desencadeada por perdas, a depressão não é o mesmo que o sentimento de luto (DALGALARRONDO, 2019).
Considerando o exposto acima, é correto afirmar que o luto intenso é caracterizado por
Avalie as descrições sobre os principais sinais e sintomas do luto.
I. Sentimentos: emancipação, alívio, desamparo, tristeza.
II. Cognições: descrença, confusão, preocupação, alucinações.
III. Comportamentos: transtornos do sono, isolamento social, choro.
IV. Queixas somáticas: raiva, sensação de presença da pessoa falecida, hiperatividade.
Está correto apenas o que se afirma em
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.
Julio de Mello Filho, no livro Psicossomática Hoje, ao tratar o problema da dor, relata que assim como a _____________ é o afeto mobilizado na _____________, a _____________pode surgir como fenômeno ______________ na ___________.