Questões Militares Sobre equipes de saúde, multidisciplinaridade e interdisciplinaridade em psicologia

Foram encontradas 25 questões

Q1668625 Psicologia

O psicólogo que trabalha na área da saúde vive em seu contexto profissional uma interação com outros profissionais, o que exige uma prática que supere a fragmentação do conhecimento humano e que busque por uma atuação baseada na visão global do processo saúde-doença, em que se trabalhe de forma complementar. O psicólogo precisa sustentar uma prática que considere uma troca profunda entre disciplinas, em que instrumentos, métodos e esquemas conceituais podem vir a ser integrados.


Essas práticas são chamadas corretamente de

Alternativas
Q1619804 Psicologia
Idoso de 65 anos foi encaminhado, por uma equipe multiprofissional de um serviço de saúde, para uma avaliação psicológica em um serviço de saúde mental, com a finalidade de identificar se ele está deprimido em função da morte recente da esposa ou se está sofrendo com algum transtorno neurocognitivo. Para cumprir essa tarefa, de acordo com a Resolução do Conselho Federal de Psicologia n° 009/2018, um psicólogo pode utilizar, como fonte complementar de dados para sua investigação,
Alternativas
Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: HFA
Q1191060 Psicologia
A base conceitual que sustenta o papel do psicólogo da saúde como clínico e como pesquisador é o modelo biopsicossocial de saúde (Anderson, 1998; Engel, 1977; Kaplan, 1990; Matarazzo, 1980; Schwartz, 1982; Schwartz e Weiss, 1978). De acordo com esse modelo, os processos biológico, psicológico e social estão, de modo integral e interativo, envolvidos na saúde física e na doença. A premissa, antes provocativa, de que experiências psicológicas e comportamentos sociais são reciprocamente relacionados aos processos biológicos, tem promovido grande avanço na psicologia da saúde durante os últimos 25 anos. Além disso, a premissa de que esses subsistemas são interdependentes tem estimulado inovações no delineamento e na implementação de intervenções para a promoção da saúde. O modelo biopsicossocial, como referencial teórico, tem oferecido suporte ao psicólogo em seus esforços para assegurar uma abordagem multidimensional do funcionamento humano.
Suls e Rothman, 2004, p. 119.

Considerando o texto acima, julgue o item subseqüente.

O argumento apresentado no texto acima justifica a interdisciplinaridade em vez da multidisciplinaridade em psicologia da saúde.
Alternativas
Q911763 Psicologia
No que tange ao trabalho em equipe no contexto da saúde, Chartier (1984 apud ARAÚJO, NEGROMONTE //in:FRANCO, 2010) formalizou uma escala de níveis de intervenção que vão da pluridisciplinaridade à transdisciplinaridade. Com relação a esses níveis, assinale a opção correta.
Alternativas
Q895015 Psicologia
A posição contrária do Conselho Federal de Psicologia (CFP) ao “Ato médico” é justificada porquê o CFP defende que
Alternativas
Q858274 Psicologia

Acerca do atendimento multidisciplinar em psicologia, julgue o item subsequente.

O psicólogo de uma equipe multiprofissional integrada e comunicativa, que toma decisões conjuntas acerca do tratamento de um paciente, deve dizer claramente a ele que informações a seu respeito foram compartilhadas com a equipe.

Alternativas
Q858273 Psicologia

Acerca do atendimento multidisciplinar em psicologia, julgue o item subsequente.

A rotina de atendimento de uma equipe multidisciplinar deve ser sempre bem definida e informada ao paciente, já que o fato de ele entender as razões para a realização de procedimentos individuais ou grupais aumenta as chances de adesão ao tratamento.
Alternativas
Q858272 Psicologia

Acerca do atendimento multidisciplinar em psicologia, julgue o item subsequente.

Se um paciente cardíaco recebe assistência de médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e fisioterapeutas, é necessário que o psicólogo membro da equipe multiprofissional avalie suas condições psicológicas como um todo e informe à equipe, em detalhes, cada variável encontrada e o contexto no qual ela ocorre, já que a decisão sobre a relevância de qualquer informação cabe à equipe.

Alternativas
Q858271 Psicologia

Acerca do atendimento multidisciplinar em psicologia, julgue o item subsequente.

Nos atendimentos grupais multidisciplinares os pacientes se identificam com pares, expressam seus medos e expectativas e compartilham experiências na busca de soluções para problemas similares decorrentes do adoecimento.

Alternativas
Q858270 Psicologia

A respeito do trabalho realizado por equipes multidisciplinares de saúde, julgue o item seguinte.

As equipes multidisciplinares em saúde são aquelas nas quais atuam diferentes profissionais em número e especialidades pré-definidas.

Alternativas
Q858269 Psicologia

A respeito do trabalho realizado por equipes multidisciplinares de saúde, julgue o item seguinte.

Em uma equipe que inclua psiquiatra e psicólogo, o psicólogo deve planejar seu programa de intervenção para antes do início da medicação psicotrópica ou para depois de sua retirada, pois as duas práticas conflitam no processo terapêutico se utilizadas simultaneamente.

Alternativas
Q858268 Psicologia

A respeito do trabalho realizado por equipes multidisciplinares de saúde, julgue o item seguinte.

Em uma equipe multidisciplinar, as atribuições do psicólogo incluem avaliar o modo como o paciente processa as informações oferecidas pelos demais profissionais — como o médico e o nutricionista — bem como promover o entrosamento dos membros da equipe.

Alternativas
Q858267 Psicologia

A respeito do trabalho realizado por equipes multidisciplinares de saúde, julgue o item seguinte.

Os trabalhos desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar incluem a elaboração de programas educativos, práticas de treinamento em mudanças de comportamento e de estilo de vida, minimização de fatores de risco e preparação para intervenções cirúrgicas.

Alternativas
Q830941 Psicologia
Com relação a hospitalização de um dos membros de uma família, Romano (1999) afirma que
Alternativas
Q821862 Psicologia

Avalie as afirmações sobre algumas competências necessárias para os psicólogos atuarem na saúde.

I. Intervenção psicológica: basear-se em uma perspectiva psicológica, sem considerar a interação do sujeito com a doença, uma vez que seria adentrar no saber médico.

II. Interconsulta: pois atende à necessidade da realização do trabalho multidisciplinar.

III. Pesquisa: pois, por meio de coleta e de análise de dados, há a possibilidade da atualização do conhecimento.

IV. Supervisão: pois possibilita a formação de futuros profissionais.

É correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Q741850 Psicologia
Modelo de trabalho em equipe em que se observa: cooperação entre os profissionais, com intercâmbios reais e enriquecimento mútuos, capacidade de reflexão e distribuição de poder e prestígio no grupo, de entender as limitações da própria área de atuação e buscar compreender a totalidade humana através da interação entre os diversos profissionais. Esse modelo denomina-se
Alternativas
Q706919 Psicologia

Segundo Figueiredo, em seu livro “Revisitando as psicologias – da epistemologia à ética das práticas e discursos psicológicos”, uma ciência interdisciplinar deveria, para manter-se viva e crescer, abrir-se para um pensamento e para uma prática de pesquisa transdisciplinar.” (p. 112).

Diante do pensamento do autor, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Abrir-se para um pensamento e para uma prática de pesquisa transdisciplinar é o mesmo que abrir-se para um pensamento capaz de circular, afetando e sendo afetado por outros saberes.

( ) Na condição de uma disciplina interdisciplinar, a psicologia, aqui representada exemplarmente pela psicanálise, deveria ser capaz de atravessar e ser permanentemente atravessada por outros saberes.

( ) Um saber interdisciplinar propriamente dito não deverá passar por riscos, como, por exemplo o de perder o seu caráter interdisciplinar, se entregando aos outros saberes apenas.

( ) A interdisciplinaridade é vista como uma carga difícil de suportar para as instituições de ensino, portanto, deve ser iniciativa de cada um.

Alternativas
Q695461 Psicologia

O trabalho interdisciplinar do psicólogo clínico, em contextos de consultório e da atenção primária, exige conhecimento claro do curso de desenvolvimento humano, sobretudo quando o público alvo dos atendimentos são crianças e adolescentes. De acordo com Cordioli (2008), o trabalho clínico direcionado às crianças que têm se destacado nos últimos tempos é o das terapias cognitivo-comportamentais, principalmente o da terapia cognitiva focada no trauma - TCC-FT, a qual baseia-se em teorias do aprendizado e da cognição, e visa atuar em áreas específicas de perturbações psicológicas e sintomas verificados em crianças que sofreram abuso. Leia as proposições acerca da TCC-FT para crianças, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Intervenções cujo foco são as crianças têm por escopo, promover o desenvolvimento das capacidades de expressão emocional, de enfrentamentos, de monitoramento e modificação de pensamentos automáticos; bem como de resolver problemas, à educação sexual caso haja histórico de abuso e ao desenvolvimento de habilidades sociais.

( ) As técnicas parentais que são trabalhadas desde as primeiras sessões visam atenuar o sofrimento pelo evento traumático, as condutas agressivas e as explosões de raiva.

( ) A psicoeducação consiste em uma técnica que deve ser utilizada com cautela no processo psicoterápico com crianças, cabendo ao terapeuta utilizá-la apenas após a consolidação o vínculo terapêutico.

( ) Intervenções com uso das técnicas de relaxamento, são empregadas com ou sem a presença de sintomas psicofisiológicos decorrentes das experiências traumáticas, visando a conscientização do trauma.

Alternativas
Q695457 Psicologia

O tema oncologia é um dos mais estudados e passíveis de intervenção por parte do profissional da psicologia hospitalar e da saúde mediante doenças crônicas e fatais. Nesse sentido, é possível dizer que essa especialidade tem por compromisso assumir um fazer em psicologia incorporando uma dimensão social, de investigação contínua e de atuação multiprofissional. São, portanto, objetivos da psicologia junto à oncologia:

I. Prover ao paciente oncológico e aos seus familiares todo suporte emocional que lhes são necessários.

II. Evitar orientações e informações aos pacientes e seus familiares, fornecendo-as somente à equipe de saúde, impedindo o desenvolvimento de crises decorrentes da experiência de interrupção da continuidade da vida.

III. Desenvolver projetos científicos na área de psicologia voltados para a oncologia.

IV. Contribuir para a formação de profissionais da área de psicologia especialistas em oncologia, que se orientem pelo modelo de compreensão biopsicossocial dos processos de saúde e doenças.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Q695446 Psicologia
“ Um psicólogo que atua na atenção primária é solicitado a fazer uma avalição de um paciente com sintomas de um quadro depressivo e aparentes lapsos de memória, sobretudo em relação ao problema de memória. Mediante tal demanda, esse profissional é questionado também acerca da possibilidade de o problema de memória ser atribuído à sintomatologia depressiva apresentada.” Tendo em vista a atuação interdisciplinar do psicólogo nos campos de promoção e atenção integral à saúde, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: B
5: A
6: C
7: C
8: E
9: C
10: E
11: E
12: C
13: C
14: D
15: D
16: A
17: C
18: D
19: D
20: B