Questões Militares Sobre esquizofrenia e outros transtornos psicóticos em psicologia

Foram encontradas 40 questões

Q3256179 Psicologia
Assinale a alternativa que descreve corretamente o quadro clínico frequentemente observado em mulheres com psicose puerperal.
Alternativas
Q3256160 Psicologia
Nos critérios diagnósticos do DSM-5, há descrições de quadros psicóticos agudos e transitórios, como os quadros de bouffée delirante, psicoses esquizofreniformes e breve. O critério de duração para sinais contínuos necessários para o diagnóstico de psicose esquizofreniforme, considerando indivíduos que nunca receberam intervenção medicamentosa, é:
Alternativas
Q3256153 Psicologia
A síndrome neuroléptica maligna é uma condição rara, mas potencialmente fatal, que pode ocorrer como uma reação adversa ao uso de medicamentos antipsicóticos, entre outros fatores. Assinale a alternativa que apresenta o resultado de exame laboratorial que pode auxiliar a confirmar no diagnóstico dessa síndrome e cujo acompanhamento monitora a evolução de um caso suspeito de síndrome neuroléptica maligna.
Alternativas
Q2471347 Psicologia
“Uma forma de psicose próxima à esquizofrenia, mas distinta, é o transtorno delirante, que se caracteriza pelo surgimento e pelo desenvolvimento de um delírio ou sistema delirante (vários delírios de alguma forma interligados tematicamente) com considerável preservação da personalidade, da afetividade, da cognição e do resto do psiquismo do indivíduo acometido” (DALGALARRONDO, 2018).
Sobre o transtorno delirante, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2194855 Psicologia
As funções psíquicas, quando perturbadas, sugerem transtornos subjacentes cujos sintomas devem ser analisados considerando-se a significação dos fenômenos.
Associe as colunas relacionando os transtornos com as suas respectivas funções psíquicas mais afetadas. 

Transtorno
(1) Transtorno do humor e da personalidade (2) Transtorno psico-orgânico (3) Transtorno psicótico

Função Psíquica 
( ) Vontade. ( ) Memória. ( ) Afetividade. ( ) Pensamento. ( ) Sensopercepção. ( ) Nível de consciência.

A sequência correta dessa classificação é:

Alternativas
Q2091608 Psicologia
Na esquizofrenia, o deficit de atenção também é muito importante, fazendo-se um indicador fundamental a ser considerado na formulação do diagnóstico e sendo evidenciado em:
Alternativas
Q2091596 Psicologia
Em relação à psicose puerperal, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Psicologia |
Q1994468 Psicologia
De acordo com o DSM-V, é considerado um sintoma negativo da esquizofrenia
Alternativas
Q1619805 Psicologia
O diagnóstico de esquizofrenia sofreu alterações significativas na 5a versão do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM. De acordo com a nova classificação, o critério que define a sintomatologia característica do transtorno (Critério A) exige a presença de pelo menos um sintoma positivo. Um desses sintomas é
Alternativas
Q1002649 Psicologia
Um paciente busca atendimento psicológico dizendo sentir-se “diferente", tendo seu contato com os amigos se tornado mais distante, seus sentimentos variando pouco, e com dificuldades na vida social que não consegue explicar ou entender. Perguntado pelo psicólogo sobre quando isso teve início, o paciente responde que depois de um período em que começou a ver vultos pela casa e a ouvir vozes, controlado em seguida peio uso de medicamentos. Contudo, o que o incomoda agora são as dificuldades relatadas inicialmente, e que seu psiquiatra sugeriu que fossem levadas ao psicólogo. De acordo com Dalgalarrondo (2008), qual a hipótese diagnóstica para esse paciente?
Alternativas
Q1002635 Psicologia
Assinale a opção que apresenta, segundo Dalgalarrondo (2008), uma forma de psicose caracterizada pelo surgimento e desenvolvimento de um delírio, geralmente sistematizado, com ausência de alucinações, e que permanece como que "cristalizado" em um domínio da personalidade do indivíduo, com relativa preservação do resto do psiquismo, e que via de regra tem um curso crônico e estável.
Alternativas
Q994729 Psicologia
De acordo com Dalgalarrondo (2018), é uma das funções psíquicas mais afetadas nos transtornos psicóticos a
Alternativas
Ano: 2019 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2019 - PM-MG - 2º Tenente - Psicologia |
Q966644 Psicologia

Segundo Paulo Dalgalarrondo, a principal forma de psicose ou síndrome psicótica, por sua frequência e sua importância clínica é, certamente, a esquizofrenia. Com relação aos sintomas das psicoses esquizofrênicas, baseado nos sistemas de classificação atuais, CID-11 e DSM-5, analise as assertivas abaixo:


I - Os sintomas negativos das psicoses esquizofrênicas caracterizam-se pela perda de certas funções psíquicas (na esfera da vontade, do pensamento, da linguagem, etc.) e pelo empobrecimento global da vida afetiva, cognitiva e social do indivíduo.

II - Não é incomum pessoas com esquizofrenia apresentarem lentificação, empobrecimento psicomotor, estereotipias de movimentos ou mesmo, catatonia.

III - Nas formas desorganizadas das psicoses esquizofrênicas observa-se certo descarrilhamento do pensamento e, até mesmo a total desagregação e produção de pensamento totalmente incompreensível e incoerente.

IV - Em relação à cognição social, observam-se, nos casos de esquizofrenia, dificuldades na percepção, no gerenciamento das emoções (perceber e compreender as emoções a partir de pistas faciais, tom de voz, gestos) e déficit na percepção social (compreender o contexto social, decodificar e identificar dicas sociais de acordo com o ambiente).


Estão CORRETAS as assertivas:

Alternativas
Q895010 Psicologia
De acordo com o Código Internacional de Doenças (CID 10), os transtornos esquizofrênicos caracterizam-se em geral por distorções fundamentais e características do pensamento e da percepção, e por afetos inapropriados ou embotados. Usualmente mantém-se clara a consciência e a capacidade intelectual, embora certos déficits cognitivos possam evoluir no curso do tempo.
Associe as duas colunas, relacionando os tipos de esquizofrenia à sua característica.
TIPO DE ESQUIZOFRENIA
(1) Paranoide (2) Hebefrênica (3) Catatônica
CARACTERÍSTICA
( ) É dominada por distúrbios psicomotores proeminentes que podem alternar entre extremos tais como hipercinesia e estupor, ou entre a obediência automática e o negativismo. Atitudes e posturas a que os pacientes foram compelidos a tomar podem ser mantidas por longos períodos. Um padrão marcante da afecção pode ser constituído por episódios de excitação violenta. ( ) Caracteriza-se essencialmente pela presença de ideias delirantes relativamente estáveis, frequentemente de perseguição, em geral acompanhadas de alucinações, particularmente auditivas e de perturbações das percepções. As perturbações do afeto, da vontade, da linguagem e os sintomas catatônicos estão ausentes ou são relativamente discretos. ( ) Caracteriza-se pela presença proeminente de uma perturbação dos afetos; as ideias delirantes e as alucinações são fugazes e fragmentárias; o comportamento é irresponsável e imprevisível; existem frequentemente maneirismos. O afeto é superficial e inapropriado. O pensamento é desorganizado e o discurso incoerente. Há uma tendência ao isolamento social. Geralmente o prognóstico é desfavorável devido ao rápido desenvolvimento de sintomas “negativos”, particularmente um embotamento do afeto e perda da volição.
Assinale a sequência correta dessa classificação.
Alternativas
Q858254 Psicologia
     Um rapaz de dezesseis anos de idade, de profissão desconhecida, solteiro, católico e que cursava o 6.º ano do ensino fundamental, apresentava, havia um ano, agressividade recorrente contra sua irmã. Mostrava-se ausente, desconectado do meio ambiente, preferindo retirar-se e isolar-se do contato com outras pessoas. Apresentava medos difusos e, quando interrogado a respeito disso, dizia estar com problema espiritual. Ele já havia sido internado durante vinte dias, mas acabara saindo no mesmo estado de retraimento e desinteresse. Perante os médicos, apresentava uma postura desafiadora e irônica, afirmando não confiar em psicólogos. “Nunca tive amigos. Às vezes é difícil falar. Eu reúno todas as palavras na cabeça e não me esqueço de nada”, dizia o rapaz. De acordo com a equipe de enfermagem, ele agia com birra e pirraça, além de ter comportamento bizarro, andando com o pé arrastando pela parede. Era irritável, impulsivo contra os outros e si mesmo e insistia que seu problema era espiritual. O exame psíquico evidenciou atenção dispersa, incapacidade de interpretar provérbios, pensamentos desconexos, com associações frouxas e respostas curtas. Muitas vezes, não respondia ao que havia sido perguntado; ficava com a cabeça baixa e feição séria. Ao ser questionado a respeito, o jovem dizia “eu sou de fazer, não sou de falar”.

Considerando esse caso clínico, julgue os item que se segue.

O diagnóstico sindrômico é de esquizofrenia simples, devendo-se descartar a ideia de perversão.

Alternativas
Q858253 Psicologia
     Um rapaz de dezesseis anos de idade, de profissão desconhecida, solteiro, católico e que cursava o 6.º ano do ensino fundamental, apresentava, havia um ano, agressividade recorrente contra sua irmã. Mostrava-se ausente, desconectado do meio ambiente, preferindo retirar-se e isolar-se do contato com outras pessoas. Apresentava medos difusos e, quando interrogado a respeito disso, dizia estar com problema espiritual. Ele já havia sido internado durante vinte dias, mas acabara saindo no mesmo estado de retraimento e desinteresse. Perante os médicos, apresentava uma postura desafiadora e irônica, afirmando não confiar em psicólogos. “Nunca tive amigos. Às vezes é difícil falar. Eu reúno todas as palavras na cabeça e não me esqueço de nada”, dizia o rapaz. De acordo com a equipe de enfermagem, ele agia com birra e pirraça, além de ter comportamento bizarro, andando com o pé arrastando pela parede. Era irritável, impulsivo contra os outros e si mesmo e insistia que seu problema era espiritual. O exame psíquico evidenciou atenção dispersa, incapacidade de interpretar provérbios, pensamentos desconexos, com associações frouxas e respostas curtas. Muitas vezes, não respondia ao que havia sido perguntado; ficava com a cabeça baixa e feição séria. Ao ser questionado a respeito, o jovem dizia “eu sou de fazer, não sou de falar”.

Considerando esse caso clínico, julgue os item que se segue.

A sintomatologia global desse paciente, que inclui sintomas ditos agressivos, sádicos, violentos e mudança brusca de humor, indica quadro psicótico.

Alternativas
Q858252 Psicologia

Com relação à psicoterapia breve, julgue o item a seguir.

A psicoterapia breve é indicada fundamentalmente nos casos de distúrbios psiquiátricos crônicos (perversões sexuais, esquizofrenia) que estejam fora da fase aguda, incluindo-se os quadros paranoides.

Alternativas
Q858244 Psicologia
 Uma senhora procurou terapia por ter recorrentes pesadelos com cenas de violência sexual contra si. No decorrer do processo psicoterápico, a paciente revelou ter sofrido violência física e sexual por familiares e desconhecidos. Nas sessões de tratamento, ela manifestava comportamento infantilizado, além de ter recorrentes desmaios e picos de ansiedade que culminavam em fortes crises de asma. 

Considerando o caso clínico apresentado, julgue o item subsecutivo.

As manifestações de delírio na paciente são evidências de que ela necessariamente apresenta quadro psicótico.

Alternativas
Q858236 Psicologia

Com relação à psicopatologia, julgue o item a seguir.

Em um diagnóstico diferencial com base na fenomenologia, o sofrimento psíquico grave (psicose e seus correlatos) ultrapassa a ordem do orgânico, sendo também da ordem do afeto e do espiritual.

Alternativas
Q858230 Psicologia

A respeito da abordagem psicanalítica, julgue o item subsecutivo.

Conforme a psicanálise, o sujeito psicótico estaria fora da linguagem, uma vez que não há recalque.

Alternativas
Respostas
1: A
2: X
3: C
4: B
5: D
6: E
7: E
8: E
9: A
10: D
11: A
12: D
13: A
14: D
15: C
16: E
17: E
18: E
19: C
20: E