Questões Militares
Sobre perícia psicológica em psicologia
Foram encontradas 8 questões
( ) A realização de perícia em seus diversos contextos exige a autorização dos responsáveis legais quando a pessoa atendida for criança, adolescente ou interdito.
( ) Quando a pessoa atendida for interdito, não há a necessidade de autorização dos responsáveis legais.
( ) Quando há determinação judicial a fim de que os psicólogos forenses realizem a perícia, a necessidade de anuência dos responsáveis, ainda que seja do detentor da guarda, é suprida pela própria determinação judicial, não havendo, portanto, infrações éticas em face da ausência de consentimento.
( ) O que se afasta em razão da determinação judicial é o requisito de anuência dos responsáveis, de modo que os profissionais deverão obedecer aos demais procedimentos regulamentados pelo Conselho Federal de Psicologia.
Acerca do atendimento multidisciplinar em psicologia, julgue o item subsequente.
Em caso de um pedido de perícia psicológica, caberá ao
psicólogo que atende o indivíduo a ser periciado realizá-la,
devendo evitar informar os dados que foram obtidos durante o
processo terapêutico.
I. É vedado ao psicólogo ser perito de pessoa por ele atendida ou em atendimento.
II. Deve-se considerar que na área penal, o sujeito periciado não é o cliente do psicólogo e sim, o sistema mais amplo da sociedade.
III. O psicólogo, quando solicitado pelo examinado está obrigado a fornecer a este cópia das informações que foram encaminhadas ao solicitante.
IV. O psicólogo perito tem autonomia para exame e verificação de responsabilidade penal, encaminhando, apenas se necessário, o sujeito periciado para avaliação psiquiátrica.