Questões Militares de Psicologia - Psicologia Jurídica: Conceito, Histórico e Atuação
Foram encontradas 6 questões
( ) A realização de perícia em seus diversos contextos exige a autorização dos responsáveis legais quando a pessoa atendida for criança, adolescente ou interdito.
( ) Quando a pessoa atendida for interdito, não há a necessidade de autorização dos responsáveis legais.
( ) Quando há determinação judicial a fim de que os psicólogos forenses realizem a perícia, a necessidade de anuência dos responsáveis, ainda que seja do detentor da guarda, é suprida pela própria determinação judicial, não havendo, portanto, infrações éticas em face da ausência de consentimento.
( ) O que se afasta em razão da determinação judicial é o requisito de anuência dos responsáveis, de modo que os profissionais deverão obedecer aos demais procedimentos regulamentados pelo Conselho Federal de Psicologia.
Analise as afirmativas sobre a avaliação retrospectiva, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) pretende compreender o suicídio através de exames retrospectivos, visto que é impossível prognosticar tal ato.
( ) tem possibilitado conhecer comunicações prévias daqueles que cometeram o suicídio, que confirmam que o ato foi planejado.
( ) pode auxiliar os peritos legistas na determinação do modo de morte.
( ) é uma estratégia para definir características psicológicas da vítima e auxiliar na investigação da causa da morte.
( ) embora não possibilite modificar um documento de óbito é muito utilizado em pesquisa na área de saúde mental.