Questões Militares de Psicologia - Psicologia Jurídica: Conceito, Histórico e Atuação

Foram encontradas 6 questões

Q2038379 Psicologia
Sobre a atuação do psicólogo em caso de determinação judicial que indique perícia em criança, adolescente ou interdito, informe Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
(  ) A realização de perícia em seus diversos contextos exige a autorização dos responsáveis legais quando a pessoa atendida for criança, adolescente ou interdito.
( ) Quando a pessoa atendida for interdito, não há a necessidade de autorização dos responsáveis legais.
(  ) Quando há determinação judicial a fim de que os psicólogos forenses realizem a perícia, a necessidade de anuência dos responsáveis, ainda que seja do detentor da guarda, é suprida pela própria determinação judicial, não havendo, portanto, infrações éticas em face da ausência de consentimento.
( )  O que se afasta em razão da determinação judicial é o requisito de anuência dos responsáveis, de modo que os profissionais deverão obedecer aos demais procedimentos regulamentados pelo Conselho Federal de Psicologia.
Alternativas
Q741861 Psicologia
A resolução do Conselho Federal de Psicologia que trata do trabalho de psicólogos peritos e assistentes técnicos determina que
Alternativas
Q685238 Psicologia
De acordo com Werlang, no livro Psicodiagnóstico - V, de Jurema A. Cunha e Colaboradores, como é denominada a estratégia muito utilizada em Psicologia e Psiquiatria para delinear as características psicológicas de vítimas de morte violenta, auxiliando na investigação de casos que não apresentam características suficientes para determiná-los como sendo suicídio, homicídio ou acidente?
Alternativas
Q636215 Psicologia

Analise as afirmativas sobre a avaliação retrospectiva, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) pretende compreender o suicídio através de exames retrospectivos, visto que é impossível prognosticar tal ato.

( ) tem possibilitado conhecer comunicações prévias daqueles que cometeram o suicídio, que confirmam que o ato foi planejado.

( ) pode auxiliar os peritos legistas na determinação do modo de morte.

( ) é uma estratégia para definir características psicológicas da vítima e auxiliar na investigação da causa da morte.

( ) embora não possibilite modificar um documento de óbito é muito utilizado em pesquisa na área de saúde mental.

Alternativas
Ano: 2013 Banca: UEG Órgão: PM-GO Prova: UEG - 2013 - PM-GO - 2° Tenente - Psicologia |
Q305810 Psicologia
Autores brasileiros da Psicologia Jurídica (Angelim e Ribeiro, 2012) destacam mudanças recentes nas práticas jurídicas que apontam para novas formas de atuação dos psicólogos nessa área. O mais importante dos novos desafios é o de teorizar sobre a importância do Estado para legitimar e proteger a diversidade humana. As mudanças recentes nas práticas jurídicas destacadas são as leis que tratam
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: C
5: C