Questões Militares
Sobre psicossomática em psicologia
Foram encontradas 36 questões
Os quadros de somatização podem ser situacionais e transitórios (durante uma fase difícil da vida) ou estáveis e duradouros, passando a ser um estilo ou um modo de conduzir a vida.
A respeito dos quadros psicossomáticos, avalie o que se afirma.
I. Nos transtornos hipocondríacos não são frequentes alterações comórbidas de personalidade.
II. Há, atualmente, a tendência de se identificar os processos de somatização com o que se convencionou chamar de “Sintomas Médicos Inexplicados” (SMI).
III. Os indivíduos hipocondríacos tendem a rejeitar a ideia de que seu sofrimento seja de origem psicológica ou psicossocial, voltando-se sempre à queixa corporal.
IV. Tanto a fibromialgia como a síndrome de fadiga crônica (mas também a distimia, os quadros mistos de ansiedade e de depressão e outros transtornos de somatização) se assemelham à categoria histórica chamada “neurastenia”.
Está correto apenas o que se afirma em
O termo “somatização” refere-se ao processo pelo qual um indivíduo padece em seu corpo sintomas físicos, que não têm origem exclusiva em uma doença física, mas se relacionam bem mais a dificuldades psicológicas, psicossociais e interpessoais (DALGALARRONDO, 2019).
A respeito do processo de somatização, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir.
( ) É possível que a somatização sirva como meio de comunicação quando a expressão verbal mais direta está bloqueada.
( ) Somatizações são muito frequentes em adultos, principalmente mulheres e idosos, e não possuem incidência em crianças.
( ) Sintomas comuns nesses quadros são dores difusas, sintomas gastrintestinais, fadiga, sono ruim e sintomas psicopatológicos inespecíficos, como ansiedade, depressão e irritabilidade.
( ) A somatização pode acontecer na presença de doença física demonstrável (intensificando demasiadamente a apresentação somática), assim como na ausência de qualquer doença ou condição física.
A sequência correta é
I. Humanista, com o foco nos profissionais que atendem o paciente, independentemente se atuam de maneira integrada ou não. II. Psicanalítica, com predomínio dos estudos sobre a gênese inconsciente das enfermidades, sobre as teorias da regressão e sobre os benefícios secundários do adoecer, entre outras. III. Behaviorista, caracterizada pelo estímulo à pesquisa em homens e animais, tentando enquadrar os achados à luz das ciências exatas e dando um grande estímulo aos estudos sobre estresse. IV. Multidisciplinar, em que vem emergindo a importância do social e da visão da psicossomática como uma atividade essencialmente de interação, de interconexão entre vários profissionais de saúde.
Estão corretas as afirmativas
Sobre o Transtorno de Somatização (F45.0, CID 10), considere as seguintes afirmativas.
I. Os sintomas devem estar referentes ao sistema nervoso do paciente.
II. O curso da doença é crônico e flutuante, não há relatos de alteração do comportamento social, interpessoal e familiar.
III. Transtorno caracterizado essencialmente pela presença de sintomas físicos, múltiplos, recorrentes e variáveis no tempo, persistindo ao menos por dois anos.
IV. A maioria dos pacientes teve uma longa e complicada história de contato tanto com a assistência médica primária quanto especializada durante as quais muitas investigações negativas ou cirurgias exploratórias sem resultado podem ter sido realizadas.
Está correto apenas o que se afirma em
Na obra de Barlow & Col. “Manual Clínico dos Transtornos Psicológicos”, o autor enfatiza a entrevista estruturada (Anxiety disorders Intervien Schedule – fourth edition, ADIS – IV; Di Nardo, Brown e Barlow,1994) como um importante instrumento de avaliação para diversos transtornos.
A ADIS-IV, mencionada como método de avaliação, é um instrumento utilizado principalmente para os seguintes transtornos:
Julio de Mello Filho, no livro Psicossomática Hoje, relata que o paciente com câncer apresenta todo um conjunto de elementos psicossomáticos, que possui grande transcendência para ele e para sua vida de relação.
Com relação a essa doença, assinale a opção INCORRETA.
Analise as afirmativas abaixo, existentes na relação médico-paciente, de acordo com Julio de Mello Filho, no livro Concepção Psicossomática: Visão atual.
I - Indução iatrogênica é o método através do qual o médico controla o seu paciente, buscando restabelecer seu quadro por meio de prescrição medicamentosa.
II - Pode haver uma introjeção positiva ou negativa do paciente, levando à identificação positiva ou à identificação negativa. Obviamente, é a introjeção-identificação positiva que leva à possibilidade de uma compreensão ou empatia do médico.
III- Quando os fenômenos transferenciais do paciente não são muito intensos, ele consegue ver o médico mais ou menos como ele é, não deformando muito a imagem interna que tem deste.
IV - Quando os vínculos transferenciais são muito fortes e profundos, dois tipos de sentimentos surgem no médico em relação ao paciente: amor ou ódio, sendo o paciente visto, inconscientemente, como uma figura representativa do passado, capaz, portanto, de provocar tais reações .
V - Sentir-se enfermo provoca ansiedade - consciente ou inconscientemente - contra a qual se mobilizam as defesas psicológicas. No caso de sintomas somáticos, há sempre uma ameaça, potencial que seja, à nossa integridade física ou mesmo à nossa subsistência. As defesas mais usadas, portanto, são a racionalização e a negação.
Assinale a opção correta.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.
Julio de Mello Filho, no livro Psicossomática Hoje, ao tratar o problema da dor, relata que assim como a _____________ é o afeto mobilizado na _____________, a _____________pode surgir como fenômeno ______________ na ___________.
Considerando as manifestações somáticas ou conversivas, segundo o CID-10, preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
A _________________ é um mecanismo de defesa do ego caracterizada pela presença de queixas aparentemente orgânicas de ocorrência aguda, normalmente associadas no tempo e espaço a episódios conflitivos recentes na vida do indivíduo, onde as pesquisas clínicas e laboratoriais não indicam sinais lesionais ou outras constatações anatomo-morfológicas que possam justificar a sintomatologia referida. Por outro lado, a _________________ apresenta a presença de queixas (sintomas) do paciente vêm de longo período ou tempo, com remissões parciais, instalando-se de forma gradativa e mantendo-se, podendo ou não estar associadas a episódios conflitivos agudos recentes, evidenciando achados lesionais que justificam a sintomatologia referida.