Questões Militares Sobre saúde coletiva em psicologia

Foram encontradas 8 questões

Q2091593 Psicologia
A depressão pós-parto é um problema de saúde pública relevante, com consequências graves para o sistema familiar, com possibilidade de custos elevados para a comunidade e significativas repercussões e impactos para a mãe e para a criança. Relacione adequadamente as colunas, considerando as repercussões e os impactos para mãe e para a criança.
1. Mãe. 2. Criança.
( ) Problemas comportamentais e emocionais. ( ) Menor envolvimento emocional na interação. ( ) Comprometimento cognitivo e da saúde física. ( ) Comportamentos autolesivos, hostilidade e irritabilidade. ( ) Níveis mais elevados de ansiedade e maior número de outros sintomas psiquiátricos.
A sequência está correta em
Alternativas
Q2091590 Psicologia
Analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas sobre a psicologia na saúde pública e coletiva.
I. “Promove uma mudança, deslocando a ênfase da doença para a pessoa, inscrevendo a dimensão subjetiva entre todas as outras dimensões – físicas, sociais e espirituais.”
LOGO
II. “O conhecimento acerca da dimensão subjetiva (história de vida) passa a ser situado agora como uma espécie de imperativo, uma premissa imprescindível na elaboração de práticas alternativas de cuidado, pois passou-se a identificar como ideias, crenças, sentimentos e pensamentos são parte dos processos de prevenção e tratamento que precisam ser trabalhados nas Políticas de Saúde.”
Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2091589 Psicologia
A inserção do psicólogo nos serviços públicos de saúde ocorreu no final da década de 1970 e tinha a finalidade de propor modelos alternativos ao hospital psiquiátrico, visando à redução de custos e maior eficácia dos atendimentos, por meio da formação de grupos multiprofissionais. Ao longo dos anos, a inserção e a atuação vêm sendo marcadas por transformações importantes. Nesse sentido, a inserção e a atuação da psicologia na saúde pública:
Alternativas
Q2091554 Psicologia
A inserção do psicólogo na saúde pública vem sofrendo grandes transformações ao logo do tempo tanto relacionadas às práticas quanto aos conceitos teóricos e políticos envolvidos no processo. Uma vez que a psicologia é parte integrante das políticas públicas de saúde, sua efetividade está direcionada com o lugar que suas práticas ocupam e a relação com o interesse social. Sobre as práticas da psicologia e sua inserção na saúde pública, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2091549 Psicologia
O aconselhamento em termos genéricos pode ser definido como algo diretivo que possui uma intenção em ser ofertado, um conselho para convencer, para persuadir, dar um direcionamento, recomendar ou até mesmo consultar. Porém, quando é acrescido o adjetivo psicológico ao termo, ele adquire inúmeras possibilidades de compreensão e até mesmo de interpretação. Em suma, apresenta seu foco nos processos considerados disfuncionais, típicos ou atípicos, que abrangem tanto os grupos individuais quanto familiares e organizacionais. Sobre o aconselhamento psicológico, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q741857 Psicologia
O trabalho em saúde na comunidade deve privilegiar o grupo como a unidade de interação mais importante para o crescimento e o desenvolvimento das pessoas, com o sentido de estimular a cooperação e solidariedade entre os membros. Dentre as atividades grupais com finalidades terapêuticas, aquela que se caracteriza por se centrar na tarefa e por se dividir em três momentos: pré-tarefa, tarefa propriamente dita e pós-tarefa, com demonstração do desenvolvimento da ação comunitária, denomina-se
Alternativas
Q676467 Psicologia
Equipe multiprofissional de saúde define-se como uma associação de pessoal da saúde, de formação diversa, justificada por possuir um fim último, a saber, responsabilizar-se pela saúde global de um indivíduo e de sua comunidade. Face ao exposto, assinale a alternativa que contém a assertiva INCORRETA.
Alternativas
Q2010091 Psicologia
Em 1994, boletins do Ministério da Saúde indicavam que 25% dos casos de AIDS no Brasil estavam associados ao uso indevido de drogas injetáveis. Essa realidade epidemiológica exigia que a Redução de Danos deixasse de ser uma ação pontual e se tornasse uma ação dentro da política nacional. A construção dessa política passou por vários desdobramentos e interfaces em função do conjunto de instituições que se construíram ao redor do tema AIDS/drogas. Esse movimento teve início na cidade de 
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: E
4: B
5: C
6: C
7: A
8: A