Questões Militares Sobre saúde da família em psicologia

Foram encontradas 11 questões

Q2091591 Psicologia
Um psicólogo que atua em uma UBS de um bairro de baixa renda se depara com uma alta taxa de adolescentes grávidas na comunidade. Após avaliar a situação, sobre uma das possibilidades dessa atuação, assinale afirmativa correta.
Alternativas
Q2091554 Psicologia
A inserção do psicólogo na saúde pública vem sofrendo grandes transformações ao logo do tempo tanto relacionadas às práticas quanto aos conceitos teóricos e políticos envolvidos no processo. Uma vez que a psicologia é parte integrante das políticas públicas de saúde, sua efetividade está direcionada com o lugar que suas práticas ocupam e a relação com o interesse social. Sobre as práticas da psicologia e sua inserção na saúde pública, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2091549 Psicologia
O aconselhamento em termos genéricos pode ser definido como algo diretivo que possui uma intenção em ser ofertado, um conselho para convencer, para persuadir, dar um direcionamento, recomendar ou até mesmo consultar. Porém, quando é acrescido o adjetivo psicológico ao termo, ele adquire inúmeras possibilidades de compreensão e até mesmo de interpretação. Em suma, apresenta seu foco nos processos considerados disfuncionais, típicos ou atípicos, que abrangem tanto os grupos individuais quanto familiares e organizacionais. Sobre o aconselhamento psicológico, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q2010100 Psicologia
A atuação do psicólogo em Psicologia da Saúde requer que o profissional se aproprie do conceito ampliado de saúde a fim de que suas práticas sejam voltadas à promoção do estar geral do sujeito, considerando-o em sua complexidade. Assim sendo, consideremos o caso de João, 46 anos, hipertenso, que recorre ao Posto de Saúde com graves crises de pressão e relata não tomar a medicação por conta de lapsos de memória. Com base na prática do profissional da Saúde, assinale a alternativa que apresenta uma atuação que corresponda a esse campo de trabalho.
Alternativas
Q2010090 Psicologia
A Psicologia da Saúde é um ramo da Psicologia que recorre aos conhecimentos provenientes de diversas disciplinas e tem como objetivo favorecer e promover o bem-estar biopsicossocial. Em relação aos objetivos que se propõe esse campo do saber, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Promover e proteger a saúde. II. Prevenir e tratar doenças. III. Identificar a etiologia e realizar diagnósticos relacionados à saúde, às doenças e às disfunções associadas. IV. Responsabilizar o sujeito pelas causas de seus adoecimentos. 
Alternativas
Q895016 Psicologia
Em 2011, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou uma publicação com informações sobre os psicólogos nas políticas públicas de saúde.
Os campos de atuação da Psicologia em Saúde Pública são:
I. Atenção básica. II. Média complexidade. III. Alta complexidade. IV. Vigilância em Saúde.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q695461 Psicologia

O trabalho interdisciplinar do psicólogo clínico, em contextos de consultório e da atenção primária, exige conhecimento claro do curso de desenvolvimento humano, sobretudo quando o público alvo dos atendimentos são crianças e adolescentes. De acordo com Cordioli (2008), o trabalho clínico direcionado às crianças que têm se destacado nos últimos tempos é o das terapias cognitivo-comportamentais, principalmente o da terapia cognitiva focada no trauma - TCC-FT, a qual baseia-se em teorias do aprendizado e da cognição, e visa atuar em áreas específicas de perturbações psicológicas e sintomas verificados em crianças que sofreram abuso. Leia as proposições acerca da TCC-FT para crianças, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Intervenções cujo foco são as crianças têm por escopo, promover o desenvolvimento das capacidades de expressão emocional, de enfrentamentos, de monitoramento e modificação de pensamentos automáticos; bem como de resolver problemas, à educação sexual caso haja histórico de abuso e ao desenvolvimento de habilidades sociais.

( ) As técnicas parentais que são trabalhadas desde as primeiras sessões visam atenuar o sofrimento pelo evento traumático, as condutas agressivas e as explosões de raiva.

( ) A psicoeducação consiste em uma técnica que deve ser utilizada com cautela no processo psicoterápico com crianças, cabendo ao terapeuta utilizá-la apenas após a consolidação o vínculo terapêutico.

( ) Intervenções com uso das técnicas de relaxamento, são empregadas com ou sem a presença de sintomas psicofisiológicos decorrentes das experiências traumáticas, visando a conscientização do trauma.

Alternativas
Q695459 Psicologia

Em 2010, o Conselho Federal de Psicologia e o Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) divulgaram uma cartilha de práticas profissionais de psicólogos a atenção básica à saúde, a qual traz considerações importantes acerca da atuação multiprofissional do profissional da psicologia, principalmente por salientar que esse tipo de atuação faz parte dos objetivos e da organização do trabalho na Atenção Básica à Saúde, cabendo ao profissional, portanto, planejar, realizar e avaliar as ações desenvolvidas nesse contexto. Dentre as diversas ações em equipe, destacam-se as reuniões para discussão e supervisão de casos clínicos. Essas discussões abrangem, entre outros temas, os procedimentos, diagnósticos, a formulação dos casos, e o planejamento, acompanhamento e possíveis desfechos dos tratamentos. Abrangem, inclusive, a formulação cultural de um caso clínico, a qual pauta-se:

I. Em uma abordagem de assistência, em que o entendimento da cultura norteia a compreensão das causas dos comportamentos de indivíduos e grupos e que independa do tipo de identificação cultural que eles possuam.

II. Na consideração das normas e crenças culturais, visto que, estas exercem impacto mais significativo sobre indivíduos que se identificam fortemente com sua cultura de origem.

III. Em um modelo de atendimento em que, embora os sintomas do paciente não representem uma síndrome ligada a cultura, os clínicos devam levar em conta a estrutura cultural de indivíduos e grupos como um pano de fundo.

IV. No exame da formação cultural do paciente, como uma maneira de determinar os apoios culturais disponíveis, visto que, estes fornecem importantes recursos emocionais que funcionam com estratégias de enfrentamento de eventos estressores.

Analisando as sentenças, os aspectos privilegiados na formulação cultural, estão corretas apenas nas afirmativas

Alternativas
Q695458 Psicologia
De acordo com o Barlow (1999), “os ‘ataques de pânico’ são episódios distintos de temor ou medo intenso, acompanhados por sintomas físicos e cognitivos”. Esses episódios se caracterizam pela experiência de determinadas sensações somáticas associadas a uma sensação elevada de ameaça e perigo. Segundo o autor, os transtornos de pânico com ou sem agorafobia - TP/TPA possuem estimativas de prevalência, respectivamente, de 2,7% (12 meses) e 4,7% (na vida). Além disso, podem estar associados com histórico de exposição direta ou indireta a situações de violência doméstica. Tais características evidenciam a importância da compreensão das diversas variáveis de tratamentos como o setting, o formato, contexto interpessoal, dentre outras. Em relação ao setting clínico da terapia cognitivo comportamental para pacientes ambulatoriais e atenção primária com TP/TPA é correto afirmar que
Alternativas
Q695446 Psicologia
“ Um psicólogo que atua na atenção primária é solicitado a fazer uma avalição de um paciente com sintomas de um quadro depressivo e aparentes lapsos de memória, sobretudo em relação ao problema de memória. Mediante tal demanda, esse profissional é questionado também acerca da possibilidade de o problema de memória ser atribuído à sintomatologia depressiva apresentada.” Tendo em vista a atuação interdisciplinar do psicólogo nos campos de promoção e atenção integral à saúde, assinale a opção correta.
Alternativas
Ano: 2013 Banca: UEG Órgão: PM-GO Prova: UEG - 2013 - PM-GO - 2° Tenente - Psicologia |
Q305793 Psicologia
Programas educativos de saúde mental para enfrentar o problema do abuso de álcool e drogas; desenvolvimento e utilização de sistemas de apoio social; programas de orientação antecipatória para assistir a pessoa na preparação em situações estressantes inesperadas; intervenção na crise. Essas ações são exemplos de intervenção em saúde mental na atenção
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: C
4: E
5: B
6: D
7: D
8: D
9: D
10: B
11: D