Questões Militares
Sobre semiologia psiquiátrica e critérios de normalidade em psicologia
Foram encontradas 13 questões
Considerando o trecho, analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.
I. “Observação e coleta de sinais e sintomas, assim como da descrição de tais sintomas, concentra-se na entrevista direta com o paciente, seus familiares e demais pessoas com as quais convive.”
II. “Investigação da origem, dos mecanismos de produção, do significado e do valor diagnóstico e clínico dos sinais e sintomas.”
Assinale a alternativa correta.
I. Transtornos considerados internalizantes são predominantes em meninos.
II. O exame do idoso pode ser feito com avaliações neuropsicológicas e do estado mental, bem como por escala de classificação de imobilidade, funcionalidade e antropométrica.
III. A psicopatologia do idoso pode ser denominada por transtornos neurocognitivos, que são caracterizados por declínio adquirido em uma ou mais esferas de cognição, baseado em preocupações do sujeito ou de alguém que o conheça bem e no desempenho em medidas de avaliação objetivas.
IV. Transtornos da infância e adolescência são também denominados quadros clínicos; podem ser compreendidos como respostas desadaptativas ou desviantes, de traços exagerados do desenvolvimento normal que resultam em um padrão atípico, sendo que a disfuncionalidade pode estar no excesso ou na ausência de um dado comportamento.
Está correto o que se afirma em
A _________________ é o estudo dos sinais e sintomas dos transtornos mentais. Os(As) ___________ são comportamentos objetivos, verificáveis pela observação direta do paciente, e os(as) _____________ são as vivências subjetivas relatadas pelos indivíduos, suas queixas e narrativas, aquilo que o sujeito experimenta e, de alguma forma, comunica a alguém.
As vivências subjetivas relatadas pelos indivíduos, suas queixas e narrativas, ou seja, aquilo que o sujeito experimenta e, de alguma forma, comunica a alguém, é chamado corretamente de
Desastres e emergências são eventos desencadeadores de estresse pela exposição a um perigo imediato à integridade física e emocional das pessoas envolvidas, requerendo assim ações imediatas. A Psicologia foi convidada a compor a resposta a tais contextos, devendo, portanto, apropriar-se dos pilares que norteiam as intervenções em emergências, delimitando os objetivos e o conhecimento necessário para tal.
Nesse sentido, é correto afirmar que estudos têm demonstrado que a saúde mental de pessoas que passaram por eventos de desastres é fortemente abalada, podendo desenvolver manifestações psicopatológicas, tais como
Paulo Dalgalarrondo (2019) afirma que há no processo diagnóstico uma relação dialética permanente entre o particular, individual (aquele paciente específico, aquela pessoa em especial), e o geral, universal (categoria diagnóstica à qual essa pessoa pertence). Os diagnósticos são ideias (construtos), fundamentais para o trabalho clínico e para o conhecimento científico.
Considerando o diagnóstico em psicopatologia, preencha corretamente as lacunas.
A _____________________ de um procedimento diagnóstico (técnica de entrevista padronizada, escala, teste, diferentes entrevistadores, etc.) diz respeito a sua capacidade de produzir, em relação a um mesmo indivíduo ou para pacientes de um mesmo grupo diagnóstico, em circunstâncias diversas, o mesmo diagnóstico. A _____________________ diz respeito à capacidade de um procedimento diagnóstico conseguir captar, identificar ou medir aquilo que realmente se propõe a reconhecer. A _____________________ de um novo procedimento diagnóstico está relacionada a sua capacidade de detectar com acurácia os casos verdadeiros incluídos na categoria diagnóstica que se visa identificar. Já a _____________________ do procedimento refere-se à capacidade de identificar verdadeiros “não casos” em relação à categoria diagnóstica que se pesquisa.
A sequência que preenche corretamente as lacunas é