Questões Militares de Psicologia - Transtornos relacionados a traumas e estressores
Foram encontradas 3 questões
Considerando os riscos que o TEPT pode apresentar à carreira militar marque verdadeiro (V) ou falso (F) e, a seguir, responda o que se pede.
( ) As lembranças do trauma, em quadros de TEPT, geralmente estão fragmentadas em imagens, sons, odores, sensações físicas ou emoções.
( ) Eventos traumáticos característicos de TEPT não afetam o funcionamento cognitivo e a saúde física, atingindo diretamente a saúde mental com quadros ansiosos ou depressivos.
( ) Pacientes com TEPT, continuamente experienciam recordações das cenas do evento gerador, e isto pode propiciar a intensificação do quadro e a manifestação de alterações de comportamentos que implicam prejuízo da capacidade de executar tarefas habituais.
( ) O estado de hipervigilância, por ser equivalente ao estado de alerta contínuo, não deve ser levado em consideração para o diagnóstico de TEPT em profissionais que tenham esta característica em sua rotina diária de trabalho, como no caso dos militares.
Marque a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo:
Em 1988, Figley publicou uma pesquisa na tentativa de compreender os efeitos do trabalho com pessoas sobreviventes de situações traumáticas. Em 1995, a expressão fadiga por compaixão foi proposto por Figley para descrever o custo associado ao cuidar de outros em sofrimento.
Esse conceito aplica-se à prática dos psicoterapeutas que ouvem as histórias densas de traumas, compartilhadas pelos pacientes, que acabam transformando permanentemente, tanto a visão de si quanto de seu mundo presumido. Também conhecido como ________________, foi um termo proposto para designar o que sentiam os profissionais que trabalhavam em emergências e eram repetidamente expostos a vítimas de trauma. Esses profissionais começavam a experienciar sintomas de __________________________como pesadelos e pensamentos intrusivos.