Questões Militares
Sobre neurociência em psiquiatria
Foram encontradas 17 questões
A ____________ é caracterizada por um declínio cognitivo significativo em relação a um nível prévio de desempenho em um ou mais domínios cognitivos, como atenção, funções executivas, aprendizagem e memória, linguagem, percepção motora ou cognição social.
Sobre o TEA, assinale a alternativa CORRETA, segundo o autor.
Sobre a Demência com Corpos de Levy (DCL), assinale a alternativa CORRETA, segundo a referência:
1. Alterações do ritmo cardíaco. 2. Alterações da marcha. 3. Alterações do estado mental. 4. Alterações do funcionamento renal. 5. Distúrbios oculomotores.
( ) A amnésia completa e generalizada é o tipo mais comum de Amnésia Dissociativa. ( ) É comum quadro de depressão grave acompanhando a Amnésia Dissociativa. ( ) Idosos são mais acometidos por esse transtorno do que adultos jovens.
I. Disfemia. II. Afasia. III. Dislalia.
A. Incapacidade de compreender ou expressar o pensamento por meio da palavra oral ou escrita, ou seja, de utilizar os símbolos verbais. B. Alteração de linguagem que leva à omissão, substituição ou deformação dos fonemas. C. Perturbações na emissão das falas sem que haja alteração, lesão ou disfunção nos órgãos da expressão.
I. Estimulação Magnética Transcraniana
II. Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua
III. Estimulação Cerebral Profunda
IV. Eletroconvulsoterapia
A – Uma técnica que consiste na aplicação de uma corrente elétrica modulada através de eletrodos posicionados no escalpo e para indução de convulsões com propriedades terapêuticas.
B – Uma técnica de neuromodulação não invasiva que envolve o posicionamento de uma bobina pela qual passam pulsos de corrente elétrica que geram campos magnéticos na área cortical estimulada, provocando despolarização ou hiperpolarização da área cortical abaixo da bobina.
C – Um procedimento neurocirúrgico invasivo que consiste no implante de eletrodos em regiões cerebrais. Esses eletrodos são ligados a um neuroestimulador semelhante a um marcapasso instalado no subcutâneo na região subclavicular permitindo a transferência de estímulos elétricos de baixa inensidade para as regiões dos contatos dos eletrodos dentro do cérebro.
D – Uma técnica que envolve o posicionamento de dois eletrodos no escalpe do paciente, um anodo e um catodo, por de passa uma corrente de baixa amperagem aplicada diretamente sobre a pele do crânio, atravessando o tecido subcutâneo e o osso, estimulando áreas cerebrais abaixo dos eletrodos.
Assinale a opção que apresenta a correlação correta.