Questões Militares Sobre neuropsicologia em psiquiatria

Foram encontradas 33 questões

Q3038915 Psiquiatria
Informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmativas abaixo, sobre o transtorno do desenvolvimento intelectual (deficiência intelectual) e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) O transtorno do desenvolvimento intelectual é caracterizado por déficits em habilidades mentais genéricas, como raciocínio, resolução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem a partir da experiência.
( ) Indivíduos com transtorno do desenvolvimento intelectual podem apresentar dificuldades no funcionamento adaptativo em domínios como comunicação, participação social, funcionamento acadêmico ou profissional e independência pessoal.
( ) O início do transtorno do desenvolvimento intelectual ocorre durante o período do desenvolvimento, geralmente após os 18 anos de idade.
( ) A gravidade do transtorno do desenvolvimento intelectual é determinada principalmente pelo funcionamento intelectual.
Alternativas
Q3038901 Psiquiatria
Paciente, sexo masculino, 65 anos, é levado pela família para avaliação neuropsiquiátrica devido a um quadro de desorientação e confabulação. Nos últimos meses, ele tem apresentado dificuldades para recordar eventos recentes e fatos autobiográficos, mas mantém habilidades sociais e de linguagem preservadas. Exames de neuroimagem revelam atrofia dos corpos mamilares e do tálamo. Qual opção apresenta o diagnóstico mais provável e a conduta terapêutica mais apropriada, respectivamente?
Alternativas
Q2472759 Psiquiatria
Segundo Sadock (2017), o transtorno do espectro autista (TEA) é um grupo fenotipicamente heterogêneo de síndromes neuroevolutivas.
Sobre o TEA, assinale a alternativa CORRETA, segundo o autor. 
Alternativas
Q2029598 Psiquiatria
Dentre as causas etiológicas de declínio cognitivo em um paciente idoso estão o predomínio visoespacial com característica flutuante mas lentamente progressiva e a presença de alucinações visuais precocemente no curso da doença. Nesse sentido, assinale a opção que melhor se aplica a este quadro.
Alternativas
Q2018590 Psiquiatria
Qual das seguintes alternativas melhor define a fabulação? 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsPCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Médico - Psiquiatra |
Q1822924 Psiquiatria
Padrão de uso de substância psicoativa em que o consumo da substância passa a dominar a vida diária e o funcionamento do indivíduo. Esse padrão de uso frequente leva a prejuízos de sua saúde física e mental. Trata-se de:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsPCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Médico - Psiquiatra |
Q1822922 Psiquiatria
A intervenção que deve ser implementada para prevenir e tratar o delirium em idosos hospitalizados é:
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsPCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Médico - Psiquiatra |
Q1822920 Psiquiatria
Algumas alterações do eixo hipófise-pituitária-adrenal (HPA) podem servir de biomarcador de transtorno depressivo maior. Assinale a alternativa correta com relação à aplicabilidade de avaliação do eixo HPA.
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsPCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Médico - Psiquiatra |
Q1822896 Psiquiatria
O quadro de delirium compreende uma constelação de sintomas e sinais que requerem cuidadosa avaliação, principalmente em pacientes idosos.
Assinale a alternativa que contém um dos critérios diagnósticos de delirium.
Alternativas
Q1667419 Psiquiatria
São responsáveis pelo planejamento da ação e do futuro, assim como pelo controle dos movimentos
Alternativas
Q1667418 Psiquiatria
O sistema norte-americano DSM, desde o início dos anos 1980, tem enfatizado a importância da formulação diagnostica em vários eixos. Portanto, os problemas psicossociais e eventos da vida desencadeantes como morte de pessoa próxima, separação, falta de apoio social, viver sozinho, desemprego, pobreza extrema, detenção, com base no sistema multiaxial do DSM-IV, fazem parte do
Alternativas
Q937396 Psiquiatria
Os núcleos da base são estruturas mais associadas às bases neurofisiológicas da memória
Alternativas
Q937370 Psiquiatria
Considerando-se os aspectos neuropsiquiátricos da infecção pelo Human Immunodeficiency Virus/ Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (HIV/SIDA), é correto afirmar que
Alternativas
Q746922 Psiquiatria
Entre as alterações neuro-hormonais observadas nos episódios depressivos maiores, verifica-se que
Alternativas
Q745220 Psiquiatria
Na doença vascular (DV) não há critérios clínicos unificados para diagnóstico, entretanto a abordagem inicial prioriza sempre a avaliação clínica. Os exames de neuroimagem revelam áreas de infarto cortical ou subcortical, bem como lesões de substância branca subcorticais, resultantes de isquemia. Considerando este fato, são critérios diagnósticos sugeridos para DV: I. Síndrome demencial clínica e neuropsicologicamente confirmada. II. Sinais neurológicos focais, como a hemiparesia, ataxia, hemianopsia ou alterações neuropsicológicas focais, como afasia e heminegligência. III. Lesão vascular evidenciada por neuroimagem. IV. Relação entre demência e doença vascular encefálica estabelecida em até 3 meses após o acidente vascular encefálico ou deterioração cognitiva abrupta com progressão em etapas. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q741028 Psiquiatria
Em relação ao eixo hipotálamo-hipófise-adrenal nos episódios depressivos maiores, é observado que
Alternativas
Q719754 Psiquiatria
A principal região encefálica envolvida no reconhecimento de faces é o
Alternativas
Q674157 Psiquiatria

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

1. O transtorno do pânico se caracteriza pela ocorrência provada e esperada de ataques de pânico, com medo intenso que dura o dia todo e a semana inteira, piorando com o decorrer do ano.

2. O transtorno do pânico se caracteriza pela ocorrência de crises autonômicas que provocam alterações clinicas importantes no paciente, levando a um quadro grave de anoxia cerebral.

3. O transtorno do pânico se caracteriza pela ocorrência espontânea e inesperada de ataques de pânico, isto é, períodos distintos de medo intenso que podem variar de vários ataques por dia e apenas poucos por ano. Ele costuma ser acompanhado de agorafobia, o medo de ficar só em lugares públicos, particularmente naqueles dos quais seria difícil uma saída rápida durante o curso de um ataque de pânico.

4. O transtorno do pânico se caracteriza por ser uma doença breve, sem recorrência e de fácil resolução terapêutica como uso de florais de Bach.

Alternativas
Q674156 Psiquiatria
Em relação a diferença entre medo e ansiedade, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q674155 Psiquiatria
Podemos afirmar que o transtorno distimico é
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: D
5: E
6: D
7: A
8: D
9: D
10: A
11: D
12: C
13: B
14: C
15: A
16: B
17: B
18: C
19: C
20: B