Questões Militares Sobre psicopatologia em psiquiatria

Foram encontradas 350 questões

Q3217922 Psiquiatria
Na avaliação da sensopercepção, o paciente pode ter uma percepção falseada, deformada de um objeto real e presente. No lugar desse, um outro objeto é percebido. Trata-se de: 
Alternativas
Q3217919 Psiquiatria
Uma determinada paciente do sexo feminino apresentava histórico de artralgias e aparecimento do sinal de vespertílio após exposição ao sol. Vinha em tratamento de anemia, ainda sem causa aparente, e passou a apresentar quadro psicótico. Dentro das possibilidades de diagnósticos diferenciais de primeiro episódio psicótico, não se pode deixar de pedir: 
Alternativas
Q3217918 Psiquiatria
Para o diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, é essencial que os sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade estejam presentes:
Alternativas
Q3217917 Psiquiatria
Segundo o DSM-V, é essencial para o diagnóstico de autismo que:
Alternativas
Q3217916 Psiquiatria
Por volta de 85 % dos pacientes com diagnóstico de retardo mental têm QI quantificado entre 50 e 70, enquadrando-se na categoria descrita como retardo mental:
Alternativas
Q3217915 Psiquiatria
De acordo com o DSM-V, quando o paciente descreve medo proeminente de contrair doenças, com alto nível de ansiedade, e comportamentos excessivos em relação à saúde, porém com nenhum ou poucos sintomas físicos, podemos caracterizar esse quadro como:
Alternativas
Q3217914 Psiquiatria
Segundo o DSM-V, é critério diagnóstico de Transtorno Depressivo Maior:
Alternativas
Q3217908 Psiquiatria
Segundo o DSM-V, é critério diagnóstico para o transtorno de personalidade esquizotípico:
Alternativas
Q3217907 Psiquiatria
Em relação ao Transtorno de Personalidade Borderline, podemos dizer que:
Alternativas
Q3217906 Psiquiatria
Sobre a catatonia, podemos dizer que:
Alternativas
Q3217905 Psiquiatria
Na sala de emergência, o psiquiatra foi chamado para avaliação de quadro confusional agudo em paciente idoso, sem histórico de uso prévio de medicamentos. Após avaliação, o diagnóstico foi de Delirium. Nesse caso, a medida terapêutica mais importante é: 
Alternativas
Q3217898 Psiquiatria
O delirium é uma síndrome que se caracteriza pelo rebaixamento do nível da consciência, um prejuízo global da cognição e um curso agudo. As demais alterações psicopatológicas nesse quadro são decorrentes:
Alternativas
Q3217897 Psiquiatria
Podemos caracterizar os impulsos como: 
Alternativas
Q3217896 Psiquiatria
Em relação às alterações qualitativas do pensamento, a fuga de ideias é caracterizada por:
Alternativas
Q3217894 Psiquiatria
A tenacidade da atenção é a capacidade de:
Alternativas
Q3038918 Psiquiatria
Paciente, sexo masculino, 8 anos, é levado pelos pais para avaliação psiquiátrica devido a queixas de desatenção, impulsividade e hiperatividade. Os sintomas estão presentes desde a pré-escola, mas se tornaram mais evidentes e prejudiciais após o ingresso no ensino fundamental. A criança tem dificuldades para seguir instruções, completar tarefas e se organizar, o que tem impactado negativamente seu desempenho acadêmico e suas relações sociais. Os pais relatam que o paciente tem um primo com diagnóstico de TDAH e que o pai também apresentava sintomas semelhantes na infância. Qual o próximo passo mais adequado para o manejo desse caso? 
Alternativas
Q3038917 Psiquiatria
Preencha os parênteses na ordem sequencial em que ocorrem etapas para o diagnóstico de um transtorno mental causado por uma condição médica geral.
( ) Determinar que a perturbação é mais bem explicada por outro transtorno mental (por exemplo, transtorno de ajustamento, no qual o estressor é uma condição médica geral grave).
( ) Determinar que os sintomas mentais são etiologicamente relacionados à condição médica geral por meio de um mecanismo fisiológico.
( ) Estabelecer, com base na história, no exame físico ou nos achados laboratoriais, a presença de uma condição médica geral.
( ) Determinar que a perturbação não ocorre exclusivamente durante o curso de um delirium.

A sequência correta em que ocorre o processo é: 
Alternativas
Q3038915 Psiquiatria
Informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmativas abaixo, sobre o transtorno do desenvolvimento intelectual (deficiência intelectual) e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) O transtorno do desenvolvimento intelectual é caracterizado por déficits em habilidades mentais genéricas, como raciocínio, resolução de problemas, planejamento, pensamento abstrato, juízo, aprendizagem acadêmica e aprendizagem a partir da experiência.
( ) Indivíduos com transtorno do desenvolvimento intelectual podem apresentar dificuldades no funcionamento adaptativo em domínios como comunicação, participação social, funcionamento acadêmico ou profissional e independência pessoal.
( ) O início do transtorno do desenvolvimento intelectual ocorre durante o período do desenvolvimento, geralmente após os 18 anos de idade.
( ) A gravidade do transtorno do desenvolvimento intelectual é determinada principalmente pelo funcionamento intelectual.
Alternativas
Q3038914 Psiquiatria
Sobre a anorexia nervosa, marque a opção correta.
Alternativas
Q3038913 Psiquiatria
Sobre o delirium, marque a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: D
5: A
6: A
7: D
8: B
9: C
10: B
11: D
12: A
13: B
14: D
15: B
16: B
17: D
18: D
19: A
20: A