Questões Militares Comentadas sobre psicopatologia em psiquiatria

Foram encontradas 350 questões

Q3275621 Psiquiatria
Com base nas manifestações clínicas dos transtornos psicóticos e de personalidade, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A esquizofrenia é caracterizada principalmente por alterações somáticas, como febre e dores musculares, sem comprometimento cognitivo.
( ) O transtorno de personalidade borderline é marcado por instabilidade emocional, impulsividade e dificuldades em manter relacionamentos interpessoais estáveis.
( ) Nas psicoses, as alterações comportamentais estão exclusivamente relacionadas ao ambiente social, sem alterações neuroquímicas ou biológicas.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3275620 Psiquiatria
Os transtornos mentais apresentam diferentes sinais e sintomas que podem auxiliar no diagnóstico clínico. Assinale a opção que apresenta sinais e sintomas típicos desses transtornos. 
Alternativas
Q3217922 Psiquiatria
Na avaliação da sensopercepção, o paciente pode ter uma percepção falseada, deformada de um objeto real e presente. No lugar desse, um outro objeto é percebido. Trata-se de: 
Alternativas
Q3217919 Psiquiatria
Uma determinada paciente do sexo feminino apresentava histórico de artralgias e aparecimento do sinal de vespertílio após exposição ao sol. Vinha em tratamento de anemia, ainda sem causa aparente, e passou a apresentar quadro psicótico. Dentro das possibilidades de diagnósticos diferenciais de primeiro episódio psicótico, não se pode deixar de pedir: 
Alternativas
Q3217918 Psiquiatria
Para o diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, é essencial que os sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade estejam presentes:
Alternativas
Q3217917 Psiquiatria
Segundo o DSM-V, é essencial para o diagnóstico de autismo que:
Alternativas
Q3217916 Psiquiatria
Por volta de 85 % dos pacientes com diagnóstico de retardo mental têm QI quantificado entre 50 e 70, enquadrando-se na categoria descrita como retardo mental:
Alternativas
Q3217915 Psiquiatria
De acordo com o DSM-V, quando o paciente descreve medo proeminente de contrair doenças, com alto nível de ansiedade, e comportamentos excessivos em relação à saúde, porém com nenhum ou poucos sintomas físicos, podemos caracterizar esse quadro como:
Alternativas
Q3217914 Psiquiatria
Segundo o DSM-V, é critério diagnóstico de Transtorno Depressivo Maior:
Alternativas
Q3217908 Psiquiatria
Segundo o DSM-V, é critério diagnóstico para o transtorno de personalidade esquizotípico:
Alternativas
Q3217907 Psiquiatria
Em relação ao Transtorno de Personalidade Borderline, podemos dizer que:
Alternativas
Q3217906 Psiquiatria
Sobre a catatonia, podemos dizer que:
Alternativas
Q3217905 Psiquiatria
Na sala de emergência, o psiquiatra foi chamado para avaliação de quadro confusional agudo em paciente idoso, sem histórico de uso prévio de medicamentos. Após avaliação, o diagnóstico foi de Delirium. Nesse caso, a medida terapêutica mais importante é: 
Alternativas
Q3217898 Psiquiatria
O delirium é uma síndrome que se caracteriza pelo rebaixamento do nível da consciência, um prejuízo global da cognição e um curso agudo. As demais alterações psicopatológicas nesse quadro são decorrentes:
Alternativas
Q3217897 Psiquiatria
Podemos caracterizar os impulsos como: 
Alternativas
Q3217896 Psiquiatria
Em relação às alterações qualitativas do pensamento, a fuga de ideias é caracterizada por:
Alternativas
Q3217894 Psiquiatria
A tenacidade da atenção é a capacidade de:
Alternativas
Q3252064 Psiquiatria
Mulher de 45 anos procura serviço de saúde por causa de insônia. Ela afirma que, desde que o marido morreu, simplesmente não consegue dormir. O marido tinha 57 anos e morreu repentinamente de infarto do miocárdio há 9 semanas. Após isso, a paciente apresenta humor muito deprimido, chora, perde o interesse pelas atividades, está cansada e a insônia está associada. O achado que, se presente, deve fazer o médico pensar que há transtorno depressivo maior em vez de luto é:
Alternativas
Q3252055 Psiquiatria
Mulher de 19 anos é atendida com queixa principal de humor deprimido há 2 semanas. Ela observa que, desde que seu terapeuta saiu de férias, teve ideação suicida, crises de choro e aumento do apetite. Relata que deixou 40 mensagens na secretária eletrônica do terapeuta dizendo que ela vai se matar e que isso seria bom para ele por deixá-la. O exame físico revela múltiplas cicatrizes antigas e queimaduras de cigarro na face anterior de ambos os antebraços.
O diagnóstico mais provável é de transtorno
Alternativas
Q3038918 Psiquiatria
Paciente, sexo masculino, 8 anos, é levado pelos pais para avaliação psiquiátrica devido a queixas de desatenção, impulsividade e hiperatividade. Os sintomas estão presentes desde a pré-escola, mas se tornaram mais evidentes e prejudiciais após o ingresso no ensino fundamental. A criança tem dificuldades para seguir instruções, completar tarefas e se organizar, o que tem impactado negativamente seu desempenho acadêmico e suas relações sociais. Os pais relatam que o paciente tem um primo com diagnóstico de TDAH e que o pai também apresentava sintomas semelhantes na infância. Qual o próximo passo mais adequado para o manejo desse caso? 
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: C
5: B
6: D
7: A
8: A
9: D
10: B
11: C
12: B
13: D
14: A
15: B
16: D
17: B
18: D
19: B
20: B