Questões Militares
Sobre transtornos de ansiedade, fobias e síndrome do pânico em psiquiatria
Foram encontradas 52 questões
O transtorno de pânico é caracterizado por ataques de pânico recorrentes e inesperados, seguidos por pelo menos um mês de preocupação persistente sobre ter outro ataque, ____________acerca das possíveis consequências dos ataques ou uma mudança comportamental significativa relacionada aos ataques. Os ataques de pânico são surtos abruptos de medo ou desconforto intenso que atingem um pico em poucos minutos, acompanhados por sintomas físicos e/ou cognitivos. Embora os ataques de pânico possam ser desencadeados por situações específicas, no transtorno de pânico, eles também ocorrem de forma ____________."
I. Para o diagnóstico de TAG, a preocupação deve ser de difícil controle e estar associada a, pelo menos, três sintomas adicionais, como inquietação, fatigabilidade, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular e perturbação do sono.
II. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e os medicamentos antidepressivos, como os Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRSs), são tratamentos de primeira linha para o TAG.
III. O TAG é caracterizado por preocupação excessiva e persistente, ocorrendo na maioria dos dias por pelo menos seis meses, sobre diversos eventos ou atividades.
IV. O TAG é um transtorno de início tardio, geralmente após os 60 anos de idade, e tem um curso crônico e flutuante.
Estão corretas apenas as afirmativas
( ) A exposição ao estímulo fóbico quase sempre provoca uma resposta de ansiedade imediata.
( ) É caracterizada por medo excessivo e irracional de um objeto ou situação específica.
( ) O medo é desproporcional ao perigo real apresentado pelo estímulo fóbico.
Assinale o transtorno em que essas reações ocorrem com frequência.
Com base no caso clínico de Ana, qual é o diagnóstico mais provável para seus sintomas?
Assinale a opção que estabelece esta relação corretamente.
Sobre os agentes antipsicóticos, assinale a afirmativa correta.
( ) Para o correto diagnóstico, as Fobias Sociais devem ser difusas. Se as fobias forem restritas a um aspecto (por exemplo: comer ou falar em público), passam a ter o diagnóstico de Fobias Específicas. ( ) O transtorno é significativamente mais comum em mulheres do que em homens. ( ) O transtorno usualmente começa na quarta década de vida.
A ansiedade é um fenômeno comum ao ser humano, que pode variar de intensidade normal até patológica, ao ponto de trazer adoecimento. Sobre os Transtornos de Ansiedade, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O sistema nervoso autônomo está alterado em pessoas com ansiedade patológica, sendo que exibem tônus simpático aumentado, com baixa adaptação a estímulos repetidos e alta resposta a estímulos moderados.
( ) Um neurotransmissor fundamental na fisiopatologia dos transtornos de ansiedade é o ácido-gama-aminobutírico que tende a estar centralmente diminuído.
( ) Existe um estado de aumento da função noradrenérgica relacionado aos casos de cronificação da ansiedade.
( ) O componente genético relacionado ao risco para transtornos de ansiedade é reforçado pelos achados de estudos de herdabilidade mendeliana das variantes polimórficas do gene transportador de serotonina.
Marque a sequência correta.