Questões Militares Sobre transtornos de ansiedade, fobias e síndrome do pânico em psiquiatria

Foram encontradas 52 questões

Q3038916 Psiquiatria
Sobre o transtorno de pânico, preencha as lacunas abaixo.
O transtorno de pânico é caracterizado por ataques de pânico recorrentes e inesperados, seguidos por pelo menos um mês de preocupação persistente sobre ter outro ataque, ____________acerca das possíveis consequências dos ataques ou uma mudança comportamental significativa relacionada aos ataques. Os ataques de pânico são surtos abruptos de medo ou desconforto intenso que atingem um pico em poucos minutos, acompanhados por sintomas físicos e/ou cognitivos. Embora os ataques de pânico possam ser desencadeados por situações específicas, no transtorno de pânico, eles também ocorrem de forma ____________." 
Alternativas
Q3038911 Psiquiatria
Analise as afirmativas a seguir sobre o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).
I. Para o diagnóstico de TAG, a preocupação deve ser de difícil controle e estar associada a, pelo menos, três sintomas adicionais, como inquietação, fatigabilidade, dificuldade de concentração, irritabilidade, tensão muscular e perturbação do sono.
II. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e os medicamentos antidepressivos, como os Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRSs), são tratamentos de primeira linha para o TAG.
III. O TAG é caracterizado por preocupação excessiva e persistente, ocorrendo na maioria dos dias por pelo menos seis meses, sobre diversos eventos ou atividades.
IV. O TAG é um transtorno de início tardio, geralmente após os 60 anos de idade, e tem um curso crônico e flutuante.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Q3038894 Psiquiatria
Sobre a fobia específica, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as para as afirmativas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A exposição ao estímulo fóbico quase sempre provoca uma resposta de ansiedade imediata.
( ) É caracterizada por medo excessivo e irracional de um objeto ou situação específica.
( ) O medo é desproporcional ao perigo real apresentado pelo estímulo fóbico.
Alternativas
Q3038892 Psiquiatria
Sobre o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), marque a opção correta.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psiquiatria |
Q2261763 Psiquiatria
Reações dissociativas ou flashbacks são situações em que o indivíduo age ou se sente como se um evento no qual foi exposto estivesse ocorrendo novamente. Essas reações são variáveis, apresentando como um continuum, chegando ao extremo de se manifestar como uma perda completa da percepção do ambiente ao redor.
Assinale o transtorno em que essas reações ocorrem com frequência.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psiquiatria |
Q2261762 Psiquiatria
Qual é a principal diferença entre o Transtorno de Ansiedade Social (TAS) e a timidez?
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psiquiatria |
Q2261760 Psiquiatria
Entre os transtornos de ansiedade, o grupo de pacientes que mais procuram tratamento médico e psiquiátrico é de
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psiquiatria |
Q2261735 Psiquiatria
Ana, uma mulher de 32 anos de idade, passou recentemente por um grave evento. Ela testemunhou um acidente de carro, no qual uma prima ficou seriamente ferida, vindo a falecer após 7 dias. Cerca de um mês após o incidente, Ana tem apresentado um estado de ansiedade constante, com sentimentos de medo e preocupação excessivos. Sempre sobressaltada, ela se sente facilmente irritada e tem dificuldade de relaxar. Passou a evitar os locais ou situações que possam relembrar o acidente. Deixou de dirigir e passou a se sentir desconfortável em carros, fugindo de qualquer tipo de tráfego. Ana tem pesadelos recorrentes sobre o acidente, que a deixam agitada e com insônia. Como reflexo do seu dia a dia, ela não consegue mais sair de casa, participar de atividades sociais e até mesmo falar sobre o acidente. Seus relacionamentos pessoais e profissionais estão sendo prejudicados, pois ela se sente constantemente em estado de alerta e incapaz de se concentrar. Este quadro de sofrimento intenso persiste atualmente, passados seis meses do episódio de acidente automobilístico.
Com base no caso clínico de Ana, qual é o diagnóstico mais provável para seus sintomas?
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psiquiatria |
Q2261733 Psiquiatria
Sobre o tratamento não farmacológico dos transtornos de ansiedade generalizada (TAG), qual das seguintes estratégias comportamentais é frequentemente utilizada?
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psiquiatria |
Q2261728 Psiquiatria
Qual dos seguintes transtornos mentais é caracterizado por um estado agudo de confusão e desorientação, frequentemente causado por uma condição médica subjacente? 
Alternativas
Q2193551 Psiquiatria
Sadock (2016) afirma que a ansiedade pode ser conceituada como uma resposta normal e adaptativa à ameaça que prepara o organismo para fuga ou luta. Sobre o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), assinale a opção correta.
Alternativas
Q2193549 Psiquiatria
Sobre o Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS) em crianças, segundo o DSM-5, assinale a opção incorreta.
Alternativas
Q2029605 Psiquiatria
Com base na farmacologia dos agentes antipsicóticos podemos compreender a relação entre as propriedades de ligação de cada fármaco e as suas ações clínicas.
Assinale a opção que estabelece esta relação corretamente.
Alternativas
Q2029604 Psiquiatria
Os agentes antipsicóticos, também chamados de neurolépticos, são a principal classe de tratamento para a Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos. Entretanto, tais agentes têm sido cada vez mais utilizados como adjuvantes no tratamento da depressão e da ansiedade.
Sobre os agentes antipsicóticos, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2018592 Psiquiatria
De acordo com a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, para um diagnóstico definitivo de Transtorno de Pânico, vários ataques graves de ansiedade autonômica devem ter ocorrido em um período de cerca de
Alternativas
Q2018589 Psiquiatria
Conforme a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 sobre as Fobias Sociais, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Para o correto diagnóstico, as Fobias Sociais devem ser difusas. Se as fobias forem restritas a um aspecto (por exemplo: comer ou falar em público), passam a ter o diagnóstico de Fobias Específicas. ( ) O transtorno é significativamente mais comum em mulheres do que em homens. ( ) O transtorno usualmente começa na quarta década de vida.
Alternativas
Q2018578 Psiquiatria
Um psiquiatra está acompanhando e tratando um paciente com diagnóstico de Transtorno do Pânico. Inicialmente, o paciente foi tratado com um fármaco pertencente à classe dos Inibidores Seletivos da Recaptação da Serotonina. Essa medicação teve boa resposta terapêutica, mas causou significativos efeitos colaterais. Diante disso, o psiquiatra decidiu trocar esse fármaco por outro pertencente à mesma classe medicamentosa. Qual das seguintes alternativas apresenta, respectivamente, as duas medicações administradas no tratamento desse paciente? 
Alternativas
Q2018575 Psiquiatria
Nos critérios diagnósticos de Agorafobia da Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, a ansiedade deve estar restrita a (ou ocorrer principalmente em) pelo menos duas das seguintes situações: 
Alternativas
Q1887831 Psiquiatria

A ansiedade é um fenômeno comum ao ser humano, que pode variar de intensidade normal até patológica, ao ponto de trazer adoecimento. Sobre os Transtornos de Ansiedade, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O sistema nervoso autônomo está alterado em pessoas com ansiedade patológica, sendo que exibem tônus simpático aumentado, com baixa adaptação a estímulos repetidos e alta resposta a estímulos moderados.

( ) Um neurotransmissor fundamental na fisiopatologia dos transtornos de ansiedade é o ácido-gama-aminobutírico que tende a estar centralmente diminuído.

( ) Existe um estado de aumento da função noradrenérgica relacionado aos casos de cronificação da ansiedade.

( ) O componente genético relacionado ao risco para transtornos de ansiedade é reforçado pelos achados de estudos de herdabilidade mendeliana das variantes polimórficas do gene transportador de serotonina.


Marque a sequência correta.

Alternativas
Q1887809 Psiquiatria
Considerando o Transtorno de Ansiedade Social, também conhecido como Fobia Social, assinale a alternativa que apresenta uma droga de primeira escolha e um tipo de psicoterapia indicados para o tratamento desse transtorno.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: C
5: C
6: A
7: C
8: D
9: A
10: E
11: B
12: C
13: C
14: B
15: B
16: E
17: A
18: A
19: A
20: B