Questões Militares Comentadas sobre transtornos relacionados a substâncias em psiquiatria

Foram encontradas 64 questões

Q2472741 Psiquiatria
Segundo o Tratado de Psiquiatria da Associação Brasileira de Psiquiatria (2022), os usuários crônicos de álcool, ao absterem-se ou reduzirem a ingestão, apresentam a Síndrome de Abstinência Alcóolica (SSA), composta por sintomas e sinais advindos da alteração do equilíbrio adquirido anteriormente, com o uso prolongado e continuado da substância.
Sobre a SAA, assinale a alternativa CORRETA, segundo a referência.
Alternativas
Q2472740 Psiquiatria
Segundo o Tratado de Psiquiatria da Associação Brasileira de Psiquiatria (2022), o transtorno por uso de álcool (TUA) acomete de 10 a 12% da população mundial desde a década de 1970.
Sobre o TUA, assinale a alternativa CORRETA, segundo a referência. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psiquiatria |
Q2261759 Psiquiatria
Embora haja um consenso sobre a quantidade consumida e os efeitos do álcool, diversos fatores influenciam a relação dose-efeito do álcool sobre humanos.
Assinale a alternativa correta sobre esta associação.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psiquiatria |
Q2261730 Psiquiatria
Qual dos seguintes efeitos a longo prazo está associado ao uso crônico de maconha?
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Psiquiatria |
Q2261729 Psiquiatria
Um rapaz de 22 anos foi à consulta psiquiátrica após insistência da família. Os pais suspeitam de um quadro de “alcoolismo” em seu início. Conta o paciente que começou o consumo de álcool por volta dos 15 anos, quando começou a frequentar baladas, shows e festinhas dos amigos. O uso de quantidades pequenas de álcool facilitou a conversa com as meninas e a confraternização com os amigos. Essas ocasiões em que consumia álcool restringiram-se gradualmente aos finais de semana, chegando a tomar entre 10 a 15 latas de cerveja por noite. Já foi multado por dirigir sem o cinto de segurança, mas nunca foi submetido ao teste de bafômetro. O rapaz alega não ter problemas com o álcool, pois mantém a sua rotina de estudante universitário, aparentemente com um desempenho dentro da média.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, qual seria o seu diagnóstico provável.
Alternativas
Q2224333 Psiquiatria
O Sr. JRM também tem uma queixa de esquecimentos. Eles se iniciaram há 3 ou 4 anos e vem piorando paulatinamente. Ele encontra-se muito desatento, há necessidade de repetir diversas vezes a mesma coisa. Dorme com muita facilidade durante o final da manhã, depois acorda e fica agitado, inquieto. Esquece onde guarda suas coisas, não consegue mais realizar atividades às quais estava acostumado, como trocar as torneiras de sua casa, não consegue entender o que ocorre em um programa de televisão e por vezes é visto conversando com ela, como se fosse uma pessoa na sala. Atualmente não sai mais de casa sozinho, porque já se perdeu no bairro onde mora há 40 anos, além do fato de ter apresentado diversas quedas. Concomitantemente, desenvolveu os sintomas de liberação extrapiramidal descritos previamente: tremor em repouso, de alta amplitude e baixa frequência, rigidez muscular, fácies inexpressiva, fala monótona.
Assinale a alternativa, que apresenta a condição clínica que mais desfavorece o diagnóstico de demência relacionado ao consumo de álcool.
Alternativas
Q2193559 Psiquiatria
Sobre os efeitos do álcool no organismo, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2172965 Psiquiatria
Marque a alternativa CORRETA. São medicações indicadas no tratamento da abstinência alcoólica.
Alternativas
Q2092214 Psiquiatria
A deficiência de vitamina B3 (niacina), que ocorre com alguma frequência no alcoolismo ou na presença de demais fatores que levem à desnutrição, pode cursar com uma síndrome conhecida como pelagra, cuja tríade clínica é:
Alternativas
Q2092205 Psiquiatria
Em relação à abordagem do paciente com patologia dual, assinale a afirmativa INCORRETA.
Alternativas
Q2092202 Psiquiatria
Patologia dual é o termo empregado para definir a comorbidade do Transtorno por Uso de Substância (TUS) com outros transtornos psiquiátricos. Estudos epidemiológicos e clínicos têm mostrado sua alta prevalência. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2029593 Psiquiatria
Paciente do sexo masculino, 52 anos, é trazido ao consultório pela família por quadro de desorientação. A família relata que o paciente era etilista crônico e morava sozinho, tendo sido encontrado já desorientado pela filha que foi visitá-lo. Ao exame, o paciente apresentava-se desorientado no tempo e no espaço, responsivo aos comandos, com pupilas isocóricas e fotorreagentes, nistagmo horizontal bilateral intermitente, marcha atáxica e reflexos profundos reduzidos globalmente.
Sobre o quadro apresentado e o manejo, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2029592 Psiquiatria
O Transtorno por Uso do Álcool traz questões de saúde inerentes ao uso contínuo e excessivo dessa substância no organismo, assim como pelas situações de intoxicação e abstinência. Uma apresentação clínica grave da abstinência por álcool é o Delirium Tremens e sua correta identificação e manejo é de extrema importância.
Sobre o Delirium Tremens, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2029591 Psiquiatria
Assinale a opção que apresenta fatores de risco para o Transtorno por Uso do Álcool.
Alternativas
Q2029590 Psiquiatria
Sobre as características associadas que apoiam o diagnóstico de Transtorno por Uso de Álcool, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q2029588 Psiquiatria
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição, (DSM-V), a característica principal de um transtorno por uso de substâncias é a presença de sintomas cognitivos, comportamentais e fisiológicos que levam ao uso contínuo de uma substância pelo indivíduo, apesar de problemas significativos relacionados a este uso.
Assinale a opção que apresenta um critério diagnóstico para o Transtorno por Uso de Álcool. 
Alternativas
Q2018591 Psiquiatria
Um paciente de 62 anos foi internado em um hospital geral, com o histórico de uso de longa data de álcool e com relato de abstinência atual. O médico clínico o diagnosticou com Delirium tremens e pediu interconsulta da Psiquiatria e da Neurologia. De acordo com a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10, quais dos cinco itens mostrados a seguir compõem a clássica tríade de sintomas desse transtorno?
1. Obnubilação de consciência e confusão. 2. Alucinações e ilusões vívidas afetando qualquer modalidade sensorial. 3. Tremor marcante.
4. Cirrose grau 4, com redução significativa do tamanho e irregularidade na forma do fígado. 5. Varizes esofágicas, com ou sem sangramento aparente
Alternativas
Q1887817 Psiquiatria

Segundo Kaplan e Sadock (2017), a Cannabis é a droga mais utilizada em todo o mundo. Seu uso medicinal tem sido amplamente discutido, assim como seus malefícios. Sobre a Cannabis, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O delta-9-tetraidrocanabinol é o principal canabinoide responsável por efeitos psicoativos no sistema nervoso central de humanos, com ação em receptor canabinoide e afetando neurônios de monoaminas e ácido gama-aminobutírico.

( ) Os efeitos mais comuns da intoxicação aguda por Cannabis são hiperemia conjuntival, taquicardia leve, aumento do apetite, boca seca, despersonalização e desrealização.

( ) A síndrome amotivacional é caracterizada pela dificuldade de persistência em atividades em geral que exijam atenção, culminando com apatia e falta de energia e pode estar relacionada ao uso intenso e de longo prazo da Cannabis.

( ) O tratamento do uso abusivo de Cannabis é menos necessário que o tratamento de outras substâncias psicoativas, já que sintomas de abstinência são menos frequentes e menos intensos.


Marque a sequência correta. 

Alternativas
Q1883579 Psiquiatria
O dissulfiram é um medicamento utilizado no tratamento de transtorno por uso de álcool que causa rubor, suor, náusea caso o paciente faça uso de álcool enquanto usa o medicamento. O metronidazol pode causar um efeito semelhante ao dissulfiram e, por isso, é contraindicado o uso desse medicamento com álcool.

A combinação de dissulfiram e metronidazol é contraindicada pois pode causar 
Alternativas
Q1883565 Psiquiatria
Um comerciante de 60 anos de idade tinha o hábito de beber três doses de uísque diariamente ao final de seu expediente. Ao ser internado para tratamento de uma fratura de rádio, não conseguiu ter acesso à bebida alcoólica. Na segunda semana de internação, o paciente começou a apresentar insônia. Durante uma visita do médico assistente, o paciente apresentava tremores nas mãos, sudorese, taquipneia e taquicardia e relatou ao médico que estava vendo baratas na parede. Entretanto, quando o médico perguntava onde estavam estes insetos, o paciente tentava aponta-los, mas não conseguia localiza-los.

O medicamento mais adequado para o tratamento desses sintomas é
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: E
4: B
5: C
6: E
7: C
8: D
9: D
10: E
11: E
12: E
13: B
14: E
15: C
16: D
17: A
18: C
19: E
20: C