Questões Militares
Comentadas sobre cadeias carbônicas: características e classificações do átomo do carbono, tipos de ligação e hibridação. tipos de cadeias carbônicas e fórmulas. séries: homóloga, isóloga e heteróloga. em química
Foram encontradas 51 questões
Com base nas informações acima e nos conhecimentos de nomenclatura de compostos orgânicos, assinale a alternativa que apresenta o nome do linalol recomendado pela IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada).
Esses alcaloides apresentam alta combinação com óleos e gorduras bem como baixíssima solubilidade em água. Isso se justifica porque eles:
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE as hibridizações ocorridas nos átomos de carbono desta estrutura química.
A prova que você segura, nesse momento, é constituída por átomos. A folha de papel é composta por átomos que se unem e formam um tipo de polissacarídeo – a celulose; enquanto a impressão envolve uma mistura de pigmentos, resinas e solventes. A estrutura dos compostos e a natureza das ligações químicas depende da distribuição dos elétrons nos átomos. Sobre os hidrocarbonetos, analise a estrutura química a seguir:
O número de carbono(s) com hibridização sp3 na estrutura química fornecida será de:
Considere as massas atômicas C: 12g mol–1, H: 1g mol–1 e O: 16gmol–1.
A massa molecular do ácido oxálico, em g mol–1, é
Nessa estrutura, há:
Leia o texto a seguir e resolva a questão:
“A ozonólise utiliza ozônio (O3) na presença de água (H2O) e zinco (Zn). O ozônio adiciona-se à dupla ligação do alqueno, originando um composto intermediário instável, denominado ozoneto ou ozonida. O ozoneto, por sua vez, se hidrolisa, originando aldeídos e/ou cetonas. A finalidade da utilização do zinco é evitar que o oxigênio, que pode ser produzido pela decomposição da água oxigenada, oxide o aldeído, transformando-o em ácido carboxílico.”
Fonte: modificado de USBERCO, João e SALVADOR, Edgard. Química. 14ª ed. Reform - São Paulo: Editora Saraiva, 2009. v. 3: Química Orgânica. p. 348.
Sabe-se que a ozonólise de um alqueno genérico denominado A, produziu os compostos propanona e propanal como produtos, além da substância H2O2.
A + O3 propanona + propanal + H2O2
Acerca desta reação e de seus reagentes e produtos, são feitas as seguintes afirmativas:
I – De acordo com a IUPAC, o nome oficial da substância A é 2-metilpent-2-eno.
II – O nome da substância H2O2 é superóxido de hidrogênio.
III – O grupo orgânico carbonila está presente nas três substâncias orgânicas (substância A, propanona e propanal).
IV – Os compostos A, propanona e propanal têm em sua estrutura ao menos um carbono com hibridização sp2 .
V – A cadeia carbônica da substância A é ramificada.
Das afirmativas feitas, estão corretas apenas
No estado sólido, o dióxido de carbono é conhecido como gelo seco. Em condições ambientes (25 ºC e 1 atm), ele passa do estado sólido para o estado de vapor. Acerca do dióxido de carbono, são feitas as seguintes afirmativas:
I – O dióxido de carbono é classificado como uma substância simples.
II – O dióxido de carbono é uma substância que sublima em condições ambientes.
III – A molécula do dióxido de carbono apresenta geometria angular.
IV – O dióxido de carbono é um óxido ácido que, em condições adequadas, pode reagir com água e produzir o ácido carbônico.
V – Quando se borbulha dióxido de carbono em uma solução aquosa de hidróxido de cálcio, sob condições adequadas, produz-se carbonato de cálcio e água.
VI – A hibridização do átomo de carbono na molécula do dióxido de carbono é sp2 .
Das afirmativas feitas, estão corretas apenas
Tendo como referência a estrutura do luminol, apresentada anteriormente, e as informações do texto precedente, julgue o item a seguir, considerando que MH = 1 g/mol, MC = 12 g/mol, MN = 14 g/mol e MO = 16 g/mol.
O luminol é um composto orgânico cuja estrutura apresenta
dois carbonos primários, quatro carbonos secundários e dois
carbonos terciários.
A porcentagem, em massa, do carbono na substância luminol é superior a 50%.
A massa molar do composto 1 é menor que 245,0 g/mol.
ÂNGELIS, R. Descubra a importância da química forense. http://www.ung.br/noticias/descubra-importancia-da-quimica-forense. Acesso em 10/06/2020. Adaptado.
Dados: massas atômicas (u): H = 1, C = 12, N = 14 e O = 16.
A substância detectada possuía massa molecular 162; portanto, é possível saber que se tratava da
Dados: massas atômicas (u): H = 1, C = 12, N = 14 e O = 16.
A substância detectada possuía massa molecular 162; portanto, é possível saber que se tratava da
O Brasão de Armas do Brasil, também conhecido como Brasão da República, é um importante símbolo da República Federativa do Brasil. Ele é constituído de um escudo azul-celeste, apoiado sobre uma estrela de cinco pontas, disposta na forma da constelação do Cruzeiro do Sul. Ao seu redor, está uma coroa formada de um ramo de café frutificado e outro de fumo florido sobre um resplendor de ouro.
BRASIL. Presidência da República. Disponível em:
<http://www2.planalto.gov.br/mandatomicheltemer/conheca-a-
presidencia/acervo/simbolos-nacionais/brasao>.
Acesso em: 13 ago. 2020 (Adaptação).
Pela importância econômica para o Brasil, as folhas de café e de tabaco foram incorporadas no Brasão da República. Nas folhas de tabaco sempre se encontra a nicotina, uma substância carcinogênica e nas folhas de café, a cafeína, uma substância estimulante do sistema nervoso central. A estrutura química da nicotina e da cafeína são representadas a seguir.
Sobre algumas propriedades químicas das estruturas,
é correto afirmar que
O ácido etanoico, também denominado usualmente de ácido acético, é um ácido orgânico e uma das substâncias componentes do vinagre. Considerando-se a substância ácido etanoico, pode-se afirmar que:
I – É um composto cuja fórmula molecular é C2H6O.
II – Possui apenas ligações covalentes polares entre seus átomos.
III – Possui um carbono com hibridização sp2.
IV – Possui dois carbonos assimétricos (quiral).
V – O anidrido etanoico (acético) é isômero de cadeia do ácido etanoico (acético).
VI – Pode ser obtido pela oxidação enérgica do but-2-eno em presença do permanganato de potássio e ácido concentrado.
VII – Em condições adequadas, sua reação com sódio metálico produz etanoato de sódio e libera H2.
Das afirmativas feitas, estão corretas apenas
Em química orgânica existem várias apresentações de fórmulas, como fórmulas moleculares e percentuais. A fórmula molecular indica o número de átomos de cada elemento em uma molécula da substância. A fórmula percentual indica a porcentagem, em massa, de cada elemento que constitui a substância. Uma maneira de determinação dessa fórmula é a partir da fórmula molecular, aplicando-se conceitos de massa atômica e massa molecular.
FONSECA, Martha Reis Marques da, Química Geral, São Paulo, Ed FTD, 2007, Pág. 114
Tratando-se da estrutura e fórmula molecular, aldeídos são substâncias orgânicas que apresentam em sua estrutura o grupo carbonila ligado a um átomo de hidrogênio, na ponta de uma cadeia carbônica.
Considere os seguintes aldeídos: metanal; etanal; propanal; 3-metilbutanal e 2-metilbutanal.
Baseado nas fórmulas moleculares dos compostos citados, o aldeído que apresenta, em sua
fórmula percentual, aproximadamente 54,5 % em massa de carbono (C) na sua estrutura é o
O gás mostarda é uma substância conhecida pela sua aplicabilidade como arma química. Acredita-se que essa substância foi utilizada durante a Primeira Guerra Mundial e que seus efeitos causavam queimaduras com formação de bolhas na pele e nas mucosas do trato respiratório, levando à cegueira e à morte por asfixia. A produção do gás mostarda ocorre mediante a reação química do dicloreto de enxofre (SCl2 ) com o eteno (C2H4 ), conforme a equação química a seguir.
Sobre a equação de produção do gás mostarda, foram feitas a seguintes afirmações:
I. O eteno é um composto isomérico trans.
II. O gás mostarda tem fórmula molecular C4H8SCl2 .
III. A reação orgânica de produção do gás mostarda é de substituição.
São incorretas as afirmações
Muitas sínteses orgânicas podem ser realizadas como uma sequência de reações químicas. Considere a sequência de reações químicas representadas a seguir, como a monocloração de alcanos (1ª etapa) e a reação de haletos orgânicos com compostos aromáticos (2ª etapa).
Para obtenção de um haleto orgânico, na primeira etapa é feita uma reação de halogenação (“substituição de hidrogênios de compostos orgânicos por átomos de haletos como o cloro, denominada de reação de cloração”).
Em seguida, na segunda etapa, é feito um processo conhecido por reação de alquilação Friedel-Crafts (“reação de haletos orgânicos com compostos aromáticos ou, simplesmente, a ligação de grupos alquil à estrutura de compostos orgânicos como anéis aromáticos”).
Acerca das substâncias correspondentes, representadas genericamente pelas letras “A” e “B”, são feitas as seguintes afirmativas:
I – O nome (aceito pela IUPAC) da substância “A” é cloroetano.
II – O nome (aceito pela IUPAC) da substância “B” é o etilbenzeno.
III – Todos os carbonos da substância “B” apresentam hibridização sp2.
IV – A fórmula molecular da substância “B” é C8H10.
V – O processo de alquilação, representado pela equação da reação na segunda etapa, pode ser classificado como reação de substituição.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.
Com o avanço crescente da violência nas grandes cidades, o uso de armas não letais pelas polícias e forças armadas, no intuito de dispersar ou controlar multidões em protestos ou manifestações violentas, vem crescendo cada vez mais no Brasil. Entre essas armas, os compostos lacrimogêneos destacam-se como um poderoso agente, provocando irritação nos olhos, acompanhada por lacrimação, assim como irritações na pele e nas vias respiratórias. Os lacrimogêneos são constituídos de três compostos que são utilizados separadamente: o cloroacetofenona (CN), o 2-clorobenilideno malononitrila (CS) e dibenz-1:4-oxazepina (CR).
A seguir estão representadas as estruturas desses três compostos:
Sobre esses compostos, foram feitas as seguintes afirmativas:
I. Um mol de molécula do composto CN tem 5 pares de elétrons não ligantes.
II. Um mol de molécula do composto CS tem 4 ligações pi.
III. Um mol de molécula do composto CR tem 9 mols de átomos de hidrogênio.
IV. Somente o composto CS tem mais de um carbono primário.
Estão corretas as afirmativas