Questões Militares Comentadas sobre polímeros - plásticos e borrachas em química

Foram encontradas 11 questões

Q2098803 Química
    A figura seguinte apresenta o esquema da síntese do polímero sintético Kevlar, a partir dos monômeros 1,4-fenilenodiamina e cloreto de tereftaloila, representados por I e II, respectivamente. 
Imagem associada para resolução da questão

Tendo como referência essas informações e aspectos relacionados ao assunto em questão, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1995325 Química

Na tabela a seguir são apresentadas as densidades de três sólidos poliméricos e de três líquidos. 

Imagem associada para resolução da questão

A figura seguinte representa o resultado da mistura de algumas amostras das substâncias apresentadas na tabela. 

Imagem associada para resolução da questão

Considerando que não ocorreu reação entre os componentes do experimento, o sólido e o líquido indicados pelas setas são, correta e respectivamente:

Alternativas
Q1834902 Química

Um dos equipamentos essenciais utilizados pelo militar do Corpo de Bombeiros é o capacete de segurança. O capacete é feito para proteção integral do crânio e da face contra os choques mecânicos, as chamas e o calor. Sua estrutura externa é moldada em poliamida, um polímero de cadeia longa que contém o grupo amida.


O grupo funcional que faz parte da constituição química da poliamida é o:

Alternativas
Q1623339 Química
A poliacrilamida é um polímero orgânico que possui diversas aplicações, do tratamento de esgoto à produção de papel e cosméticos. Esse polímero é obtido a partir da acrilamida, uma amida cristalina, incolor, inodora, biodegradável, solúvel em água, etanol e acetona. O esquema mostra uma das possíveis metodologias de síntese da acrilamida, que envolve a reação de uma determinada substância orgânica X com a água.

Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que representa corretamente a substância X.
Alternativas
Q1616814 Química
O polietileno, PE, é um plástico amplamente presente no cotidiano. Atualmente, o desenvolvimento científico permitiu que o monômero do PE seja obtido, de maneira sustentável, a partir da cana-de-açúcar.
O processo de obtenção sustentável do monômero é corretamente representado em:
Alternativas
Q1287896 Química
Polímeros são moléculas muito grandes constituídas por milhares de átomos. Tais macromoléculas são classificadas em duas categorias: naturais e sintéticas. Os naturais têm como exemplos as proteínas, ácidos nucleicos e borrachas, enquanto os sintéticos são compostos orgânicos tais como a polihexametilenoadipamida (Nylon) e o poli(metacrilato de metila). Nesse contexto, considere as seguintes afirmações:
(1) A glicose é um álcool-aldeído que polimeriza para formar o amido e a celulose. (2) A estrutura primária de um polipeptídeo é a sequência de resíduos de aminoácidos. (3) Os polímeros formados por cadeias longas tendem a ter alta viscosidade. (4) Os álcoois condensam com ácidos carboxílicos para formar ésteres. (5) As amidas resultam da condensação de aminas e ácidos carboxílicos.
A soma dos números associados às afirmativas CORRETAS é igual a:
Alternativas
Q993999 Química

O poli(metacrilato de metila) (PMMA), também conhecido como acrílico, é um polímero rígido transparente produzido a partir da polimerização do metacrilato de metila. O PMMA é um derivado do ácido metacrílico (CH2 =C[CH3 ]CO2 H), cuja estrutura do mero é a seguinte


Imagem associada para resolução da questão

(Fonte: Enciclopédia Britânica. Disponível em: <https://www.britannica.com/science/ polymethyl-methacrylate> Acesso em: 17 fev. 2019.)


O PMMA é um material muito utilizado como substituinte do vidro. Ele é produzido na forma de chapas que podem ser usinadas ou moldadas por aquecimento, podendo também ser moldado por injeção.


Como base no exposto, é correto classificar o PMMA como um

Alternativas
Q845056 Química

O polímero Kevlar® (poliparafenileno de tereftalamida), usado em materiais de proteção balística, foi descoberto pela química sueca Stephanie Kwolek, na tentativa de desenvolver um novo polímero para uso em pneus. Apresenta elevada resistência térmica e mecânica por suas cadeias estabelecerem uma rede polimérica, por meio de interações intermoleculares fortes. Pode ser sintetizado a partir da reação entre as substâncias 1,4-fenileno-diamina (1,4 - diaminobenzeno) e ácido tereftálico (ácido 1,4 - benzenodicarboxílico) como mostra a equação da reação a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


Com relação a esta reação e às estruturas apresentadas, são feitas as seguintes afirmativas:


I - a hibridização de todos os carbonos nas estruturas dos reagentes é do tipo sp2;

II - a reação de obtenção do poliparafenileno de tereftalamida é classificada como de substituição, por adicionar uma molécula de água à estrutura do polímero;

III - o Kevlar é uma substância iônica de alta massa molecular;

IV - a fórmula molecular da substância 1,4-fenileno-diamina é C6H8N2;

V - as interações intermoleculares que mantêm as cadeias do Kevlar unidas, formando redes poliméricas, são do tipo ligações de hidrogênio (pontes de hidrogênio).


Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Q490593 Química
Sabe-se que a massa molar do PVC pode atingir 1500000 g/mol. Costuma-se utilizar o PVC para produzir tubulações, discos fonográficos, pisos e capas de chuva. Uma de suas principais características é o fato de que ele evita a propagação de chamas, sendo usado como isolante elétrico. Esse polímero é obtido a partir de sucessivas adições de
Alternativas
Q370253 Química
A Aramida é o nome de uma fibra sintética com alta resistência. É comercializada com o nome comercial de “Kevlar”. É usada na fabricação de cintos de segurança, cordas, coletes à prova de balas, raquetes de tênis, entre outros. A fórmula estrutural da Aramida é

imagem-008.jpg

Sobre essa substância e sua estrutura, é CORRETO afirmar que
Alternativas
Q265707 Química

A corrosão de objetos metálicos é acelerada em meio ácido. Supõe-se ter sido esse fator preponderante para o trágico desabamento de parte das arquibancadas do estádio da Fonte Nova, em Salvador – BA, em 2007, que causou a morte de 8 pessoas. Os torcedores tinham o hábito de urinar nas arquibancadas do estádio.
Como a estrutura de concreto é porosa, a urina, que contém ácidos e sais, penetrava e atingia a estrutura de ferro do estádio, o que causou a sua corrosão.

https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/27877/imagem2.png?AWSAccessKeyId=AKIAIEXT3NIIWGGE3UFQ&Expires=1464374293&Signature=jTFN7BxABuglbbslCvB4bUA%2Fu8Q%3D


Tendo como base essas informações e considerando os potenciais padrão (E0) fornecidos para as semirreações acima, julgue o item subsequente.

O emprego de polímeros na estrutura de um estádio de futebol não é aconselhável porque esse tipo de material, nas referidas condições, é ainda mais suscetível à corrosão que o ferro.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: C
5: C
6: E
7: D
8: C
9: A
10: C
11: E