Questões Militares Comentadas sobre soluções e substâncias inorgânicas em química

Foram encontradas 114 questões

Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: PM-SP Prova: VUNESP - 2023 - PM-SP - Aluno-Oficial |
Q2566491 Química

Analise as substâncias químicas adicionadas aos tubos de ensaio A, B e C e suas respectivas fórmulas. 


Imagem associada para resolução da questão



No tubo de ensaio A, a fórmula da substância química adicionada que é constituída unicamente por ligação iônica é __________ . No tubo de ensaio B, a função inorgânica da substância adicionada que possui um elemento de transição é denominada __________. No tubo de ensaio C, o nome do precipitado que se forma na reação é __________.



As lacunas do texto são preenchidas, respectivamente, por:

Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: CBM-RJ Prova: FGV - 2024 - CBM-RJ - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q2463540 Química
Atenção! A tabela periódica a seguir servirá de apoio a questão da prova de Química.



Atualmente é difícil imaginar a vida sem o uso de smartphones. Estes pequenos dispositivos têm desempenhado cada vez mais funções, que vão muito além de fazer e receber chamadas.
No entanto, apesar de pequenos, estes aparelhos demandam uma grande quantidade de elementos químicos na sua confecção. Observe o quadro a seguir, que apresenta alguns dos elementos que compõem as diferentes partes do aparelho.
Imagem associada para resolução da questão

A partir da composição química apresentada no quadro, avalie as seguintes afirmativas:

I. A parte eletrônica é constituída somente por metais.
II. Na tela estão presentes seis elementos de transição interna.
III. Os elementos presentes na bateria pertencem ao segundo período da classificação periódica.
IV. A capa é constituída por elementos representativos.

Está correto apenas o que se afirma em
Alternativas
Q2350505 Química
Os extintores de classe K apresentam como principal característica a capacidade de extinguir incêndios de gordura e óleo com eficácia, sem espalhar o fogo ou causar danos adicionais. Eles usam um agente extintor à base de potássio (K), como o acetato de potássio, citrato de potássio ou carbonato de potássio, que, ao reagirem com os líquidos, formam uma espécie de sabão, sufocam o fogo e interrompem a reação em cadeia do incêndio.

Internet:<bombeiros.ce.gov.br>  (com adaptações).

Considerando as informações do texto anterior e sabendo que ZO = 8, ZK = 19, ZCa = 20 e ZCl = 17, assinale a opção correta.  
Alternativas
Q2260543 Química
Sabendo que a constante de elevação molal da temperatura de ebulição da água é 0,51 ºC/m e que o fator de i de Van´t Hoff é dado pela equação: i = 1 + α(q – 1), a variação da temperatura de ebulição de uma salmoura (36% em m/v de NaCl), considerando NaCl completamente dissociado, é
Alternativas
Q2260541 Química
A 100 mL de uma solução contendo 1×10–2 mol.L–1 em íons Mg2+ foram adicionados 100 mL de hidróxido de sódio 0,10 mol.L–1 precipitando Mg(OH)2 (kps, a 25 ºC = 9×10–12). A concentração de íons Mg2+ em solução, após a reação é de
Alternativas
Q2260527 Química
A dissolução em água de um comprimido antiácido efervescente forma alguns equilíbrios químicos, entre eles, o sistema carbonato/bicarbonato representado a seguir:
Imagem associada para resolução da questão
A solução tampão formada nesse sistema envolve o par conjugado ácido-base, nessa ordem: 
Alternativas
Q2154911 Química
Diversas reações químicas foram realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar com a finalidade de avaliar o risco de alguns reagentes estocados inadequadamente em um laboratório. Um dos testes realizados foi reagir um óxido de metal alcalino com ácido nítrico. Dessa reação, é correto afirmar que houve a formação de
Alternativas
Q2154909 Química
A unidade de concentração molar é expressa por
Alternativas
Ano: 2023 Banca: IBGP Órgão: CBM-MG Prova: IBGP - 2023 - CBM-MG - Soldado |
Q2101625 Química
Era uma tarde de sexta-feira quando uma carreta carregada com ácido sulfúrico tombou na BR-381, região Central de Minas Gerais. Os bombeiros militares foram imediatamente acionados para conter o derramamento do ácido, reduzindo ao máximo os danos ambientais causados. Nestas situações, os profissionais devem estar atualizados no que tange às medidas de segurança em derramamentos de grande extensão. Segundo as recomendações, podem ser utilizados diques ou barreiras naturais para conter o vazamento do produto, além de uso material absorvente inerte (areia, diatomita e vermiculita). Além disso, a técnica de neutralização do ácido sulfúrico com a barrilha (Na2CO3) e/ou cal hidratada (Ca(OH)) também é recomendada.
Considerando o tema, assinale a alternativa que contempla CORRETAMENTE uma das reações de neutralização citada.
Alternativas
Q2098804 Química
Em um incêndio, a composição da fumaça está diretamente relacionada com sua toxicidade. Substâncias como CO2, NO2, CO, HCN, SO2, NH3 e HCl são produzidas de acordo com as condições em que o incêndio ocorre, sendo relevantes, por exemplo, os tipos de materiais presentes no local. A respeito dos compostos citados e das propriedades de ácidos, bases, sais e óxidos, assinale a opção correta.
Alternativas
Q2098799 Química
A reação química entre um ácido e uma base que produz um composto iônico (sal) e água é conhecida como reação de 
Alternativas
Q2070342 Química
A reação entre o dióxido de carbono e a água produz o ácido carbônico, um ácido fraco e instável. Em relação a essa reação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2070341 Química

Considere a reação reversível entre a amônia e o ácido fluorídrico, como descrito a seguir:


NH3(aq) + HF(aq) ⇌ NH4 + (aq) + F- (aq)


Diante dessa reação, é correto afirmar que 

Alternativas
Q1995338 Química

Três líquidos foram aquecidos em recipientes abertos, sob as mesmas condições de taxa de aquecimento e de pressão ambiente. O líquido 1 é água destilada; o líquido 2 é uma solução aquosa de cloreto de potássio 0,1 mol/L; e o líquido 3 é uma solução aquosa de nitrato de alumínio 0,1 mol/L.


Ao atingirem a temperatura de ebulição, comparando-se suas pressões de vapor, tem-se, corretamente, que:

Alternativas
Q1995337 Química

Para um experimento sobre o estudo das propriedades de coloides, foram aquecidos 50 mL de água destilada até a ebulição e adicionadas 30 gotas de solução aquosa de cloreto de ferro (III) 1 mol/L. Após resfriada, essa mistura foi transferida para um saquinho constituído de uma membrana semipermeável, e esse saquinho foi selado nas duas extremidades e colocado no interior de um béquer contendo água destilada na temperatura ambiente, conforme representado na figura a seguir.

Imagem associada para resolução da questão

Após 30 minutos, foram coletadas três amostras do líquido do béquer, de 2 mL cada, e colocadas em três tubos de ensaio, com os quais foram realizados os seguintes testes.


Tubo 1 – caráter acido-base: adição de 5 gotas de solução de indicador azul de bromotimol.

Tubo 2 – presença de íons cloreto: adição de 2 gotas de solução de ácido nítrico 0,1 mol/L e 5 gotas de solução de nitrato de prata, 0,1 mol/L.

Tubo 3 – presença de íons ferro (III): adição de 20 gotas de solução de tiocianato de amônio 0,5 mol/L.


Dados de coloração do indicador azul de bromotimol:

pH < 6.4 cor amarela;

6,4 < pH < 7,6 cor verde;

pH > 7,6 cor azul.


Os testes dos tubos I, II e III apresentaram, correta e respectivamente, os resultados:

Alternativas
Q1995336 Química

Uma solução saturada de brometo de amônio foi preparada usando-se 49,0 g de H2 O a 50 ºC. Essa solução foi transferida quantitativamente para um balão volumétrico e foi adicionada água destilada, até atingir a capacidade volumétrica do balão, que era de 250 mL. O gráfico a seguir apresenta a curva de solubilidade do brometo de amônio. 

Imagem associada para resolução da questão

A concentração molar dessa solução é igual a, aproximadamente,

Alternativas
Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: CBM-RJ Prova: FGV - 2022 - CBM-RJ - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q1992571 Química
Atenção: a Tabela abaixo deve ser usada como apoio para responder alguma questão de Química.





Óxidos ácidos presentes na atmosfera, em contato com a chuva, dissolvem-se e causam a diminuição do pH. A chuva, então contaminada por tais óxidos, é comumente chamada chuva ácida.
Assinale a opção que apresenta um óxido que pode contribuir para a formação de chuvas ácidas.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: CBM-RJ Prova: FGV - 2022 - CBM-RJ - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q1992570 Química
Atenção: a Tabela abaixo deve ser usada como apoio para responder alguma questão de Química.





O ácido fosfórico (H3PO4) é usado na indústria de alimentos como acidulante de bebidas. No Brasil, esse ácido é empregado nas formulações de refrigerantes, diminuindo o valor do pH, regulando a doçura e realçando o paladar. Além disso, o ácido fosfórico atua como conservante do produto.
Ele pode ser obtido a partir do tratamento da apatita (um mineral que contém fosfato de cálcio) com ácido sulfúrico (H2SO4), formando também sulfato de cálcio.
As fórmulas dos compostos fosfato de cálcio e sulfato de cálcio são, respectivamente,
Alternativas
Ano: 2022 Banca: FGV Órgão: CBM-RJ Prova: FGV - 2022 - CBM-RJ - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q1992569 Química
Atenção: a Tabela abaixo deve ser usada como apoio para responder alguma questão de Química.





O óxido de silício, SiO2, é a principal matéria prima do vidro. Além dele, outros óxidos são misturados com finalidades diversas. Por exemplo, o óxido de sódio (Na2O) e o óxido de potássio (K2O) são responsáveis pelo abaixamento do ponto de fusão da mistura; o óxido de cálcio (CaO) é introduzido com a finalidade de dificultar a cristalização da sílica trazendo a transparência ao produto final; o óxido de alumínio (Al2O3) agrega resistência a choques mecânicos; e o óxido de magnésio (MgO) aumenta a capacidade de suportar mudanças bruscas de temperatura.
Assinale a opção que contém apenas óxidos básicos.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: UFPR Órgão: PM-PR Prova: UFPR - 2022 - PM-PR - Cadete do Corpo de Bombeiro |
Q1977460 Química
O texto a seguir é referência para a questão.

A elevação da concentração de fosfato em rios e lagos causa poluição e outros problemas ambientais, como a eutrofização. Assim, o monitoramento da concentração de fosfato é de interesse ambiental e pode ser realizado por meio de teste colorimétrico, explorando a reação de azul de molibdênio. Ao adicionar o íon molibdato (MoO42−), ácido mineral e um agente redutor numa amostra de água contendo fosfato, forma-se o composto de intensa cor azul. A intensidade de cor da solução neste teste é proporcional à concentração de fosfato na amostra. 
O gráfico de barras a seguir mostra a relação da intensidade de cor observada para uma amostra de 10 mL em função da concentração de fosfato. 

Imagem associada para resolução da questão

Uma amostra de 2 mL da água de um rio foi misturada com 8 mL de água pura (destilada) de modo a produzir 10 mL de solução. Essa solução foi submetida ao teste com azul de molibdênio que forneceu o resultado de intensidade de cor igual a 3 unidades arbitrárias. O valor de concentração de fosfato na água desse rio é mais próximo de:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: D
4: B
5: D
6: A
7: C
8: B
9: C
10: B
11: C
12: C
13: C
14: A
15: D
16: E
17: C
18: B
19: A
20: A