Questões Militares
Comentadas sobre transformações químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas em química
Foram encontradas 246 questões

Os filmes de sílica (SiO2) podem ser obtidos por meio de decomposição de vapor químico. Nesse processo o tetracloreto de silício gasoso (SiCl4) reage com gás hidrogênio (H2) e gás carbônico (CO2). Além do filme de sílica são formados, como subprodutos, os gases cloreto de hidrogênio (HCl) e monóxido de carbono (CO).
A transformação química descrita é corretamente representada por:
Figura 1A03
Figura 1A03
II. Ácido propanodioico > ácido etanodioico.
III. Ácido 2-cloro etanoico > ácido 4-cloro butanoico.
IV. Ácido 2-trifluor etanoico > ácido 2-tricloro etanoico. Assinale a opção que apresenta as comparações CORRETAS.
14 KMnO4 + 4 C3 H5 (OH)3 → 7 K2 CO3 + 7 Mn2 O3 + 5 CO2 + 16 H2 O
O agente oxidante e a variação do número de oxidação do elemento manganês nessa reação são, respectivamente,
I. CH4 (g) + O2 (g) → CO2 (g) + H2O (g)
II. CaO (s) + CO2 (g) → CaCO3 (s)
III. PbCO3 (s) → PbO (s) + CO2 (g)
IV. 2N2 (g) + 3H2 (g) → 2NH3 (g)
V. Fe (s) + 2HCl (aq) → FeCl2 (aq) + H2 (g)
Assinale a alternativa que classifica corretamente a reação apresentada.
Adaptado. Disponível em: Cobre: Ocorrência, obtenção industrial, propriedades e utilização - UOL Educação. Acesso: 05 de janeiro de 2022.
Um dos minérios mais utilizados na obtenção do cobre metálico é a calcosita, que pode ser representada pela fórmula Cu2 S. Um método de retirada do enxofre do minério é o processo de ustulação (por meio de aquecimento em presença de ar seco, rico em gás oxigênio). Observe a equação não balanceada a seguir, que representa o processo citado anteriormente:
Cu2S + O2 → Cu + SO2
Após o balanceamento da equação anterior, assinale a alternativa que apresenta qual é a massa aproximada (em gramas) de cobre metálico que pode ser obtida a partir de 2,0 Kg de Cu2S, com 60% de pureza e gás oxigênio suficiente. (Dados: massas atômicas - Cu = 63,5; S = 32).
O elemento químico mais eletronegativo, localizado no grupo 17 e no segundo período da Tabela Periódica, tende a formar I de carga II para ficar mais estável e, nessa configuração, sua última camada eletrônica possui III elétrons.
Esse elemento se associa ao hidrogênio, formando uma substância que pode ser usada para criar situações de destruição em massa, uma vez que produz efeitos sistêmicos decorrentes da hipocalcemia, hipomagnesemia e hiperpotassemia, além da possível ocorrência de coagulopatia e arritmias cardíacas fatais. (Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br. Adaptado)
Completam, correta e respectivamente, as lacunas I, II e III:
Massa molar: O=16 g/mol; H=1 g/mol; C=12 g/mol.