Questões Militares
Comentadas sobre bases físicas e tecnológicas aplicadas à ressonância magnética em radiologia
Foram encontradas 19 questões
1 – Brilho 2 – Resolução espacial 3 – Resolução do contraste
( ) Nitidez gravada ou detalhe das estruturas na imagem ( ) Diferença no brilho entre áreas claras e escuras na imagem ( ) Intensidade da luz que representa os pixels individuais da imagem no monitor
1 – Matriz 2 – Voxel 3 – Pixel
( ) Volume formado pelas dimensões do pixel e profundidade do corte. ( ) Arranjo das linhas e colunas que formam a imagem digital. ( ) Intersecção das linhas e colunas.
1 – FLAIR 2 – SE (Spín-eco) 3 – FSE (fast spin-eco)
( ) É utilizada para obtenção de imagens com supressão do sinal do líquor. ( ) É utilizada para obtenção de imagens ponderadas em T1, T2 e DP com alto grau de definição. ( ) Utiliza múltiplos pulsos de 180 graus para um mesmo corte.
A formação da imagem em exame de ressonância magnética se baseia na captação da energia liberada por bobinas, após a aplicação de pulso de radiofrequência sobre os tecidos alinhados a um forte campo magnético.
Com relação ao texto, é correto afirmar que
A _________________é a mais comum das sequências em RM.
A vantagem de se utilizar o acesso venoso central com triplo lúmen, e não com lúmen único, para injeção de contraste intravenoso, é o fato de permitir a injeção segura com maiores taxas de fluxo, em decorrência de seu maior calibre e localização.
Sobre a função das bobinas receptoras menores ou bobinas de superfície utilizadas no exame de ressonância magnética, analise as afirmativas.
I. Aumenta o sinal da região examinada onde a bobina se localiza.
II. Diminui o tempo do exame.
III. Diminui a quantidade de ruído na imagem.
IV. Aumenta a quantidade de detalhes da região examinada.
Estão corretas somente as afirmativas
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna da assertiva a seguir.
As bobinas influenciam diretamente na qualidade das imagens de ressonância magnética. Basicamente os sistemas de RM utilizam ____ tipos de bobinas