Questões Militares
Sobre efeitos biológicos das radiações em radiologia
Foram encontradas 14 questões
I. Em se tratando de Efeitos Estocásticos, a probabilidade de ocorrência do dano é proporcional à dose recebida, mesmo que a dose seja pequena e abaixo dos limites de radioproteção.
II. Nos Efeitos Determinísticos, o dano, no caso o câncer, pode levar até 40 anos para ser detectado.
III. Os Efeitos Determinísticos são produzidos por doses elevadas, onde a gravidade do dano aumenta com a dose recebida. O dano não é provável; é previsível.
IV. O conceito de detrimento utilizado em radioproteção envolve a combinação da probabilidade de ocorrência, severidade e tempo de um determinado dano.
Marque a alternativa CORRETA.
(1) Radiossensível
(2) Radiorreativa
(3) Radiorresistente
( ) células das paratireoides.
( ) células do tecido linfoide.
( ) células do epitélio gastrointestinal.
( ) células das glândulas salivares.
( ) células do pâncreas.
( ) células do cristalino.
( ) Os efeitos a curto prazo da radiação sobre os tecidos são determinados primariamente pela sensibilidade das células do seu parênquima.
( ) Exposições de corpo inteiro entre 2 e 7 Gy provocam lesões às células-tronco hematopoiéticas da medula óssea e do baço.
( ) Embriões e fetos são considerados mais radiossensíveis do que adultos porque a maior parte das células embrionárias é relativamente diferenciada e tem alta capacidade mitótica.
( ) Os efeitos determinísticos a longo prazo da radiação sobre os tecidos e órgãos dependem principalmente da extensão do dano causado aos grandes vasos.