Questões Militares Sobre técnicas radiográficas em tomografia computadorizada em radiologia

Foram encontradas 161 questões

Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: PM-RJ Prova: FGV - 2025 - PM-RJ - Oficial Médico - Radiologia |
Q3276747 Radiologia
Homem, 32 anos, com história de alcoolismo, apresentando dor epigástrica, referindo irradiação para região posterior, com febre, náuseas e vômitos, com descoloração periumbilical, foi atendido no Setor de Emergência, sendo evidenciado, em TC de abdome, aumento difuso do pâncreas, com aspecto heterogêneo, redução do realce pós contraste e com líquido peripancreático, que se estende pelo espaço pararrenal anterior esquerdo e pela goteira parieto-cólica deste lado.
O provável diagnóstico é de
Alternativas
Q3256382 Radiologia
Paciente com 40 anos, sexo feminino, apresenta, há 6 meses, crises convulsivas. Exame de ressonância magnética mostra lesão infiltrativa/expansiva ao nível de giro frontal médio esquerdo, hiperintensa em T2; na sequência FLAIR, é heterogênea com porção central hipointensa; na sequência de difusão, mostra discreto halo periférico hipointenso, que não sofre modificação pelo contraste. Com esses dados, o provável diagnóstico é: 
Alternativas
Q3256380 Radiologia
Paciente, 60 anos de idade, apresenta processo expansivo orbitário, classificado como a massa orbitária mais comum no adulto, de localização predominantemente intraconal, habitualmente determina deslocamento do nervo óptico, apresenta contornos regulares e realce ao contraste endovenoso.
Dentre as alternativas a seguir, assinale aquela que contém o provável diagnóstico. 
Alternativas
Q3256371 Radiologia
Na classificação de hemorragia intracraniana do recém- -nato, em exames de tomografia computadorizada ou ultrassonografia transfontanela, o grau II corresponde à hemorragia
Alternativas
Q3256368 Radiologia
Em uma imagem de fluxo colorido, a separação das partes moles em movimento do sangue em movimento analisa:
Alternativas
Q3256366 Radiologia
Em relação às malformações cavernomatosas da medula espinhal, é correto afirmar que 
Alternativas
Q3256363 Radiologia
Paciente com achados sugestivos de carcinoma de células renais (CCR) realiza uma tomografia computadorizada.
Em face dos exposto, assinale a alternativa que tem o maior valor preditivo de invasão da gordura perirrenal.
Alternativas
Q3256360 Radiologia
Em relação às patologias hepáticas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3256359 Radiologia
Na avaliação das lesões de mama à ressonância magnética, é correto afirmar que
Alternativas
Q3256356 Radiologia
Paciente do sexo feminino, 48 anos de idade, apresenta síndrome de seio cavernoso à direita. Em exame de tomografia computadorizada, é identificado um processo expansivo parasselar, que se apresenta hipodenso, com captação homogênea e tardia do contraste iodado. Na ressonância magnética, a lesão é hipointensa em T1 e marcadamente hiperintensa em T2. O diagnóstico mais provável é:
Alternativas
Q3039083 Radiologia
O escafoide é o maior osso da fileira proximal de ossos do carpo, sendo o local mais frequente de fratura no carpo. Em relação à fratura do escafoide, marque a opção correta. 
Alternativas
Q3039082 Radiologia
Sobre o Tumor de Wilms, é correto afirmar que
Alternativas
Q3039081 Radiologia
É causa de puberdade precoce periférica o/a
Alternativas
Q3039080 Radiologia
A tomografia do tórax é o método de escolha para diagnóstico, distribuição e avaliação de lesões pulmonares. Sobre essa avaliação, assinale a opção correta.
Alternativas
Q3039078 Radiologia
Um paciente de 47 anos de idade realizou tomografia computadorizada (TC) de tórax para avaliação pré-operatória de um bócio mergulhante benigno. O exame mostrou, além do bócio, presença de um nódulo pulmonar heterogêneo em lobo superior do pulmão esquerdo, de contornos irregulares, com áreas de atenuação de partes moles e em vidro fosco, medindo no total 7 mm, com a região de atenuação de partes moles medindo 4 mm. O paciente nunca fumou.
Como esse nódulo deve ser classificado pela Lung-RADS e com as orientações seguindo as diretrizes da sociedade Fleischner?
Alternativas
Q3039062 Radiologia
Analise a imagem a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
https://www.medway.com.br/conteudos/disseccao-de-aorta-tudo-que-voce-precisa-saber/

Essa dissecção apresentada na imagem acima é tipo
Alternativas
Q3039059 Radiologia
A doença de Paget ou osteíte deformante, é a segunda doença óssea metabólica mais frequente do paciente adulto depois da osteoporose. A respeito da doença de Paget, marque a opção correta.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Radiologia |
Q2260247 Radiologia
Para minimizar o efeito anódico, deve-se 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Técnico em Radiologia |
Q2173312 Radiologia
Para o cálculo da técnica radiológica observamos as variantes MA, KV, MAS e S. Sabendo que o MA (miliamperagem) é responsável pela corrente do tubo, o KV é quilovoltagem aplicada, responsável pelo poder de penetração e qualidade do feixe de radiação. O MAS é a relação entre o ponto focal e o tempo de exposição, responsável pelo contraste (tons de cinza) da película e S é Tempo de exposição, responsável pelo tempo ou quantidade de irradiação promovida. Relativo à aplicação da técnica radiológica, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2156357 Radiologia
Relacione as colunas quanto aos fatores de qualidade de imagem digital. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.   
1 – Brilho  2 – Resolução espacial  3 – Resolução do contraste
( ) Nitidez gravada ou detalhe das estruturas na imagem  ( ) Diferença no brilho entre áreas claras e escuras na imagem ( ) Intensidade da luz que representa os pixels individuais da imagem no monitor 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: E
4: E
5: C
6: E
7: B
8: E
9: D
10: E
11: C
12: D
13: D
14: A
15: D
16: C
17: A
18: A
19: D
20: A